Agora em sua oitava geração, o Novo Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB) e ganhou novos sistemas de assistência, infotainment e conveniência tornam a mobilidade mais sustentável, em rede e comunicativa; eles também passam a desempenhar papel ativo no processo de condução, tornando-o ainda mais seguro.
O Passat avançou para se tornar um veículo cujas tecnologias estão além dos limites do segmento.
Essas tecnologias incluem recursos como Front Assist com City Emergency Braking e Rear Traffic Alert (Alerta Traseiro de Tráfego).
Duas versões. A Volkswagen lança o Novo Passat no mercado brasileiro em duas versões de acabamento: Comfortline e Highline. O modelo traz, em ambas as versões, sistema start-stop (que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo, para economizar combustível).
Expressivos ganhos em potência e torque – O Novo Passat é equipado com o motor 2.0 TSI BlueMotion Technology de 220 cv, disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm – ganho de potência de 9 cv sobre a geração anterior.
Os motores TSI se destacam por seu baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. O Novo Passat dispõe de excelentes 35,7 kgfm (350 Nm), ganho de expressivos 7 kgfm (70 Nm) sobre a versão anterior (28,6 kgfm, ou 280 Nm).
Da terceira geração da família EA888, esse motor tem 1.984 cm3 de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor, o que permite o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.
O Novo Passat exibe desempenho arrebatador, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos (ante 7,6 segundos da versão anterior) e atingindo a velocidade máxima de 246 km/h (contra 210 km/h).
Gerenciamento térmico eficiente. O novo sistema totalmente eletrônico de resfriamento do TSI permite um gerenciamento térmico significativamente melhor, com fase de aquecimento mais curta – isso reduz as emissões nesse estágio e as perdas por atrito, melhorando a economia de combustível. Um novo módulo rotativo de aletas foi desenvolvido para o controle térmico inteligente. Ele possibilita bloquear totalmente a entrada do líquido de arrefecimento no motor ou utilizar um fluxo volumétrico mínimo na fase de aquecimento. Com o motor quente, a temperatura do fluido pode ser ajustada rapidamente a vários níveis, em função da carga do motor e outros fatores externos.
Novo cabeçote. Uma característica desse motor é o sistema de circulação dos gases de escapamento refrigerado a água, totalmente integrado ao cabeçote do motor. Esse tipo de arrefecimento dos gases contribui para melhorar o consumo de combustível a plena carga do Novo Passat.
Além disso, o motor tem variação do tempo de abertura das válvulas com duplo comando ajustável. A elevação das válvulas de escape pode ser ajustada em dois níveis, permitindo o controle ideal do processo de troca na admissão para melhor desempenho, economia e baixas emissões.
Sistema duplo de injeção de combustível. O motor traz sistema de injeção duplo (combinando injeção direta – na câmara de combustão – e injeção multiponto – no coletor de admissão). Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.
Redução de peso – O Novo Passat foi criado com base na Matriz Modular Transversal (MQB), que explora sinergias entre segmentos de veículos, tais como avanços em medidas de redução de peso. O chassi teve seu peso reduzido por meio da utilização de metais mais leves.
A construção progressiva com aços de ultra-alta resistência e conformados a quente (utilizados em 27% da estrutura do Novo Passat) ajudaram a reduzir peso. Pela primeira vez no Passat, alumínio também foi usado na estrutura. No total, a carroceria ficou 24 kg mais leve.
O peso do motor também foi reduzido. Uma grande parte da redução deve-se ao novo cárter, ao virabrequim com peso reduzido, a refrigeração dos gases de exaustão através da integração do coletor de escape ao cabeçote dos cilindros, bandeja de óleo plástica e o uso de parafusos de alumínio.
Apesar da redução de peso, foram feitas melhorias importantes na rigidez torcional do Novo Passat, com ganho 2.000 Nm/° (agora de 30.000 Nm/°).
Aspectos-chave – tecnologias
Inovações técnicas do Novo Passat – O Novo Passat traz tecnologias como o Painel Digital Programável (Active Info Display), Front Assist com City Emergency Braking e Rear Traffic Alert (Alerta Traseiro de Tráfego).
Sistemas de infotainment. O Novo Passat traz os sistemas de infotainment de segunda geração da Volkswagen. Os mais recentes sistemas de infotainment desta plataforma modular (MIB2) permitem o máximo de conectividade na conexão de dispositivos externos. Suas várias interfaces incluem uma para smartphones e apps relacionados via plataformas MirrorLink®, Apple CarPlay e Android Auto (Google).
Os sistemas de infotainment também têm processadores mais rápidos (inicialização, cálculo de rota mais rápido, resposta mais suave aos comandos da tela, diálogos de voz aperfeiçoados) e novos monitores com resolução mais alta. De série, o Novo Passat traz telas de 6,5 polegadas e o sistema Discover Media, com opção de tela de 8 polegadas no sistema Discover Pro.
O sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.
Para a configuração Highline do Novo Passat há a opção do sistema Infotainment “Discover Pro”, que além de todos os recursos do “Discover Media”, traz tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player e HD interno de 60 gb compartilhado.
Independentemente do sistema de Infotainment, praticamente todos os comandos podem ser executados pelos botões no volante multifuncional, ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias (CD, SD-Card, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.
Sistemas de assistência e conveniência – Park Assist 3.0. O Novo Passat traz a evolução do sistema de assistência ao estacionamento: Park Assist 3.0, que permite estacionamento semiautomático em vagas paralelas ou perpendiculares à via – é capaz inclusive de tirar o carro da vaga (estacionamentos paralelos).
E, pela primeira vez, o Park Assist pode ser usado também para estacionar o carro de frente em vagas perpendiculares. O sistema pode até frear o carro, caso o motorista não o faça, como forma de evitar colisões.
Assistente de Mudança de Faixa (Side Assist) com Alerta Traseiro de Tráfego (Rear Traffic Alert). Esse sistema contribui para aumentar a segurança do Novo Passat em duas situações.
Primeiro, ao detectar veículos passando pela lateral do Novo Passat, como em uma ultrapassagem, ou no chamado “ponto cego”, alertando o motorista.
Sua segunda função opera na saída de vagas perpendiculares: os sensores identificam veículos se aproximando da lateral do Novo Passat. O sistema emite alertas visual e sonoro. Caso o motorista ignore o alerta e houver risco de colisão, o sistema pode iniciar uma intervenção nos freios.
Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos.
Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados.
Explicação: quando as janelas e o teto estão quase totalmente fechados, os airbags de cabeça e laterais proporcionam o máximo de absorção de energia, alcançando assim o mais alto nível de proteção possível.
ACC, Controle Automático de Velocidade e Distância (Adaptive Cruise Control). O Novo Passat pode ser equipado com a nova versão do Controle Automático de Velocidade e Distância, ACC.
Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.
Nessa versão do Novo Passat, quando acionado o ACC monitora veículos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e não realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colisões laterais. O motorista pode a qualquer momento assumir o controle do veículo e conduzi-lo da forma que desejar.
Após acionado pelo motorista, o ACC do Novo Passat também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis.
Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking. O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do carro que monitora constantemente a distância dos veículos adiante. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por meio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.
Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.
A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro. O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.
Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System).O Novo Passat é equipado com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.
O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s. Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Braking e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.
O motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento – se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.
Suspensões. O Novo Passat é equipado na dianteira com a mais recente geração da suspensão McPherson. As molas helicoidais são integradas a amortecedores telescópicos. As rodas estão suspensas por meio das estruturas de molas e braços triangulares inferiores.
Todos os componentes foram reformulados para melhor funcionalidade e peso. Isso foi tornado possível, por exemplo, através da utilização de aço de alta resistência nas ligações transversais.
O sub-chassi é posicionado centralmente sobre o eixo dianteiro; sua estrutura, projetada para máxima rigidez transversal, lida com cargas a partir dos suportes do motor e direção, bem como componentes da suspensão dianteira.
Agora totalmente tubular e, portanto, mais leve, a barra estabilizadora tem índice de flexão especificamente adaptado para garantir condução confortável e ágil ao novo Passat. Os coxins são vulcanizados diretamente na barra estabilizadora, assegurando excelente comportamento acústico e otimizando as respostas do componente, importantes para o comportamento dinâmico do carro.
Um novo pivô de alumínio foi desenvolvido para o Passat. A utilização de alumínio e o design biônico desse suporte permitiram uma nova redução de peso. Por último, as características da suspensão e índices de molas foram adaptadas ao Novo Passat, em combinação à bitola 30 mm maior.
Eixo traseiro modular. Na traseira, a suspensão reforçada – um eixo independente com quatro pontos de fixação – proporciona alto nível de conforto e movimentação ágil e segura do chassi. Essa suspensão foi reformulada a partir das perspectivas de melhoria das movimentações, acústica, peso e modularidade. No entanto, nada mudou em relação à sua premissa de tratar separadamente rigidez longitudinal e transversal. A baixa rigidez longitudinal foi preservada pelo controle suave do eixo pelo elemento de arrasto; esta era uma pré-condição necessária para melhorar ainda mais o conforto.
Além disso, a Volkswagen melhorou com sucesso a rigidez transversal, o que é fundamental para o comportamento da direção. Mudanças-chave no eixo traseiro são as conexões da barra estabilizadora tubular e do amortecedor, que agora são feitas na junta da mola. Isso reduz as forças dentro do eixo; há também vantagens significativas em aspectos de fixação e tamanho.
Em complemente, o eixo foi feito mais leve graças a melhorias estruturais de muitos componentes e a utilização de aços de alta resistência.
XDS+. O Novo Passat é equipado com o sistema XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), como função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ é uma evolução do XDS, já conhecido do modelo anterior. Sua atuação foi estendida agora para cobrir todas as situações em que o carro não está sendo freado.
O novo sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa. As conhecidas vantagens do XDS, como as saídas de frente consideravelmente reduzidas e a melhor tração, também foram aperfeiçoadas.
DCC (Controle Dinâmico do Chassi). A segunda geração do DCC (Controle Dinâmico do Chassi) é utilizada no Novo Passat. O sistema oferece cinco modos de condução: ‘Comfort’, ‘Normal’, ‘Eco’, ‘Individual’ e ‘Sport’, selecionados por meio de um botão no console central, ao lado da alavanca de câmbio.
No perfil ‘Eco’, o gerenciamento do motor, ar-condicionado e outras unidades auxiliares são controlados para otimizar o consumo, com a função adicional de rolagem. Quando o motorista solta o pedal do acelerador, como ao reduzir a velocidade em um semáforo ou em descidas, o câmbio DSG é desacoplado e o motor entra em marcha lenta. Isso permite a melhor utilização possível da energia cinética do carro.
No modo ‘Sport’, por outro lado, as respostas do motor e pontos de troca das marchas da transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic são configuradas para maior dinamismo.
No modo ‘Comfort’ todo as excepcionais qualidades de rodagem confortável do Novo Passat são realçadas. Também é possível, por meio do perfil ‘Individual’ atribuir quaisquer outras propriedades de perfil de condução ao modo de DCC.
O sistema DCC controla as válvulas dos amortecedores de forma eletrônica, por meio de um algoritmo avançado, definindo assim a carga de amortecimento adequada à situação. O DCC utiliza os sinais a partir de sensores de deslocamento das rodas e acelerômetros, além de informações sobre o veículo da rede de computadores; em ciclos de um milissegundo, utiliza esses valores para calcular e ajustar de forma adaptativa a carga de amortecimento. As forças de amortecimento aplicadas seletivamente às quatro rodas são reguladas individualmente.
Exclusivamente em combinação com o DCC, novas conexões hidráulicas são usadas no eixo traseiro para ligar o braço de controle ao sub-chassi. Isso melhora ainda mais as características de vibração, especialmente através de melhor amortecimento.