sexta-feira, 3 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volkswagen revela ônibus elétrico que será produzido no Brasil no segundo semestre de 2024

Modelo utilizará tecnologias compartilhadas com o e-Delivery, marcando o avanço da eletromobilidade no transporte urbano. e-Volkbus está em exposição pela primeira vez em fórum de eletromobilidade no Rio de Janeiro.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou oficialmente o início da produção de seu ônibus elétrico, o e-Volksbus, a partir do segundo semestre de 2024. O veículo, em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da empresa em Resende (RJ), compartilha tecnologias e componentes com o e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico 100% brasileiro, visando enfrentar as condições severas de operação no país.

A confirmação do início da produção do e-Volksbus foi feita durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”. O evento, organizado pelo Detro-RJ em parceria com a Setram, acontece nos dias 12 e 13 de março no Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, afirmou: “Estamos dando mais um passo para a eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção.”

O e-Volksbus, que iniciou seus testes em maio do ano passado, possui capacidade para 22 toneladas e autonomia de até 250 km. Seu sistema de carregamento é projetado para o período noturno, visando maximizar a produtividade. O modelo inclui características como frenagem regenerativa, sistema Eco-Drive Mode para otimização do consumo de energia, proteção contra inundação e sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros.

Na fase protótipo, o modelo utiliza uma arquitetura modular exclusiva para a construção de veículos elétricos, permitindo a produção de micro-ônibus de nove metros até superarticulados de 23 metros. A configuração modular agiliza a adaptação para diferentes plataformas de caminhões e ônibus da Volkswagen.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação