O Autódromo Internacional de Goiânia comemora 50 anos de inauguração, sendo reconhecido como uma das principais pistas do automobilismo nacional. Palco da etapa da Copa Truck neste fim de semana, o circuito tem uma história rica e é reverenciado por pilotos e equipes.
A temporada de 2024 marca o jubileu de ouro do Autódromo Internacional de Goiânia, que foi inaugurado há 50 anos em um terreno privilegiado. Ao longo das décadas, a pista resistiu ao tempo e se consolidou como uma das principais praças do automobilismo brasileiro, rivalizando apenas com Interlagos.
Sua inauguração foi marcada por uma corrida de motociclismo, e desde então o circuito se tornou uma das pistas favoritas de todos os campeonatos. Após um período de abandono nos anos 2000, o Autódromo ressurgiu em 2014 com força total, especialmente com a criação da Copa Truck, tornando-se a casa dos brutos.
Ao longo das 20 corridas já disputadas no circuito, as montadoras têm se destacado, com equilíbrio entre as mais vitoriosas, como Mercedes e Volkswagen, e o domínio da Iveco nas sessões de classificação. Entre os pilotos, Beto Monteiro é o maior vencedor, enquanto Felipe Giaffone se destaca nas poles.
“Gosto muito da pista de Goiânia, ela é bem rápida e técnica. Os resultados recentes são bons, então estou empolgado e vamos trabalhar bastante para conseguir lutar de novo pela vitória”, comenta Giaffone, último vencedor na Pro ao lado de Roberval Andrade em etapa realizada no mês de agosto passado.