A Scania CV AB anuncia a criação da Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privado e semi-público para ajudar os clientes na transição para o transporte elétrico.
A Scania CV AB anunciou a formação da Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privado e semi-público. Este movimento estratégico resultará na instalação de 40.000 novos pontos de carregamento em locais de clientes e fortalecerá a oferta de e-Mobilidade do Grupo Scania no ecossistema de transporte futuro.
A Erinion foi criada pela Scania com o objetivo de fornecer soluções para carregamento em depósitos e destinos, acelerando a adoção de caminhões elétricos de acordo com o propósito da Scania de impulsionar a transição para um sistema de transporte sustentável. As soluções da Erinion permitirão que os clientes façam a transição para frotas zero-emissão com alta disponibilidade, um fator crucial para cumprir a meta da Scania de ter 50% de seu volume de vendas na Europa composto por veículos elétricos até 2030.
Estudos da indústria sugerem que o carregamento em depósitos será a principal fonte de energia para operações de curto e longo alcance. Como complemento às redes de carregamento públicas, o carregamento em depósitos e destinos oferece infraestrutura de carregamento dedicada no depósito do cliente ou em outros locais predefinidos. Isso traz muitas vantagens: horários de carregamento previsíveis que garantem veículos totalmente carregados, maior disponibilidade e, em última análise, eficiência operacional máxima e economia de custos através de custos de energia previsíveis e estáveis ajustados às operações específicas de cada cliente.
Ao fornecer custos de energia previsíveis e soluções personalizadas para as operações de cada cliente, o carregamento em depósitos e destinos também permite níveis e horários de carregamento otimizados, melhorando a vida útil da bateria e a eficiência geral do veículo. Além disso, como o carregamento em depósitos geralmente ocorre durante as horas de menor demanda, isso significa tarifas de eletricidade mais baixas e controladas, enquanto o carregamento em destinos pode ocorrer de forma oportunista enquanto o motorista está descansando ou entregando mercadorias.
Pesquisas da Scania, validadas por programas piloto com clientes, revelam o potencial para economias significativas com as soluções de carregamento aprimoradas. Os clientes podem esperar reduções de investimento de até 50% e economias operacionais de até 15.000 euros por caminhão a cada ano.
Hoje, o carregamento em depósitos está se tornando cada vez mais avançado. Vai além de fornecer carregadores, conexões à rede e lidar com a instalação. Com a nova empresa, os clientes de transporte da Scania poderão aproveitar software e hardware integrados avançados, bem como serviços operacionais e de suporte. As soluções modulares e personalizadas podem ser oferecidas como um modelo de revenda padrão (com pagamentos à vista) ou um modelo de preço híbrido-flexível que permite aos clientes combinar pagamentos iniciais, arrendamentos financeiros e taxas contínuas para serviços e manutenção.
Inicialmente, a nova empresa estabelecerá sua presença de mercado na Suécia, Noruega, Reino Unido, Países Baixos, França e Alemanha. Um lançamento global ocorrerá posteriormente. A abordagem agnóstica de marca garante que empresas de todos os tipos, independentemente da marca do veículo, possam se beneficiar da infraestrutura de carregamento e dos serviços operacionais da Erinion. Até 2030, projeta-se que 230.000 caminhões elétricos estarão nas estradas europeias. Para apoiar esse crescimento, a Erinion planeja instalar no mínimo 40.000 pontos de carregamento em locais de clientes até 2030.
“Com nossa solução, os clientes obtêm tranquilidade e podem se concentrar em seu core business, enquanto uma unidade especializada em carregamento cuida do hardware, software, financiamento e serviços operacionais necessários para operar o carregamento em escala com qualidade superior e eficiência de custos”, explica Jonas Hernlund, Head de Energia e Infraestrutura do Grupo Scania.
“Na transição, o sistema de transporte será redefinido. Nossa nova empresa de soluções de carregamento em depósitos é um ótimo exemplo de uma iniciativa que desempenhará um papel importante para nossos clientes no ecossistema de transporte futuro ao fazer a transição para transportes elétricos”, diz Gustaf Sundell, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Novos Negócios e Empreendimentos do Grupo Scania.