sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

Antecipamos: Peugeot faz mudanças no design do 208

Por Lucia Camargo Nunes* – Conheça as principais mudanças que o compacto mais vendido da marca recebeu na Argentina, onde é fabricado, e que chega em breve às lojas brasileiras

Esta reportagem contém alerta de spoiler. A Peugeot acaba de lançar na Argentina a linha 2025 do compacto 208, que foi atualizada e recebeu um facelift.

- Publicidade -

No visual, a grade cresceu, tem novo desenho e a Peugeot retirou a entrada de ar que invadia o para-choque. As três linhas verticais que imitam as garras saíram dos faróis e desceram para as extremidades. O 208 perdeu os dentes de sabre como assinatura luminosa e exibe novo emblema da marca, com o leão.

Atrás, o desenho interno das lanternas mudou: saem as garras do leão e chegam as linhas horizontais finas. E o nome Peugeot, na tampa do porta-malas, cresceu.

Por dentro, as versões que serão vendidas no Brasil deverão ter mudanças em estofamentos e talvez em revestimentos.

- Publicidade -

No país vizinho, o 208 estreia o motor T200 1.0 turbo que lá é só a gasolina e rende 120 cv e aqui, com etanol chega a 130 cv. O outro motor na Argentina é o 1.6 de 115 cv a gasolina enquanto o antigo 1.2 de 82 cv saiu de linha.

Para o mercado brasileiro não deve haver mudança de motor, apenas alguma adequação para que eles atendam às novas normas da fase L8 do Proconve em 2025. Hoje o compacto tem as opções T200 e o 1.0 Firefly de 3 cilindros que rende até 75 cv.

Os preços da linha 2024, antes da mudança, começam em R$ 92 mil para o Like 1.0 manual e R$ 98 mil o Style manual. Os 208 turbo e câmbio CVT têm preços de R$ 111.500 a Style e R$ 116.500 a Griffe e a marca faz companhas de promoção para desovar os estoques da linha 2024.

- Publicidade -

A expectativa é que o novo Peugeot 208 comece a chegar às lojas no final deste mês.

Mercado automotivo tem o melhor julho desde 2014 – Julho foi o melhor mês para emplacamentos de veículos no ano até então, com alta de 4,9% sobre junho, registrando 419.829 unidades de todos os segmentos. Na série histórica da Fenabrave, foi o melhor julho desde 2014.

Entre os veículos leves, as vendas estão aquecidas, com crescimento de 13,4% na comparação dos sete meses de 2024 versus o mesmo período de 2023, com 1,304 milhão de licenciamentos, atribuídos principalmente às melhores condições de crédito. Comerciais leves puxaram essa alta, com avanço de quase 16%.

Apesar de uma retração de vendas dos modelos 100% elétricos em julho de -9,4% em relação ao mês anterior, o segmento disparou: no acumulado até julho, os emplacamentos aumentaram 658%, mas é proporcionalmente pequeno, porque representa apenas 3% de participação de mercado.

Nas vendas até julho, a Strada vence por poucas unidades o Polo, o que mostra que será uma briga acirrada até o fim do ano. O T-Cross continua sendo o SUV mais vendido, seguido de perto pelo Creta. Confira o ranking.

Top 10 dos mais vendidos de janeiro a julho de 2024

ModeloUnidades
1º Fiat Strada70.789
2º Volkswagen  Polo70.405
3º Chevrolet Onix51.026
4º Hyundai HB2049.924
5º Fiat Argo48.284
6º Volkswagen T-Cross39.703
7º Fiat Mobi39.041
8º Hyundai Creta37.812
9º Chevrolet Tracker35.256
10º Chevrolet Onix Plus34.771
Fonte: Fenabrave

GWM cria canal de vendas próprio – Com um modelo de vendas diretas, a GWM lançou sua plataforma própria de e-commerce de veículos para comercializar os SUVs híbridos Haval H6 e o elétrico Ora 03.

A Loja GWM pode ser acessada por meio de um aplicativo, com visualização 3D dos modelos, e permite toda a jornada de compra online. Uma curiosidade: 23% das vendas são feitas à noite, domingos e feriados. A entrega fica por conta da concessionária escolhida pelo cliente.

A GWM também vai manter o Mercado Livre como canal de vendas, por onde a marca já comercializou mais de 24 mil veículos.

Nova bandeira de postos de combustíveis – A Petronas, empresa de energia malaia, inaugurou três postos de combustível em São Paulo, numa ofensiva de abrir mil postos nos próximos anos. O negócio conta com a parceria da Sim Distribuidora, uma das empresas do grupo Argenta, com a venda de combustível e lubrificantes da Petronas.

O Brasil é o primeiro país a receber postos da marca Petronas fora da Malásia, representando um marco para a história da empresa no segmento.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn