domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Peugeot 2008 vai incomodar concorrência com preço e motorização 1.0 turbo confiável

Peugeot apresenta o novo 2008 no Brasil com design atualizado, três versões e preço promocional até o fim do mês.

A Peugeot lança o novo 2008 em concessionárias brasileiras, destacando um design moderno e uma gama de equipamentos diferenciados. Produzido na Argentina e importado ao Brasil, o modelo chega com preços promocionais começando em R$ 119.990, válidos apenas até o final do mês. Após esse período, o valor será ajustado, mas a Peugeot ainda não divulgou o aumento exato. O Mecânica Online®, atendendo convite da Peugeot, com Bruno Raphael, foi até Alagoas conhecer de perto as novidades.

O novo 2008 traz um visual inspirado no modelo europeu e está disponível em três versões: Active, Allure e GT. O design é complementado por um acabamento aprimorado, espaço interno generoso e um porta-malas com capacidade de 419 litros.

- Publicidade -

A versão Active inclui faróis de LEDs em formato de garras de leão, ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento eletrônico e rodas de liga leve de 17 polegadas, além de uma tela central de 10,3 polegadas e um quadro de instrumentos digital de 10 polegadas.

A versão topo de linha, GT, acrescenta recursos como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, indicador de distância para o veículo da frente e assistente de permanência em faixa. Apesar de equipada, a versão GT não oferece ar-condicionado bi-zone nem saídas de ar para os ocupantes traseiros.

O 2008 é impulsionado pelo motor Turbo 200, um 1.0 turbo tricilíndrico flexível que entrega até 130 cv com etanol e 20,4 kgfm de torque máximo. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,1 segundos, com uma velocidade máxima de 194 km/h. O motor é combinado com um câmbio CVT que simula até sete marchas e oferece três modos de condução: Automático, Manual e Sport.

- Publicidade -

Com preços competitivos, a versão GT está posicionada abaixo de concorrentes como o Volkswagen T-Cross, que pode chegar a quase R$ 200 mil. A Peugeot indicou que o preço promocional terminará no fim do mês, com um aumento esperado entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. A versão de entrada pode manter o preço para vendas PCD.

O Peugeot 2008 2025 destaca-se pelo design atraente, preço promocional e desempenho ágil. No entanto, enfrenta a concorrência no segmento de SUVs compactos, com modelos como Chevrolet Tracker e Hyundai Creta oferecendo alternativas atraentes.

O interior do 2008 é aprimorado com o sistema PEUGEOT i-Cockpit® 3D, que oferece uma experiência de condução imersiva com um volante esportivo, painel digital elevado e uma tela touch de 10,3 polegadas. As versões Active e Allure possuem um painel 2D, enquanto a versão GT inclui um painel 3D holográfico e o sistema PEUGEOT i-Connect®. A versão GT também adiciona teto solar panorâmico e pedais esportivos em alumínio.

- Publicidade -

Equipamentos de segurança incluem freios ABS, controle de estabilidade, quatro airbags na versão Active e seis airbags na versão GT. O PEUGEOT Driver Assist oferece alerta de ponto cego, frenagem de emergência automática e auxílio de farol alto.

Produzido na Argentina, o Peugeot 2008 está disponível em cinco cores e três versões, com preços a partir de R$ 119.990. A marca também introduziu o aplicativo PEUGEOT LIONS para uma experiência de cliente mais prática e o PEUGEOT Confiance, oferecendo uma gama de serviços e benefícios.

Primeiras impressões – A convite da Peugeot, nossa equipe do Mecânica Online® teve a oportunidade de conhecer o mais recente lançamento da marca: o novo Peugeot 2008. Disponível em três versões – Active, Allure e GT – o modelo é baseado na plataforma global CMP e traz uma série de novidades.

Equipado com o motor T200 da Stellantis, o 2008 oferece um desempenho equilibrado, embora tenha saído de um motor 1.6 THP para um 1.0 turbo, resultando em uma pequena perda de potência. O câmbio CVT simula 7 marchas e possui três modos de condução: Manual, Drive (eco) e Sport. A autonomia é de 13 km/l, o que pode não ser um grande avanço em termos de economia, mas é adequado para o segmento. O modelo também vem com suspensão dianteira tipo McPherson e traseira tipo Twist Beam (eixo torcente). Embora não sejam idênticas, as novas versões se alinham bastante com os modelos lançados na Europa.

No design, o Peugeot 2008 traz uma nova logomarca, mais forte e elegante, marcando o início de uma nova fase para a marca. A grade frontal recebeu um novo visual com detalhes na cor do carro (dependendo da versão), iluminação com garras em LED (em todas as versões) e faróis full LED 3D (disponível em algumas versões).

O design apresenta linhas mais marcantes e fluidas, com a remoção de partes cromadas para um visual mais sustentável. Na traseira, destacam-se os ombros esculpidos e uma nova área traseira imponente com superfícies 3D e detalhes esculpidos. As rodas aro 17 têm um acabamento diamantado com efeitos visuais de alta definição.

O interior do Peugeot 2008 é notável pelo excelente isolamento acústico e pelo design de boa qualidade, apesar do uso de plástico. O isolamento é eficaz, mesmo em estradas de paralelepípedo. O interior foi projetado para uma experiência de condução mais imersiva, especialmente na versão GT, com detalhes em fibra de carbono e superfícies inclinadas.

No entanto, o volante pode ser pequeno demais e, dependendo do ajuste, pode atrapalhar a visão do cluster. O design interior considera três pontos de foco: visuais, interações manuais e conforto corporal.

Em termos de segurança, o Peugeot 2008 está bem equipado. Inclui reconhecimento de placas de limite de velocidade, alerta de colisão, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, auxiliar de farol alto (que reduz o brilho dos faróis ao detectar outros veículos), alerta de fadiga e assistência de estacionamento com câmeras 360°.

A versão GT vem com 6 airbags, enquanto as demais versões têm 4. Todos esses recursos foram testados em mais de 2 milhões de conduções severas, com a participação de 400 técnicos e 1500 testes virtuais para garantir integridade e durabilidade.

PRÓS
Design atraente e preço promocional abaixo da média
Boa ergonomia e desempenho ágil

CONTRAS:
Apenas quatro airbags na versão de entrada, enquanto concorrentes oferecem seis
Falta de ar-condicionado bi-zone e saídas de ar traseiras

Conheça as versões e equipamentos do Novo SUV Compacto – O Peugeot 2008 2025 chega ao Brasil com três versões distintas, cada uma oferecendo um conjunto específico de equipamentos e características para atender diferentes preferências e necessidades dos consumidores.

Versão Active – R$ 119.990 – A versão Active do novo 2008 vem equipada com uma iluminação de LEDs para os faróis e luzes do para-choque em formato de garras de leão, embora as setas permaneçam halógenas. Entre os recursos, destacam-se o ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento eletrônico, bancos revestidos com mistura de tecido e couro (com ajuste de altura para o banco do motorista), rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, sensores de luminosidade e de chuva, e uma tela central de 10,3 polegadas com quadro de instrumentos digital de 10 polegadas com efeito 2D. Em termos de segurança, a versão Active inclui quatro airbags, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Versão Allure – R$ 129.990 – A configuração intermediária, Allure, adiciona aos itens da versão Active um carregador de smartphone por indução, bancos revestidos com couro, seis airbags, retrovisores externos com rebatimento elétrico, chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° e alerta de ponto cego. Esses recursos ampliam o conforto e a segurança, oferecendo um conjunto mais completo para quem busca um SUV com mais tecnologia e praticidade.

Versão GT – R$ 149.990 – A versão topo de linha, GT, inclui todos os itens das versões anteriores e adiciona várias exclusividades. Destacam-se os faróis de LEDs com formato de garra de leão, teto solar panorâmico biton, badges exclusivos, tapetes personalizados e pedaleiras de alumínio. O quadro de instrumentos mantém o tamanho da versão Active, mas com tecnologia 3D. Os bancos possuem costuras verdes e revestimento de couro. A versão GT também oferece um pacote de assistência ao motorista, ADAS, que inclui controlador de velocidade, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga, comutação automática de farol alto e frenagem automática de emergência.

Com preços que começam em R$ 119.990 e vão até R$ 149.990, o Peugeot 2008 2025 oferece uma gama de equipamentos e tecnologias para diferentes perfis de clientes. O modelo promete atender bem tanto os que buscam um SUV compacto acessível quanto aqueles que desejam um veículo mais equipado e sofisticado.

Especificações Técnicas do Peugeot 2008 GT:

  • Motor: Turbo 200 (1.0 turboflex)
  • Potência: 125 cv (G) / 130 cv (E) a 5.750 rpm
  • Torque: 20,4 mkgf a 1.750 rpm (G/E)
  • Câmbio: CVT (simula 7 marchas)
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,1 segundos
  • Velocidade máxima: 191 km/h (G) / 194 km/h (E)
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Tração: Dianteira
  • Suspensões: McPherson (dianteira) e eixo rígido (traseira)
  • Dimensões: Comprimento 4,31 m, Largura 1,78 m, Altura 1,55 m, Entre-eixos 2,61 m
  • Porta-malas: 419 litros
  • Peso: 1.300 kg

O Peugeot 2008 chega com uma proposta robusta e bem equipada, prometendo competir fortemente no segmento de SUVs compactos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn