quinta-feira, 2 outubro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volkswagen exibe novo Golf GTI no Rock in Rio

O modelo, que celebra os 50 anos do Golf, trouxe inovações tecnológicas e visuais e poderá voltar às concessionárias brasileiras. Preço alto e falta de opção híbrida já tornam o modelo caro e ultrapassado.

A Volkswagen apresentou o novo Golf GTI 8,5 durante o Rock in Rio, aproveitando o evento como uma oportunidade para medir a recepção do público. O modelo celebra cinco décadas do icônico hatch e, segundo rumores, pode marcar o retorno do Golf ao Brasil, uma proposta apoiada pelo CEO da VW no país.

A Volkswagen trouxe ao Brasil, por via aérea, o novíssimo Golf GTI para uma exibição especial durante o Rock in Rio. O carro foi apresentado como parte da comemoração dos 50 anos do Golf, mas muitos acreditam que a montadora está usando o evento para testar o interesse do público em um possível relançamento do modelo no país, uma ideia apoiada pelo CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O modelo, que promete ser uma das estrelas do evento, traz várias evoluções. Os faróis mais estreitos contam com a tecnologia IQ.Light LED, que oferece iluminação inteligente, permitindo maior alcance (até 500 metros) e melhor visibilidade. Além disso, a grade frontal iluminada e o logotipo iluminado adicionam um toque moderno ao clássico hatch.

Na traseira, as lanternas possuem animações de LED que podem ser configuradas para mostrar diferentes sequências ao abrir ou fechar o veículo. O Golf também pode ser equipado com rodas aro 19, as mesmas do GTI Clubsport, exigindo um sistema de suspensão adaptativa, que ajusta automaticamente o comportamento do carro em diferentes tipos de terreno, proporcionando maior estabilidade e conforto.

Mesmo que chegue em 2025, Golf GTI chega ultrapassado, sem oferecer qualquer hibridização e preço muito alto.

O interior do Golf GTI preserva a tradição com os bancos de tecido xadrez, mas inclui materiais sofisticados como Alcantara (um material semelhante ao couro, mais leve e resistente) nas portas e fibra de carbono no painel.

- Publicidade -

As tecnologias internas também evoluíram, com destaque para o quadro de instrumentos totalmente digital e a nova central multimídia de 12,9 polegadas, que é mais intuitiva e responsiva que os sistemas usados em modelos nacionais.

O coração do Golf GTI é o motor 2.0 TSI, que produz 265 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque. Graças às atualizações no sistema turbo e no cabeçote do motor, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. A transmissão é a DSG de sete marchas com embreagens úmidas, ajustada especialmente para este modelo, proporcionando trocas de marcha mais rápidas e suaves.

Apesar da exibição temporária no Brasil, essa unidade do Golf GTI retornará à Alemanha em outubro. No entanto, a expectativa de um lançamento oficial no mercado brasileiro cresce, com um preço estimado em torno de R$ 330.000 antes dos impostos, valor muito alto, considerando ser um veículo puramente com motor a combustão, turbo, quando estamos vivendo uma transição para veículos híbridos, ou seja, torna-se muito caro pois a tecnologia atual do Golf já está superada nesse momento e vai evoluir ainda mais nos próximos anos.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil