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Volvo avança com caminhões elétricos para descarbonizar operações logísticas no Brasil

Volvo inicia uso experimental de caminhões elétricos em suas operações no Brasil, visando reduzir 738 toneladas de CO2 por ano e reforçar compromisso com a sustentabilidade.

A Volvo está implementando uma nova fase do seu projeto de descarbonização com o uso de dez caminhões elétricos Volvo FM Electric em suas operações logísticas no Paraná e Santa Catarina. A iniciativa, que abastece a fábrica da montadora em Curitiba, elimina cerca de 738 toneladas de CO₂ por ano e integra um estudo com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) sobre a distribuição de carga nos eixos de caminhões elétricos.

Esses veículos, classificados como ZEV (zero emission vehicles), são operados pelas transportadoras Ritmo Logística e TLog, e percorrem até 380 km por dia em rotas de entrega de componentes, como quadros de chassi, diretamente para as linhas de produção da fábrica, em regime Just In Time.

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Esse sistema de gestão sincroniza a entrega das peças conforme a demanda diária da produção, tornando qualquer atraso crítico para o fluxo fabril, conforme destaca Aline Gaensly, head de compras de serviços logísticos da Volvo. Além de zerar as emissões, os caminhões elétricos também reduzem significativamente o nível de ruído, otimizando o ambiente de trabalho.

A operação faz parte de um esforço mais amplo da Volvo em sua jornada sustentável. A fábrica de Curitiba já utiliza energia 100% renovável e promove uma gestão circular de resíduos há mais de 15 anos. Além disso, a introdução do Diesel Verde R5 reduziu as emissões da planta em 400 toneladas de CO2 anuais, enquanto o uso dos caminhões elétricos é mais uma das muitas iniciativas para atingir a meta de zero CO2 até 2040.

Com 4.200 caminhões elétricos já em operação em 48 países, a Volvo se posiciona como uma das líderes globais na eletromobilidade, buscando reduzir as emissões de CO2 dos seus veículos em 50% até 2030 e alcançar 100% de descarbonização até 2040.

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No Brasil, o modelo FM Electric suporta até 50 toneladas de CMT, com uma potência de 660 hp, além de tecnologias como freios regenerativos e suspensão a ar, garantindo conforto, segurança e eficiência em diversas operações de transporte.

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