quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Fim de linha para a dupla Chevrolet Cruze

Por Lucia Camargo Nunes* – Hatch e sedã médios deixam de ser oferecidos no Brasil após mais de dez anos de mercado por motivo que nem a própria GM admite. Confira

Há tempos que já se falava no mercado que a dupla hatch e sedã do Chevrolet Cruze sairia de linha. A GM nunca confirmou, mas agora eles não estão mais nas ofertas da marca. 

- Publicidade -

A decisão foi global: o Cruze deixou de ser feito em outros mercados e a última produção dele ficou para a Argentina, na fábrica de Santa Fé, de onde eram enviados para o Brasil. Agora essa planta vai produzir apenas o SUV Tracker, para abastecer aquele mercado.

Nem hatch nem sedã foram carros de grande sucesso, principalmente o dois-volumes, que chegou em um momento de declínio desse segmento de hatches médios.

E o sedã, que nunca ameaçou a soberania de Honda Civic e Toyota Corolla, e depois já estava desgastado quando o Civic saiu de linha.

- Publicidade -

O fim do Cruze não significa prejuízo para quem tem ou que se sinta forçado a sair vendendo. No caso do sedã: é um carro bom, os mais recentes tiveram uma desvalorização maior, mas depois de um ou dois a depreciação estabiliza.

O hatch como produto é bom, mas já é um modelo que desvaloriza mais.

Série coletiva marca os 125 anos da Fiat – A Fiat está lançando uma edição limitada para cinco veículos de seu portfólio em comemoração aos 125 anos da Fiat no mundo.

- Publicidade -

Batizada de Tributo 125, a série especial chega ao mercado com Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro. Cada modelo traz detalhes exclusivos às suas versões mais vendidas.  

A começar pelas cores que tem o branco e o cinza como destaques da série, sempre combinadas ao teto preto. Rodas e badges escurecidos reforçam o visual exclusivo dos modelos.

No interior, há bancos e volante em couro, acabamento em bronze e a flag Fiat em dourado. Ar-condicionado digital e central multimídia estão presentes em todos os modelos da Tributo 125. 

Preços da série Tributo 125:

Argo 1.0: R$ 93.990
Pulse T200: R$ 128.990 
Fastback T200: R$ 133.990 
Strada 1.3 Firefly: R$ 134.490 
Toro T270: R$ 184.490

Fastback chega a 100 mil unidades  – A Stellantis também celebrou a marca de 100 mil unidades produzidas de seu SUV cupê Fastback. Ele nasceu como conceito em 2018 e passou a ser fabricado em Betim (MG) em 2022, sendo o automóvel topo de linha da Fiat.

Atualmente o modelo é exportado para 14 países. 

Toda a linha do Fastback é equipada com motores turbo T200 e T270. “O Fastback é o melhor exemplo do atual momento da Fiat no Brasil. Ganhador de diversos prêmios o modelo já é um case de sucesso da marca e atingir a marca de 100 mil unidades produzidas é um grande marco que reflete a aceitação do público e a força do modelo”, destacou Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat para a América do Sul.  

Cinco estrelas para o T-Cross em segurança – O Volkswagen T-Cross, SUV líder do mercado brasileiro, passou com nota 5 (máxima) por novos testes de colisão da Latin NCap, entidade que testa carros vendidos na América Latina.

Repetindo a nota de 2019, o Volks levou as cinco estrelas em proteção de adultos, crianças, pedestres e segurança ativa.

Agora na linha 2025, o desempenho foi favorecido pelo SUV adotar sistema de frenagem autônoma de emergência que reconhece pedestres e está disponível em todas as versões.

De acordo com a Latin NCap, o T-Cross com 6 airbags apresentou bom desempenho, com estruturas de impacto frontal estáveis. O modelo mostrou proteção adequada a boa para adultos nos testes dinâmicos de colisão frontal e lateral, enquanto no impacto de poste proporcionou proteção marginal para o peito. O teste de chicotada cervical também ofereceu proteção marginal.

A proteção de pedestres apresentou proteção adequada a boa para a cabeça na maioria das áreas, proteção adequada para a parte inferior da perna e proteção fraca a ruim para a parte superior da perna.

Volvo chega à sua loja nº 48 – A Volvo Car Brasil inaugurou sua 48ª concessionária no País em Santos, litoral sul de São Paulo. O objetivo da marca é começar 2025 com mais de 50 concessionárias, como revelou Tatiane Faria, diretora de Network da montadora.

“Inauguramos há menos de dois meses a loja de Juiz de Fora (MG), agora chegamos a Santos e prevemos ainda mais aberturas até o fim do ano. Queremos estar presentes em pontos estratégicos do nosso território para oferecer o conceito premium e eletrificado da Volvo para mais clientes”, disse.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn