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Inmetro divulga SUVs flex mais econômicos de 2025 com destaque para híbridos

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular traz SUVs flex com melhor consumo no mercado, incluindo novidades híbridas como o Fiat Pulse Audace T200.

O Inmetro revelou a primeira lista de 2025 com os SUVs flex mais econômicos do Brasil, destacando híbridos que aliam eficiência e inovação. A seleção faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e aponta as principais escolhas para consumidores que buscam economia de combustível.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou recentemente a primeira atualização de 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), destacando os SUVs flex mais econômicos disponíveis no mercado brasileiro. A lista, referência para consumidores, integra o adesivo de eficiência energética presente nos veículos à venda.

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Os SUVs, que seguem liderando as vendas no Brasil, ganham cada vez mais versões híbridas e tecnológicas que oferecem desempenho eficiente e baixo consumo de combustível. Entre os modelos destacados está o Fiat Pulse Audace T200 Hybrid, que figura como uma das novidades do ranking.

A lista atualizada apresenta os 10 SUVs flex mais econômicos, considerando os números oficiais de consumo em trajetos urbanos e rodoviários, de acordo com o PBEV. A inclusão de modelos híbridos é uma das tendências que refletem a busca por veículos que aliam desempenho, economia e menor impacto ambiental.

Destaques do ranking:

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  • Fiat Pulse Audace T200 Hybrid: tecnologia híbrida com excelente consumo urbano e rodoviário.
  • Outros modelos híbridos e flex que se destacaram por eficiência e inovações tecnológicas.

Segundo o Inmetro, a etiqueta de eficiência energética é fundamental para informar o consumidor sobre o consumo de combustível e o impacto ambiental dos veículos. Este é um passo importante para estimular a compra de modelos mais sustentáveis, acompanhando a crescente demanda por soluções híbridas e elétricas.

Além disso, o programa do Inmetro reforça o papel das montadoras na adaptação às novas exigências de consumo e eficiência. Montadoras como Fiat, Toyota e Honda têm ampliado suas opções híbridas, atraindo consumidores que buscam reduzir custos com combustível e adotar um estilo de vida mais sustentável.

Economia e sustentabilidade em alta
O crescente interesse por SUVs híbridos reflete uma transformação no mercado automotivo brasileiro. A combinação de motores a combustão e elétricos garante autonomia, economia de combustível e contribui para a redução de emissões de gases poluentes.

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Com o avanço da tecnologia e as iniciativas como o PBEV, espera-se que mais modelos híbridos e elétricos sejam lançados no mercado brasileiro nos próximos anos, oferecendo ainda mais opções para consumidores conscientes.

ModeloMotorConsumo Energético (MJ/km)Consumo Cidade (km/l)Consumo Estrada (km/l)Classificação de Eficiência
Toyota Corolla Cross1.8 híbrido flex, câmbio CVT1,31Etanol: 11,8
Gasolina: 17,8
Etanol: 9,7
Gasolina: 14,7
B
Fiat Pulse1.3 flex, câmbio CVT ou manual de 5 marchas1,58Etanol: 9,0
Gasolina: 12,5
Etanol: 10,4
Gasolina: 14,7
C
Renault Kardian1.0 flex, câmbio automático de 6 marchas1,59Etanol: 9,0
Gasolina: 13,1
Etanol: 9,7
Gasolina: 13,9
B
Honda HR-V1.5 turbo flex, câmbio CVT1,65Etanol: 8,4
Gasolina: 11,9
Etanol: 10,2
Gasolina: 14,6
C
Fiat Fastback1.0 turbo flex, câmbio CVT1,65Etanol: 8,4
Gasolina: 11,9
Etanol: 10,2
Gasolina: 14,6
C
Volkswagen T-Cross1.0 turbo flex, câmbio automático de 6 marchas1,67Etanol: 8,2
Gasolina: 11,9
Etanol: 10,1
Gasolina: 14,3
C
Volkswagen Nivus1.0 turbo flex, câmbio automático de 6 marchas1,68Etanol: 8,3
Gasolina: 11,9
Etanol: 9,9
Gasolina: 14,1
C
Citroën C4 Cactus1.6 turbo flex, câmbio automático de 6 marchas1,73Etanol: 8,2
Gasolina: 11,7
Etanol: 9,5
Gasolina: 13,4
C
Hyundai Creta1.0 turbo flex, câmbio automático de 6 marchas1,75Etanol: 8,3
Gasolina: 11,9
Etanol: 9,1
Gasolina: 12,6
C
Caoa Chery Tiggo 5X Pro1.5 turbo flex com sistema híbrido leve, câmbio CVT1,76Etanol: 8,7
Gasolina: 11,8
Etanol: 8,8
Gasolina: 12,3
C

*Observação: O consumo energético é medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). As classificações de eficiência variam de “A” (mais eficiente) a “E” (menos eficiente).

Esses dados são fornecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que avalia a eficiência energética dos veículos comercializados no Brasil. A escolha de um veículo mais econômico contribui para a redução do consumo de combustível e do impacto ambiental.

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