domingo, 14 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Veículos elétricos atingem vida útil semelhante à dos modelos a combustão, revela estudo

Pesquisa com quase 30 milhões de veículos comprova que os elétricos superam os modelos a diesel em durabilidade e já rivalizam com os a gasolina em longevidade e confiabilidade.

Os veículos elétricos atingiram uma vida útil média semelhante à dos carros a combustão, e sua confiabilidade melhora a cada ano, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Birmingham, no Reino Unido.

A análise, baseada em quase 300 milhões de registros do teste de inspeção veicular MOT, abrangeu 29,8 milhões de veículos entre 2005 e 2022. Os resultados mostram que os carros elétricos já atingem uma vida útil média de 18,4 anos, superando os modelos a diesel (16,8 anos) e se aproximando dos a gasolina (18,7 anos).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Outro dado revelado é que os veículos elétricos percorrem, em média, 200 mil quilômetros ao longo de sua vida útil, mais que os 187 mil km dos modelos a gasolina, mas ainda abaixo dos 257 mil km dos a diesel. A tendência, no entanto, é que essa diferença se reduza conforme a tecnologia amadurece.

A pesquisa também aponta que a confiabilidade dos elétricos melhora a um ritmo superior ao dos modelos a combustão. A taxa de falhas que levam os carros para o ferro-velho está diminuindo duas vezes mais rápido nos elétricos em comparação aos a gasolina e seis vezes mais rápido do que nos a diesel.

De acordo com o professor Robert Elliott, um dos autores do estudo, os primeiros modelos elétricos tinham uma reputação de baixa durabilidade, mas a evolução da tecnologia mudou esse cenário. “Os carros elétricos e suas baterias estão simplesmente vivendo mais”, afirmou o pesquisador.

- Publicidade -

Embora o estudo não tenha analisado diretamente os custos de manutenção, outras pesquisas indicam que os veículos elétricos apresentam custos significativamente menores. Dados dos Estados Unidos revelam que a manutenção dos elétricos custa R$ 0,22/km, contra R$ 0,37/km dos modelos a combustão.

No entanto, um dos desafios para a substituição integral da frota a combustível fóssil por modelos elétricos é a escassez de matérias-primas para as baterias, especialmente o lítio, essencial na fabricação desses componentes. Essa limitação reforça a necessidade de inovações tecnológicas para garantir uma descarbonização eficaz do setor de transportes.

Com a melhoria contínua na tecnologia e a redução dos custos de propriedade, os veículos elétricos seguem se consolidando como uma opção viável e competitiva, tanto em durabilidade quanto em viabilidade econômica.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e publicado na revista Nature Energy. Os autores do estudo incluem Viet Nguyen-Tien, Chengyu Zhang, Eric Strobl e Robert J. R. Elliott.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil