quinta-feira, 4 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz Trucks apresenta eArocs 400, caminhão elétrico para construção civil com até 240 km de autonomia

Com estreia mundial na Bauma 2025, o eArocs 400 leva a eletrificação ao setor da construção civil, combinando robustez e zero emissões para ambientes urbanos e exigentes.

O novo eArocs 400 é o primeiro caminhão extrapesado elétrico da Mercedes-Benz Trucks para a construção civil, unindo potência, zero emissões locais de CO2 e até 240 km de autonomia.

O eArocs 400 representa um passo decisivo da Mercedes-Benz Trucks na eletrificação do transporte pesado voltado à construção civil. Baseado na renomada linha Arocs, esse novo modelo, apresentado na Bauma 2025, traz uma proposta ousada: ser tão robusto quanto sua versão a diesel, mas com propulsão elétrica e emissões locais de CO2 zeradas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O modelo estreia em versões de 32 e 41 toneladas com configuração 8×4, podendo ser customizado como betoneira ou basculante. Sua proposta atende diretamente às demandas urbanas, com foco em zonas de baixa emissão e ambientes sensíveis ao ruído, como áreas residenciais, centros urbanos e obras noturnas. Essa característica amplia a atuação do modelo em locais antes restritos à operação convencional.

Para garantir autonomia compatível com a realidade do setor, a Mercedes equipou o eArocs 400 com duas baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) de alta durabilidade e capacidade utilizável elevada. Combinadas ao sistema de 800 volts, essas baterias entregam até 240 km de autonomia, quando usado como basculante. Na versão betoneira, o alcance chega a 200 km, mais do que suficiente para jornadas urbanas de turno único.

A potência elétrica do caminhão impressiona: são 380 kW contínuos e 450 kW de pico, transmitidos por um motor central com câmbio de três marchas. Essa configuração, aliada a eixos planetários herdados do Arocs convencional, mantém a distância do solo e a capacidade off-road necessárias para os desafios dos canteiros de obra.

- Publicidade -

No quesito infraestrutura de recarga, o eArocs 400 é compatível com carregadores de até 400 kW, utilizando o conector CCS2 em ambos os lados do veículo. A recarga de 20% a 80% das baterias pode ser feita em aproximadamente 45 minutos, garantindo agilidade para retomada das operações.

Tecnologicamente, o caminhão traz o Cockpit Multimídia Interativo 2, com tela de 12 polegadas sensível ao toque, comandos de voz e menu “Favoritos” adaptado às funções do setor de construção. Esse sistema aumenta a conectividade e facilita a operação mesmo em terrenos irregulares.

A segurança também é prioridade. O modelo vem equipado com sistemas como o Active Brake Assist 6, Active Sideguard Assist 2 e Front Guard Assist, superando as exigências do Regulamento Geral de Segurança (GSR) da União Europeia. Esses assistentes ajudam a prevenir acidentes, especialmente em ambientes urbanos complexos e canteiros com alta movimentação.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O eArocs 400 também demonstra preocupação com a estrutura robusta e durabilidade. Ele mantém suspensões de aço, para-choques reforçados, proteção metálica dos faróis e lanternas traseiras com suportes gradeados. A cabina M, galvanizada e compacta, oferece boa manobrabilidade, além de interior funcional, com beliche opcional e espaços para armazenamento.

Na Bauma 2025, a Mercedes-Benz Trucks apresenta diferentes carroçarias acopladas ao eArocs 400. Entre elas está uma betoneira HTM 905 da Liebherr, com acionamento hidráulico, e outra versão com tambor 100% elétrico da Zoomlion/CIFA, com capacidade de até 10 m³ e 44 toneladas de PBT, mostrando a versatilidade do modelo em aplicações práticas.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil