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Mercedes-Benz do Brasil exporta 1.000 chassis Novo O 500 RSD para a América Latina

Com motor robusto, tecnologia avançada e desempenho comprovado nos Andes, o Novo O 500 RSD se firma como o ônibus rodoviário mais potente e seguro da Mercedes-Benz do Brasil.

A Mercedes-Benz do Brasil celebra a marca de 1.000 chassis exportados do Novo O 500 RSD, modelo mais potente da marca, destacando sua atuação em países da América Latina com destaque para Chile e Peru.

A Mercedes-Benz do Brasil atingiu um marco expressivo ao exportar 1.000 unidades dos chassis rodoviários Novo O 500 RS e RSD, em apenas dois anos após o lançamento. O feito foi realizado em parceria com a Daimler Latina, e o sucesso do modelo é evidente, com aceitação crescente especialmente em mercados exigentes como Peru e Chile.

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O modelo se destacou desde o início pela excelente performance e rentabilidade, características que rapidamente conquistaram os operadores latino-americanos. Os primeiros lotes enviados a Chile, Peru e Guatemala superaram em 150% as previsões iniciais, com mais de 370 unidades comercializadas somente no ano de lançamento. A confiança na qualidade do produto impulsionou as vendas para países como Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia.

A linha Novo O 500 foi projetada para enfrentar desafios extremos, como as altitudes elevadas da Cordilheira dos Andes e temperaturas negativas. A resistência e robustez dos modelos foram fundamentais para garantir desempenho em operações de turismo, fretamento, transporte intermunicipal e mineração, mesmo em condições severas.

Um dos grandes diferenciais é o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, com 12,9 litros e 6 cilindros, acoplado à transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas. Essa configuração garante potência de até 480 cavalos, ideal para terrenos montanhosos e aplicações exigentes. O novo motor apresenta melhorias como turbocompressor de alta pressão e sistema de injeção com 2.200 bar, que proporcionam melhor queima de combustível e até 10% de economia em relação à geração anterior.

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Os testes em altitudes superiores a 5.000 metros demonstraram a capacidade do Novo O 500 RSD de manter desempenho estável em subidas contínuas de até 4 horas, uma realidade comum nos Andes. Além da força, os modelos oferecem altíssimo nível de conforto e segurança para passageiros e motoristas, graças à nova arquitetura eletrônica e sistema de arrefecimento inteligente.

A ZF Traxon, transmissão que equipa os chassis, traz uma série de recursos modernos como EcoMode, EcoRoll, PowerMode e Holder, que otimizam o consumo, aumentam a agilidade e facilitam arrancadas em rampas. Esses recursos atuam de forma integrada para garantir uma experiência de condução mais eficiente e segura.

Outro destaque dos chassis Novo O 500 está nas tecnologias de segurança embarcadas, entre elas o ABA 5 (sistema de frenagem autônoma de emergência), capaz de identificar veículos, ciclistas e pedestres, alertando o motorista e até mesmo intervindo automaticamente em caso de colisão iminente. Além disso, os modelos trazem assistente de ponto cego, controle inteligente de farol alto, sistema de manutenção de faixa (LDWS), monitoramento da atenção do condutor e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

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Segundo a fabricante, os chassis Novo O 500 estão disponíveis em diferentes configurações para atender às legislações de emissões Euro 3, 5 e 6, e alinham sua tecnologia à matriz alemã da Mercedes-Benz. O desenvolvimento desses veículos ocorreu integralmente no Brasil, mais especificamente na planta de São Bernardo do Campo (SP), com foco em atender às exigências técnicas e operacionais da América Latina.

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Transmissão ZF Traxon: é um sistema automatizado que troca as marchas de forma inteligente, sem necessidade de embreagem manual. Com 12 velocidades, ela prioriza economia de combustível, conforto ao dirigir e durabilidade mecânica, ideal para ônibus de longa distância.

Sistema ABA 5: é uma tecnologia de frenagem automática de emergência, que detecta obstáculos, veículos, pedestres e ciclistas. Caso o motorista não reaja a um alerta visual e sonoro, o sistema pode frear o ônibus sozinho, ajudando a evitar acidentes.

Motor OM 460 LA: é um motor a diesel de 12,9 litros, com 6 cilindros em linha, desenvolvido para veículos pesados. Seu diferencial está na alta potência e torque, o que permite desempenho superior em regiões montanhosas e redução no consumo de combustível.

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