sábado, 26 abril , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

BorgWarner celebra 50 anos no Brasil com inovações para a mobilidade sustentável

A BorgWarner comemora meio século de atuação no Brasil, destacando suas contribuições para a evolução da mobilidade no país e a produção de tecnologias para a eficiência e sustentabilidade no setor automotivo.

São Paulo, Brasil, 25 de abril de 2025 – A BorgWarner celebra 50 anos de presença no Brasil com marcos significativos no desenvolvimento e na produção de tecnologias inovadoras que ajudaram a transformar a mobilidade no país. Desde 1975, quando iniciou suas atividades com uma fábrica de turbocompressores para veículos comerciais em Campinas (SP), a empresa ampliou suas operações e hoje conta com unidades de produção em Itatiba (SP) e Piracicaba (SP). Essas fábricas são responsáveis por fabricar turbocompressores, embreagens viscosas, correntes de comando e sistemas de baterias.

Durante esses 50 anos, a BorgWarner foi pioneira em várias inovações, incluindo a fabricação de turbocompressores para motores flex de redução, um marco importante para a indústria automotiva brasileira. “Os turbocompressores da série B01 foram fornecidos para o primeiro motor 1.0 Turbo Flex produzido no Brasil, equipado no Volkswagen Up! TSI Turbo. Atualmente, cerca de 50% dos turbocompressores usados em motores flex no Brasil são fabricados em nossa unidade de Itatiba”, afirma Melissa Mattedi, Diretora Geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.

- Publicidade -

Além disso, outro grande passo para a sustentabilidade foi a instalação, em Piracicaba, de uma fábrica dedicada à produção de sistemas de baterias para veículos elétricos comerciais, incluindo ônibus. “Em nossa planta, que começou a operar oficialmente em 2023, fabricamos os Sistemas de Baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), que equipam os ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U”, afirma Marcelo Rezende, Diretor Geral da BorgWarner Battery Systems no Brasil.

Ao longo de sua história no Brasil, a BorgWarner também se destacou pela produção local de produtos como o R2S, um turbocompressor de dois estágios que melhora o desempenho dos motores, e as correntes de sincronismo, com a primeira fábrica no Brasil dedicada a esse componente. A empresa também possui um centro técnico que apoia o desenvolvimento e as pesquisas voltadas para o mercado latino-americano.

A tecnologia avançada de rolamentos de esferas (ball bearing) foi outra inovação introduzida pela BorgWarner para turbocompressores da série B70H, que atendem às normas de emissões Euro 6, aumentando a eficiência da turbina e reduzindo o consumo de combustível. Com esse tipo de tecnologia, a empresa contribui diretamente para a melhoria da eficiência e para a diminuição das emissões de CO2 no Brasil.

- Publicidade -

Em relação à sustentabilidade, a BorgWarner segue comprometida com soluções de mobilidade limpa e energética eficiente. “Nossos produtos são focados na redução das emissões e viabilizam veículos de emissão zero. Em 2023, 87% de nossa receita global veio de produtos que ajudam a reduzir as emissões”, afirma Michelle Collins, Diretora Global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner.

A empresa também trabalha para a descarbonização do setor automotivo, com a produção de inversores, peças cruciais para a propulsão de veículos elétricos. Em 2023, a produção desses inversores evitou aproximadamente 1,525 milhão de toneladas de CO2 ao longo da vida útil dos veículos. A previsão é que, até 2027, a produção de inversores cresça, evitando mais de 9 milhões de toneladas métricas de CO2.

A remanufatura também é parte do compromisso ambiental da BorgWarner, que, ao longo de 30 anos, evitou o envio de mais de 24.000 toneladas de alumínio e ferro fundido para aterros sanitários. Desde 2001, a empresa mantém uma linha de remanufatura no Brasil, oferecendo produtos certificados que atendem aos padrões de qualidade de novos produtos OEM (Original Equipment Manufacturer).

- Publicidade -

Além disso, a BorgWarner busca a reciclagem de baterias para que possam ter uma segunda vida útil, utilizando-as em instalações estacionárias, especialmente em sistemas de armazenamento de energia combinados com geração renovável, contribuindo para maior estabilidade da rede elétrica.

Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende

  1. Turbocompressor: Componente que aumenta a quantidade de ar no motor, permitindo maior eficiência e potência. Ele é fundamental para motores mais econômicos, como os turbo flex usados em carros populares.
  2. Sistema de Baterias NMC (Níquel, Manganês e Cobalto): Tipo de bateria utilizado em veículos elétricos, como ônibus, que oferece alta densidade de energia e durabilidade, sendo mais eficiente para carregar e descarregar em ciclos de uso contínuos.
  3. Inversor: Componente eletrônico que converte a corrente contínua da bateria de veículos elétricos em corrente alternada, essencial para a movimentação do motor elétrico.
Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Transportadora Contatto

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008