A terceira etapa da Copa Truck Petrobras 2025, que acontece neste fim de semana em Interlagos, marca o embate direto entre a nova geração de pilotos da Super Truck Elite e os veteranos, numa disputa que promete redefinir o futuro da categoria.
O protagonismo dos jovens pilotos tem sido o grande destaque da temporada 2025 da classe Super Truck Elite, criada em 2021 com o objetivo de renovar o grid da Copa Truck Petrobras. Atualmente, 25 dos 40 pilotos inscritos nas categorias Elite e Pro vieram dessa base, que se consolida como um verdadeiro celeiro de talentos.
Diogo Moscato, Nicolas Giaffone e Leo Rufino, com apenas 20 anos de idade, ocupam as três primeiras posições na tabela de classificação. A juventude dos líderes não significa inexperiência: o trio tem demonstrado um desempenho técnico e estratégico surpreendente, desafiando nomes tradicionais da competição.
Interlagos, conhecido como o “Templo da Velocidade”, será o palco do próximo confronto entre gerações. Para os jovens, é uma oportunidade de consolidar a liderança em uma das pistas mais exigentes do Brasil. Já os veteranos, como Jô Augusto, Felipe Gama e Djalma Pivetta, contam com a experiência e um bom retrospecto para virar o jogo.
Jô Augusto, que soma duas poles, duas vitórias e cinco pódios em Interlagos, reconhece o bom momento da nova geração, mas promete reagir. “Na última etapa, em Londrina, nos recuperamos com uma vitória e vamos muito mais motivados para Interlagos. Essa molecada não vai fazer o que quiser, não”, declarou o piloto, em tom bem-humorado.
Por outro lado, os líderes jovens apostam na continuidade do bom trabalho realizado desde o fim de 2024. “Trabalhamos muito no caminhão que estava parado há anos. Agora estamos colhendo os frutos e vamos em busca da primeira vitória em Interlagos para manter a ponta”, afirma Diogo Moscato, atual líder com 72 pontos.
A programação do fim de semana em Interlagos vai além da Copa Truck. Estão previstas também as etapas da NASCAR Brasil Series, da Copa Hyundai HB20, da Old Stock e do Turismo 1.4, com atividades desde a sexta-feira (16) até o domingo (18), quando ocorrem as corridas principais. A largada da Super Truck Elite está marcada para as 14h10 de domingo, com transmissão ao vivo pela Band, SporTV e canais digitais.
A venda de ingressos segue aberta até o dia 16 de maio exclusivamente pela internet, com opções que vão desde R$ 25. As entradas dão acesso a setores variados, incluindo arquibancadas com visitação aos boxes e camarotes Paddock. As bilheterias físicas funcionarão somente nos dias do evento.
Outra novidade importante para a temporada é a confirmação da etapa de Tarumã, no Rio Grande do Sul, marcada para os dias 14 e 15 de junho. A tradicional pista gaúcha foi reintegrada ao calendário após obras de segurança, com apoio da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
A Copa Truck Petrobras 2025 já teve etapas realizadas em Campo Grande (MS) e Londrina (PR), e segue com o seguinte calendário confirmado: Tarumã (RS) em junho, Cascavel (PR) em julho, Santa Cruz do Sul (RS) em agosto, Curvelo (MG) em setembro, uma nova passagem por Londrina em outubro e o encerramento novamente em Interlagos, em dezembro.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Pole position – Posição de largada conquistada pelo piloto mais rápido no classificatório. Largar na pole oferece vantagem estratégica na corrida.
Shakedown – Procedimento realizado antes dos treinos oficiais para checar o funcionamento geral do veículo, como motor, freios e eletrônica.
Top Qualifying – Sessão final do treino classificatório que reúne os pilotos mais rápidos para disputar as posições de largada com voltas rápidas cronometradas.