Em 2025, o ESP® completa três décadas de existência, consolidando-se como um pilar fundamental na segurança veicular e celebrando a marca de 15 milhões de sistemas ABS/ESP® produzidos no Brasil.
Desenvolvido pela Bosch, o Programa de Controle de Estabilidade (ESP®) é reconhecido mundialmente por sua capacidade de reduzir acidentes. Pesquisas da Bosch indicam que o sistema pode diminuir em até 80% os incidentes causados por derrapagens, especialmente em situações críticas como curvas acentuadas, desvios bruscos ou pisos escorregadios. Desde o início de 2024, o ESP® se tornou item obrigatório de série em todos os veículos produzidos no Brasil, reforçando seu papel crucial na segurança no trânsito.
O funcionamento do ESP® é uma orquestra de tecnologias: ele atua em conjunto com os freios ABS (Sistema Antitravamento) e o controle de tração, aplicando frenagem individualmente em cada roda. Essa integração é vital para corrigir a trajetória do veículo. Além disso, o sistema utiliza uma rede de sensores e controladores que detectam qualquer falta de sincronia entre os comandos do motorista e o comportamento do veículo.
Quando a direção do carro e a do condutor divergem, o ESP® entra em ação. A tecnologia não só reduz o torque do motor, mas também corrige ativamente a rota, prevenindo a temida derrapagem e, consequentemente, evitando acidentes graves. Essa intervenção rápida e precisa é o que torna o ESP® tão eficaz em situações de perda de controle.
Ao longo de três décadas, o sistema ESP® tem passado por uma evolução constante, incorporando novas funcionalidades para atender às crescentes demandas do setor automotivo. Além de sua função primária de segurança veicular, o ESP® agora atua como um componente central em diversas funções de conforto e desempenho, ampliando seu leque de atuação e benefícios para o motorista.
A inteligência do ESP® permite que ele corrija automaticamente o comportamento do veículo, adaptando-se a diferentes condições de estabilidade. Ele leva em conta fatores como o peso do carro, o modo de condução e até mesmo identifica pistas escorregadias – por exemplo, através do acionamento do limpador de para-brisa. O que antes era uma simples combinação de frenagem e sistema ABS, hoje é uma tecnologia avançada que personaliza a experiência de condução.
Essa capacidade de adaptação e personalização contribui diretamente para a segurança do motorista e dos passageiros, tornando o ESP® uma das tecnologias mais significativas para a segurança no trânsito. Este tema central será o foco da Campanha 2025 do movimento Maio Amarelo, sob o mote “Mobilidade Humana, Falha Humana”, que visa conscientizar e debater pautas importantes de segurança viária.
Thiago Bastos, Vice-Presidente da divisão Vehicle Motion da Bosch América Latina, destaca a relevância do ESP® no cenário atual: “O Maio Amarelo é uma grande oportunidade de debatermos sobre mobilidade segura e o ESP® é sinônimo de uma tecnologia que salva vidas. Essa solução continua em constante evolução, sem abandonar seu DNA original. Seguimos trabalhando em novas funções de integração, como por exemplo, com sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) para garantir maior conforto, personalização e desempenho que se adaptem a um novo modo de condução. O ESP® está diretamente ligado ao futuro mais conectado, seguro e sustentável”.
Desde seu lançamento em 1995, inicialmente aplicado em sedãs de luxo, o ESP® se tornou um item presente em praticamente todos os veículos modernos. Pesquisadores de acidentes da Bosch estimam que o sistema salvou mais de 22 mil vidas somente na União Europeia e no Reino Unido nas últimas três décadas, além de ter evitado quase 750 mil acidentes com vítimas. A partir de 2026, a produção da unidade de controle eletrônico (ECU) do ESP® será nacionalizada na planta da Bosch em Campinas (SP), marcando um passo importante para a indústria automotiva brasileira.
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ESP® (Programa de Controle de Estabilidade) – Sistema eletrônico que ajuda a manter o controle do veículo em situações de perda de aderência, evitando derrapagens.
ABS (Sistema Antitravamento) – Tecnologia que impede o travamento das rodas durante a frenagem, permitindo ao motorista manter o controle direcional do veículo.
ECU (Unidade de Controle Eletrônico) – O “cérebro” eletrônico que gerencia e controla diversas funções do veículo, incluindo o sistema ESP®.