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Porsche 963 RSP: A Evolução do Legado 917

Um hipercarro one-off que homenageia o lendário 917 com tecnologia de ponta nas ruas

Na vanguarda da inovação, a Porsche revela o 963 RSP – um modelo one‑off extremo que combina o espírito do icônico 917 do Conde Rossi com adaptações para uso em vias públicas.

Enquanto a Porsche se prepara para as 24 Horas de Le Mans, o 963 RSP foi apresentado hoje nas ruas próximas ao Circuit de la Sarthe, justamente ao lado do carro que inspirou sua criação. Este modelo, fruto de uma colaboração entre a Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America – em parceria com a lenda Roger Penske – homenageia uma ousada jornada do 917 realizada há 50 anos, quando um 917 (chassi 30) percorreu as ruas de Paris com mínimas alterações.

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Tudo começou como um “e se?” para um pequeno grupo de entusiastas da Penske e da Porsche, conforme explicou Timo Resch, Presidente e CEO da Porsche Cars North America. Inspirados pelo 917 da história, a equipe decidiu criar um 963 que mantivesse a essência e a aparência do clássico, mas com a robustez e a versatilidade necessárias para circular com segurança em vias públicas.

No aspecto externo, o 963 RSP se diferencia de seus irmãos de competição: ele foi pintado – um desafio singular para uma carroceria composta de fibra de carbono e Kevlar® ultrafina. A cor escolhida, “Martini Silver”, foi aplicada com uma técnica de verniz em três camadas, e detalhes como um logotipo “963 RSP” impresso em 3D e componentes menores em preto acetinado reforçam o design exclusivo. Alterações na carroceria, incluindo aberturas estratégicas nos para-lamas e a remoção das placas de cobertura típicas dos carros de corrida, também colaboram para a eficiência e a estética inspirada no lendário 917.

No interior, o 963 RSP oferece uma experiência única, conciliando o ambiente “de corrida” com um toque de luxo e conforto. Os assentos, concebidos em uma peça única de carbono e revestidos com couro bege, recebem detalhes em Alcantara que remetem ao acabamento artesanal dos 917 originais. Elementos como o volante revestido em couro, um painel sob medida com espaço para headset e até um porta-copos removível, impresso em 3D, demonstram a atenção extrema aos detalhes, transformando o volante de um carro de corrida em uma experiência de condução diferenciada para as ruas.

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Do ponto de vista mecânico, o 963 RSP passou por modificações essenciais para cumprir os requisitos para rodar legalmente em vias públicas. A altura do carro foi elevada ao máximo disponível, e os amortecedores Multimatic DSSV – originalmente projetados para protótipos de corrida – foram reprogramados para oferecer uma condução mais suave. A unidade de controle foi ajustada para garantir o funcionamento adequado das setas e dos faróis, enquanto o trem de força híbrido V8, equipado com bateria de íons de lítio, foi remapeado para proporcionar uma resposta mais amigável ao uso rodoviário, mantendo sua calibração original de corrida, com a inovadora capacidade de operar também com gasolina comum.

Durante os primeiros quilômetros nas ruas, Timo Bernhard vivenciou uma experiência marcante, afirmando que “dirigir por uma estrada pública com um 917 ao meu lado parecia irreal”. Segundo ele, o 963 RSP se comportou de modo extraordinariamente equilibrado – mais confortável e tolerante que seu irmão de corrida –, comprovando que a adaptação para as vias públicas preservou a essência do hipercarro.

O 963 RSP será exibido ao público durante as 24 Horas de Le Mans, antes de retornar a Stuttgart para uma apresentação oficial no Museu da Porsche. Em julho, o modelo estreará no Festival de Velocidade de Goodwood, posicionando-se como uma ponte entre a história das corridas e a inovação dos dias atuais.

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A nova criação é fruto de uma colaboração entre a Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America, em parceria com a icônica figura Roger Penske. Este projeto nasceu de um “e se?” que visava reproduzir em um 963 o espírito do 917 do Conde Rossi, que, há 50 anos, realizou uma jornada histórica pelas vias públicas de Paris. A homenagem se reflete em cada detalhe, integrando passado e presente.

Acompanhando o 963 RSP, há um capacete de competição sob medida em carbono, com detalhes em Martini Silver que harmonizam com a estética do carro. Complementando a experiência, um conjunto personalizado de ferramentas da Snap‑on é oferecido, composto por um baú com detalhes pintados na mesma cor, puxadores revestidos com o couro utilizado no interior do veículo, e uma placa comemorativa que celebra o projeto e seu homenageado. Suas gavetas possuem espumas moldadas sob medida para abrigar ferramentas e equipamentos especiais necessários para ligar, operar e fazer manutenção na máquina.

Embora o 963 RSP seja apto a circular em vias públicas sob circunstâncias especiais – atendendo aos requisitos locais para o uso de placas francesas de fabricante (do tipo “W”) –, o modelo não é homologado dentro da linha Porsche convencional. Projetado para permanecer como um exemplar único, ele se apresenta como uma peça exclusiva que celebra a história das corridas sem perder o caráter de um carro de rua.

No coração do 963 RSP está um trem de força emblemático. Equipado com um motor V8 biturbo de 4,6 litros, que remonta ao programa RS Spyder e evoluiu até ser utilizado no 918 Spyder, o motor entrega aproximadamente 680 cv. O virabrequim plano e o curso curto do motor garantem um ponto de montagem baixo, otimizando o centro de gravidade e contribuindo para um desempenho excepcional. Dois turbocompressores da fabricante holandesa Van der Lee, instalados no lado quente do motor, otimizam a resposta ao acelerador com uma sobrealimentação moderada.

A integração tecnológica do 963 RSP é reforçada por um sofisticado sistema elétrico híbrido. Componentes padronizados são fornecidos pela Bosch e pela Williams Advanced Engineering, que atuam, respectivamente, na unidade motora-geradora (MGU) – responsável pela entrega de potência e regeneração sob frenagem – e na bateria de alta voltagem. A MGU, instalada entre o motor e a caixa de câmbio, trabalha em sinergia com a transmissão sequencial Xtrac de sete marchas, garantindo uma condução adaptada para vias públicas sem perder a essência de um carro de corrida.

O sistema elétrico opera com até 800 volts, e a bateria de 1,35 kWh pode ser mobilizada a qualquer momento durante a aceleração, disponibilizando um impulso elétrico de 30 a 50 kW em curtos intervalos. Quando este impulso entra em ação, a potência do motor a combustão – que pode ultrapassar 8.000 rpm – é automaticamente regulada, proporcionando um equilíbrio entre desempenho extremo e dirigibilidade refinada.

Em síntese, o 963 RSP representa uma ambiciosa síntese entre a tradição do lendário 917 e as inovações contemporâneas. Cada detalhe, do acabamento externo na cor Martini Silver à personalização meticulosa do interior com couro e Alcantara, ressalta a paixão pela engenharia automotiva e pela história das corridas. Destinado a ser exibido nas ruas próximas ao Circuit de la Sarthe, ele promete emocionar fãs e colecionadores ao mesmo tempo que celebra uma era inesquecível do automobilismo.

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  • Capacete de competição em carbono – Projeto sob medida com detalhes em Martini Silver, que une proteção e exclusividade ao visual do hipercarro.
  • Ferramentas da Snap‑on personalizadas – Conjunto completo com baú e puxadores na mesma tonalidade do carro, ideal para manutenção e operação especial.
  • Motor V8 biturbo de 4,6L – Herança do programa RS Spyder, expandido para 4,6 litros e capaz de entregar aproximadamente 680 cv com centro de gravidade otimizado.

    Turbocompressores Van der Lee – Instalados no lado quente do motor para uma resposta ao acelerador rápida e eficiente, mantendo uma sobrealimentação moderada.
  • Sistema elétrico híbrido de 800V – Integração de energia com bateria de 1,35 kWh, que oferece impulsos elétricos de 30 a 50 kW sem comprometer a potência total do trem de força.
  • Transmissão sequencial Xtrac de 7 marchas – Sinergia perfeita com a unidade motora-geradora (MGU) para otimização de desempenho e regeneração de energia sob frenagem.
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