A Marquise Ambiental recebeu, nesta terça-feira (18), um novo lote de caminhões Scania movidos a biometano, reforçando seu compromisso com a descarbonização da coleta urbana de resíduos. A entrega foi realizada na sede da Planalto, em Goiânia (GO), e faz parte de um investimento de R$ 25 milhões.
A operação integra a estratégia da Marquise de renovar sua frota com tecnologias de baixo impacto ambiental. Os 18 veículos adquiridos estão sendo entregues em etapas e somam-se aos modelos já utilizados nas cidades de Fortaleza (CE) e Osasco (SP), onde operam com biometano, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
O modelo escolhido para o novo lote é o Scania G 280 XT, caminhão vocacional desenvolvido para o transporte urbano de resíduos. O veículo é equipado com motor Euro 6 de 9 litros, capaz de operar com biometano e/ou gás natural comprimido (GNC) em qualquer proporção. Sua configuração inclui oito cilindros de gás com capacidade total de 230 m³, o que garante autonomia adequada para trajetos urbanos. A cabine G comporta até quatro ocupantes (um motorista e três coletores).
Além do foco em sustentabilidade, o G 280 XT apresenta soluções de robustez e conforto, como o pacote off-road XT, câmbio automatizado Opticruise G25CM e torque de 1.350 Nm. O modelo tem PBTC de até 40 toneladas, posicionando-se como alternativa viável ao diesel em desempenho, mas com menor emissão de ruído e pegada de carbono.
Na primeira etapa da parceria, firmada em novembro de 2024, a Scania havia entregue três caminhões semipesados P 280 XT. Agora, com o G 280 XT, a empresa amplia sua aposta em modelos mais versáteis e com maior capacidade operacional para coletas em áreas urbanas.
Os investimentos da Marquise Ambiental estão alinhados à Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a substituição de combustíveis fósseis por soluções sustentáveis como o biometano. A meta da empresa é, futuramente, atuar em um ciclo completo: coletar os resíduos, gerar o biogás, produzir o biometano e abastecer sua própria frota, promovendo uma logística com balanço de carbono neutro.
A parceria com a Scania envolve ainda negociações para novas entregas, consolidando a marca como referência em transporte de resíduos limpo. Desde o início da comercialização dos caminhões a gás no Brasil, em 2019, a Scania já vendeu mais de 1.500 unidades, sendo pioneira na introdução dessa tecnologia no país.
Fernando Madrid, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania, destacou que os avanços tecnológicos dos veículos a gás construíram um novo mercado no Brasil: “Criamos pontes com produtores e distribuidores, levando viabilidade ao transporte pesado sustentável. A Marquise é parte fundamental desse movimento”.
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- Biometano – Gás obtido a partir da purificação do biogás gerado pela decomposição de resíduos orgânicos. Tem origem renovável e reduz emissões de CO₂.
- PBTC (Peso Bruto Total Combinado) – Soma do peso do veículo, carga e reboques, indicando sua capacidade total de transporte.
- Ciclo Otto – Ciclo termodinâmico utilizado em motores a gasolina e gás. Os motores da Scania a gás são dedicados, e não adaptados a partir do diesel.
- Opticruise G25CM – Câmbio automatizado da Scania que permite trocas suaves e rápidas, melhorando a eficiência em operações urbanas e severas.