terça-feira, 8 julho , 2025
28 C
Recife

Porsche Cayenne Electric bate recorde em subida histórica e mantém capacidade de reboque robusta

Protótipo próximo da versão de produção do SUV elétrico da Porsche superou recorde em trajeto desafiador na Inglaterra, mostrando alto desempenho, estabilidade e capacidade de uso diário com reboque de até 3,5 toneladas

Ponto de Ignição – O novo Porsche Cayenne Electric demonstrou seu alto potencial ao bater recorde na subida de montanha de Shelsley Walsh, uma das mais antigas competições de automobilismo do mundo. Equipado com tecnologia de suspensão ativa Porsche Active Ride, o SUV elétrico alcançou desempenho surpreendente, superando o recorde anterior para veículos desse segmento em mais de quatro segundos. Além disso, o modelo mantém capacidade robusta de reboque, equivalente a versões a combustão, podendo puxar até 3,5 toneladas com segurança e conforto.

O novo Porsche Cayenne Electric está passando por testes globais para ajustes finais, e seu desempenho vem sendo destacado como referência para SUVs totalmente elétricos. Há mais de 20 anos, o Porsche Cayenne é conhecido pela versatilidade, combinando performance, conforto e aptidão off-road. A versão elétrica preserva essa identidade, aliando tecnologia avançada e alta usabilidade para o cotidiano.

- Publicidade -

A demonstração mais recente ocorreu na subida de montanha de Shelsley Walsh, na Inglaterra, onde um protótipo do Cayenne Electric participou de uma filmagem enquanto competia em paralelo com veículos do British Hillclimb Championship. A pista, com cerca de 914 metros e inclinação máxima de 16,7%, apresenta trechos estreitos, de pouco mais de três metros e meio de largura, exigindo precisão extrema dos pilotos. A piloto Gabriela Jílková, especialista em desenvolvimento da equipe TAG Heuer Porsche Formula E, conduziu o SUV camuflado e superou o recorde anterior para um SUV em mais de quatro segundos.

O diferencial do desempenho foi a suspensão ativa Porsche Active Ride, tecnologia que mantém a carroceria nivelada em todas as situações de condução, como frenagens, curvas e acelerações dinâmicas. Essa suspensão ativa distribui a carga de forma equilibrada nas rodas, proporcionando estabilidade e precisão excepcionais. Segundo Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produto Cayenne, o sistema amplia o equilíbrio entre dinâmica e conforto, garantindo segurança e prazer na condução.

Além do recorde de tempo, o Cayenne Electric alcançou o primeiro ponto de medição a 18,3 metros da largada em apenas 1,94 segundo, marca que até então era atingida somente por monopostos com pneus slicks, feitos especialmente para corridas. O SUV, por sua vez, utilizava pneus convencionais de verão, o que reforça sua capacidade de aceleração. Schätzle afirma que o sistema de propulsão e o equipamento usados para bater o recorde já estão praticamente prontos para a produção em série.

- Publicidade -

Além do desempenho dinâmico, o protótipo do Cayenne Electric foi testado para uso prático e robusto. O apresentador britânico Richard Hammond utilizou o SUV para rebocar um carro clássico de mais de 100 anos, com peso total, incluindo trailer, de cerca de três toneladas. O veículo executou a tarefa com facilidade, demonstrando a capacidade real de reboque do modelo.

O Cayenne Electric foi desenvolvido com uma estrutura reforçada, tanto na carroceria quanto no sistema de tração e gerenciamento térmico da bateria de alta voltagem. Isso possibilita que o SUV elétrico tenha capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, dependendo da configuração, com homologação equivalente à das versões a combustão. Essa robustez reforça o compromisso da Porsche em manter a versatilidade que sempre caracterizou o modelo.

Michael Schätzle destaca que, apesar da continuidade dos motores a combustão e híbridos na linha Porsche por muitos anos, a eletrificação abriu possibilidades inéditas de desempenho. O Cayenne Electric marca uma nova geração que combina potência, eficiência e praticidade para o uso diário, estabelecendo novos parâmetros para SUVs elétricos.

- Publicidade -

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Suspensão ativa – sistema que ajusta automaticamente a rigidez e altura da suspensão para melhorar estabilidade e conforto durante a condução.

Porsche Active Ride – tecnologia exclusiva da Porsche que mantém a carroceria nivelada e garante melhor distribuição de carga nas rodas para maior precisão na direção.

Homologação – processo oficial que certifica que o veículo atende às normas técnicas e legais para uso e comercialização, incluindo capacidades como reboque.

Gerenciamento térmico – sistema que controla a temperatura da bateria e componentes elétricos para garantir desempenho, segurança e durabilidade.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Novo Peugeot 2008
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Tombini

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas de Serviços Chevrolet