sexta-feira, 29 agosto , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Stellantis recebe certificação do Ministério da Saúde por salas de apoio à amamentação

O selo “Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta” (SAMTA) foi concedido às unidades de Goiana e Jaboatão dos Guararapes (PE), onde a empresa mantém espaços que funcionam 24 horas por dia.

A Stellantis recebeu o selo “Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta” (SAMTA) do Ministério da Saúde para as salas de lactação em seus polos automotivos de Goiana e Jaboatão dos Guararapes (PE). O reconhecimento reforça o compromisso da empresa em apoiar o aleitamento materno e acolher as colaboradoras no retorno ao trabalho após a licença-maternidade.

A Stellantis recebeu nesta quarta-feira (27) a certificação “Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta (SAMTA)”, concedida pelo Ministério da Saúde. O reconhecimento foi para as salas de lactação dos polos automotivos de Goiana e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, e reforça o compromisso da empresa com a maternidade e a promoção do aleitamento materno.

- Publicidade - Ofertas FIAT

As salas de apoio são ambientes que permitem que as mães façam a ordenha, o armazenamento e a conservação do leite materno em segurança, conforto e tranquilidade. O objetivo é que as colaboradoras possam manter a amamentação exclusiva ou continuada mesmo depois de voltarem da licença-maternidade. As placas com o selo foram entregues pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Juliana Agosto Dourado, auxiliar de produção na área de pintura da fábrica de Goiana, é um exemplo da importância do projeto. Ela conta que o espaço lhe deu a segurança para continuar amamentando a filha Alice Sofia, de sete meses. “A sala de apoio foi um alívio, porque me deu segurança, praticidade e acolhimento. Saber que tinha um espaço adequado para fazer a ordenha me tranquilizou, e assim consegui garantir o leite da minha filha mesmo enquanto estava no trabalho”, relata Juliana.

Incentivo e apoio às famílias

A Stellantis mantém salas de lactação em todas as suas unidades na América do Sul. Os espaços funcionam 24 horas por dia para atender funcionárias de todos os turnos. Além da infraestrutura, a empresa oferece orientação às mães antes do retorno ao trabalho.

- Publicidade -

A companhia também oferece benefícios específicos, como o Auxílio Lactente (em Minas Gerais) e o Auxílio Leite (em Pernambuco e Paraíba), voltados para crianças que, por motivos clínicos, não podem ser amamentadas. As unidades de Porto Real (RJ), São Paulo, Teksid e Itaúna (MG) também contam com essa política de apoio às famílias.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

Lactação – É o processo de produção de leite pelas glândulas mamárias. O termo também é usado para se referir ao período em que as mães amamentam seus filhos.

Ordenha – O processo de extrair o leite materno. A ordenha pode ser feita de forma manual, com as mãos, ou com o auxílio de bombas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Licença-maternidade – Período de afastamento do trabalho concedido à mulher após o nascimento de um filho. O período de licença-maternidade tem como objetivo garantir que a mãe possa se recuperar do parto e cuidar do bebê.

Auxílio Lactente – Um benefício concedido por algumas empresas e governos para ajudar famílias que têm bebês que, por motivos de saúde, não podem ser amamentados.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil