A Mitsubishi Motors apresentou a série especial Triton Tarmac
, um modelo que prioriza o uso urbano e rodoviário. Com apenas 140 unidades disponíveis, a picape é produzida no Brasil e se destaca pela robustez, design exclusivo na cor Azul Tarmac
e um conjunto mecânico que garante conforto e desempenho. O modelo está disponível para pré-venda a partir de R$ 254.990,00 e vem com cinco anos de garantia.
A Mitsubishi Motors lançou a série especial Triton Tarmac, a primeira da picape da marca a chegar ao mercado. Com produção limitada a 140 unidades na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), o modelo é focado em clientes que buscam segurança, versatilidade e robustez sem a necessidade de tração 4×4.
O nome Tarmac
, que remete a asfalto, traduz a proposta do modelo de oferecer conforto e desenvoltura tanto em rodovias de longa distância quanto nas imperfeições das cidades. A picape está disponível em uma única e exclusiva cor: Azul Tarmac
, com detalhes em preto brilhante.
Estrutura e Design
Construída sobre o conceito Mega Chassis, o mesmo da linha Triton, a série especial Tarmac apresenta o chassi mais robusto já desenvolvido pela Mitsubishi. A picape mantém a ampla distância entre eixos, comprimento e largura generosos, garantindo conforto e estabilidade.
O design externo da Triton Tarmac compartilha atributos da versão topo de linha Katana, como a grade frontal no conceito Dynamic Shield e o conjunto óptico completo em LED. A série especial se diferencia pelas rodas diamantadas de 20 polegadas, maiores que as das outras versões, e um projetor de luz exclusivo com o logotipo Tarmac
que se acende ao abrir as portas.
Para maior praticidade, o modelo vem equipado com rack de teto, capota retrátil ajustável em três posições e rede organizadora de cargas.
Interior e Tecnologia
O interior da Tarmac segue o conceito de “eixo horizontal”, alinhando todos os comandos para uma vida a bordo mais intuitiva. O volante multifuncional com revestimento em couro e os botões físicos facilitam o uso sem tirar a atenção do trânsito. O painel de instrumentos é intuitivo, com uma tela de 7 polegadas de alta definição que exibe informações de dirigibilidade e segurança.
O sistema de entretenimento conta com uma tela sensível ao toque de 8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O sistema de som, de alta qualidade, é da renomada marca JBL, com amplificador, tweeters, alto-falantes e um subwoofer. O interior sofisticado utiliza couro combinado com tecido de Alcantara e mantém o apelo esportivo com acabamentos em preto no teto e nas colunas. O modelo conta ainda com sistema de ar-condicionado dual-zone e saídas de ar no teto para uma refrigeração mais eficiente na cabine.
Motor, Câmbio e Suspensão
A Triton Tarmac mantém o conjunto mecânico da linha: um motor 4N16 Super High Power, diesel, de 2.4 litros com dupla turbina, que entrega 205 cv de potência e 47,9 kgfm de torque. O propulsor, com duplo comando de válvulas e sistema de injeção direta, garante respostas rápidas e consumo otimizado.
O câmbio automático de seis marchas com calibração adaptativa INVECS-II e o sistema de SCR (ureia) com autonomia de mais de 10 mil quilômetros garantem desempenho e baixos níveis de emissão. A suspensão foi ajustada para oferecer o máximo de conforto, segurança e estabilidade, com sistema independente na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira, ideal para uso urbano e em estradas não pavimentadas.
O lançamento da Triton Tarmac é um movimento estratégico da Mitsubishi Motors para diversificar sua linha de picapes e atrair um novo perfil de consumidor. Ao criar uma série especial 4×2, a marca reconhece que uma parte significativa do mercado de picapes de porte médio é utilizada predominantemente em ambiente urbano e rodoviário, onde a tração 4×4 não é uma prioridade. Essa abordagem permite à Mitsubishi oferecer um produto com os atributos de robustez e design da família Triton, mas a um preço mais acessível e competitivo para um público mais amplo.
O foco em detalhes exclusivos, como as rodas de 20 polegadas, o projetor de luz e o interior sofisticado, demonstra que a Triton Tarmac não é apenas uma versão simplificada, mas um produto pensado para valorizar a experiência do cliente. A manutenção da mesma mecânica robusta e das qualidades estruturais, como o Mega Chassis, garante que a picape mantenha a confiabilidade e segurança que são marcas registradas da Mitsubishi. A aposta da marca em uma versão que une tecnologia, conforto e estilo, sem abrir mão da confiabilidade mecânica, posiciona a Triton Tarmac como uma opção inteligente no segmento de picapes.
Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende
Tarmac: Termo em inglês que se refere à superfície de uma estrada ou pista de aeroporto feita de asfalto. Usado para designar modelos focados em desempenho e uso em vias pavimentadas.
Latin NCAP: Um programa de segurança veicular que avalia o desempenho dos carros em colisões, concedendo notas de segurança de 0 a 5 estrelas.
DOHC (Double OverHead Camshaft): Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote, uma tecnologia que utiliza duas árvores de comando para controlar as válvulas do motor, otimizando o fluxo de ar e combustível.
SCR (Selective Catalytic Reduction): Um sistema de pós-tratamento de gases de escape que utiliza um fluido à base de ureia para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) dos motores a diesel.
INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System): Um sistema de controle eletrônico de transmissão adaptativa da Mitsubishi que ajusta o padrão de trocas de marcha de acordo com o estilo de condução do motorista e as condições da estrada.
Dynamic Shield: Conceito de design da Mitsubishi Motors para a frente de seus veículos, caracterizado por uma grade frontal imponente e elementos que transmitem sensação de proteção e dinamismo.