O Peugeot 208 GT Turbo 200 foi reconhecido como o mais rápido na categoria Compactos (Sedãs e Hatches) do Ranking Folha Mauá 2025, superando a concorrência em aceleração e retomada, tanto com etanol quanto com gasolina. O hatch de topo de gama, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, é equipado com o premiado motor turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima, acoplado a um câmbio CVT. Esse mesmo motorização equipa as versões Active, Allure e a recém-lançada 208 GT T200 Hybrid AT, garantindo alto desempenho e economia de combustível em toda a linha.
O Peugeot 208 GT Turbo 200 acaba de conquistar um importante reconhecimento no cenário automotivo nacional, sendo eleito o mais rápido em sua categoria pelo Ranking Folha Mauá 2025.
O hatch superou todos os concorrentes na categoria Compactos (Sedãs e Hatches) em todas as provas de desempenho, que incluem aceleração e retomada de velocidade.
Os testes foram conduzidos utilizando tanto etanol quanto gasolina, demonstrando a eficiência do powertrain flex do modelo.
O Peugeot 208 GT Turbo 200 demonstrou seu alto desempenho ao acelerar de zero a 100 km/h em apenas 9,3 segundos.
O coração do modelo é o premiado motor turbo 200, que gera 130 cv de potência máxima e está acoplado a um câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável).
Essa combinação garante ao veículo um bom equilíbrio entre desempenho e economia de combustível, tornando-o versátil para o uso urbano e também para viagens mais longas.
O mesmo motor turbo 200 equipa toda a linha Peugeot 208, incluindo as versões Active e Allure, bem como o recém-lançado Peugeot 208 GT T200 Hybrid AT.
Isso significa que as versões de entrada e intermediárias da gama também entregam o mesmo nível de desempenho da versão topo de gama, oferecendo uma experiência de condução diferenciada para todos os motoristas.
Além da performance, o 208 GT Turbo 200 destaca-se pelas suas características avançadas de design, tecnologia e dirigibilidade.
O hatch conta com rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas e a nova central multimídia PEUGEOT i-Connect Advanced de 10,3 polegadas.
A central i-Connect Advanced oferece espelhamento sem fio para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando conectividade e praticidade ao motorista.
Os testes de desempenho do Ranking Folha Mauá 2025 são realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que utiliza o V-Box (um equipamento de medição de alta precisão que usa sinal de GPS).
As provas de aceleração e retomada são realizadas em Limeira (SP), na pista da empresa ZF.
Já a verificação de consumo em ciclo urbano é feita em um trajeto de 27 km, enquanto o percurso rodoviário simula uma condução a 90 km/h por 31 km.
Ambos os trajetos de consumo são realizados em São Caetano do Sul (na Grande São Paulo), onde está localizada a sede do instituto de tecnologia.
Para carros flex, como o Peugeot 208, são realizadas duas medições de consumo: uma com etanol e outra com gasolina, garantindo a precisão dos dados.
No caso de modelos elétricos, o consumo é medido por meio de um carregador instalado no Instituto Mauá de Tecnologia, calculando o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.
O reconhecimento do Peugeot 208 GT Turbo 200 no ranking reflete uma estratégia bem-sucedida da marca em oferecer desempenho superior, que é um diferencial crucial em um segmento tão disputado como o de compactos.
O desempenho de 9,3 segundos de 0 a 100 km/h coloca o modelo em clara vantagem dinâmica contra concorrentes diretos que frequentemente utilizam motores aspirados ou turbos de menor potência, justificando o foco no motorista que a Peugeot busca em seu hatch topo de gama.
A padronização do potente motor turbo 200 em toda a linha 208 é um ponto forte, pois estende a experiência de condução diferenciada a um público mais amplo, competindo em performance mesmo em suas versões de entrada.
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Câmbio CVT – Continuously Variable Transmission (Transmissão Continuamente Variável). É um tipo de câmbio automático que não utiliza engrenagens fixas, mas sim duas polias e uma correia, permitindo infinitas relações de marcha para otimizar a economia de combustível e o desempenho.
Aceleração – Medida do tempo que um veículo leva para atingir uma determinada velocidade, geralmente de 0 a 100 km/h, sendo um indicador direto da potência e da performance do motor e do trem de força.
Retomada – Medida do tempo que um veículo leva para aumentar sua velocidade dentro de uma faixa (por exemplo, de 60 km/h para 100 km/h), sendo crucial para ultrapassagens em estradas e um indicador da elasticidade do motor.
V-Box – Um equipamento de medição de GPS de alta precisão, usado em testes automotivos para medir performance, como tempo de aceleração, velocidade máxima e distâncias de frenagem.