quinta-feira, 9 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Stellantis consolida liderança na América do Sul com forte desempenho de vendas

O grupo automotivo superou 735 mil veículos comercializados e alcançou 23% de participação na região, impulsionado pelo domínio de marcas como Fiat e Jeep nos mercados do Brasil e Argentina.

A Stellantis reforça sua posição como líder de mercado na América do Sul no acumulado de 2025, registrando 735.584 veículos vendidos e 23% de market share. O Brasil contribuiu com mais de 536 mil unidades e 29,6% de participação, enquanto a Argentina cresceu significativamente, alcançando 31,3% do mercado. Destaques incluem a Fiat Strada, veículo mais vendido do país, e a Ram, líder em picapes fullsize.

A Stellantis se mantém na liderança dos mercados de automóveis e comerciais leves na América do Sul no acumulado dos nove primeiros meses de 2025.

- Publicidade - Ofertas FIAT

No total, a companhia comercializou 735.584 veículos entre janeiro e setembro, garantindo uma participação de 23% no mercado sul-americano.

O Brasil é um pilar dessa liderança, com 536.365 veículos vendidos pela Stellantis no período e uma expressiva participação de 29,6%.

O veículo mais vendido do país é a Fiat Strada, que sozinha ultrapassou a marca de 100 mil unidades emplacadas no ano.

- Publicidade -

Na Argentina, a empresa registra um forte crescimento constante, alcançando 31,3% do mercado.

Foram 148.487 veículos vendidos na Argentina no acumulado de 2025, um avanço de 59.916 unidades em comparação com o ano anterior, 2024.

O modelo mais vendido na Argentina é o Fiat Cronos, consolidando a força da marca italiana também no país vizinho.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A Fiat é a marca líder no mercado brasileiro, totalizando 384.645 unidades vendidas no acumulado do ano.

Com 21,2% de market share, a Fiat está à frente da segunda colocada por mais de 77 mil carros.

Em setembro, a marca emplacou 47.249 unidades e colocou dois de seus modelos entre os três mais vendidos do Brasil.

A Fiat Strada liderou o ranking de setembro com 13.878 emplacamentos, e o Fiat Argo ficou em terceiro lugar com 9.484 unidades comercializadas.

No ranking acumulado dos dez mais vendidos do país, a Fiat também posiciona o Argo na terceira colocação e o Mobi na sétima posição.

A Fiat também lidera os principais segmentos do mercado, incluindo a primeira colocação em todas as picapes, vans e hatchs.

Entre os SUVs híbridos, a Fiat se destaca na primeira posição, com 27,3% de market share e 32.259 unidades comercializadas em 2025.

A marca Jeep alcançou seu melhor resultado comercial do ano em setembro, com 11.540 unidades vendidas.

No acumulado do ano, a Jeep totaliza 86.114 emplacamentos, consolidando sua posição no segmento de SUVs.

Destaque para o lineup de modelos Jeep produzidos no Brasil, com o Compass registrando um crescimento de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

O Jeep Compass vendeu 5.291 unidades em setembro e mais de 42 mil no acumulado do ano.

O Jeep Renegade e o Jeep Commander também tiveram seu melhor resultado comercial do ano em setembro, com 4.547 e 1.643 unidades, respectivamente.

Outra marca do grupo, a Ram, referência no segmento de picapes, superou 20 mil emplacamentos no acumulado de 2025.

No segmento de picapes fullsize, que engloba os modelos Ram 3500, Ram 2500 e Ram 1500, a marca detém 63% de participação de mercado no acumulado do ano.

A picape Ram Rampage apresentou seu melhor desempenho do ano em setembro, superando 2.250 emplacamentos e ultrapassando 50 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento.

A liderança da Stellantis no mercado sul-americano, especialmente no Brasil e Argentina, é consolidada pela força de marcas tradicionais como a Fiat, com produtos de grande volume como a Strada e o Cronos.

O domínio da Fiat nos segmentos de picapes, vans e hatchs mostra a penetração da marca em frotas e entre consumidores de modelos de entrada e trabalho.

O avanço da Jeep e da Ram indica que a estratégia da Stellantis de diversificar seu portfólio em segmentos de maior valor agregado, como SUVs e picapes premium, está rendendo frutos.

Ao competir em praticamente todos os segmentos de alta demanda com modelos líderes, como o Fiat Strada contra concorrentes como a Volkswagen Saveiro e a Chevrolet Montana, e os SUVs da Jeep contra modelos de marcas como Toyota e Hyundai, a Stellantis demonstra uma forte capacidade de adaptação e de retenção de clientes na região.

A sustentação dessa liderança depende da manutenção da relevância e competitividade de seus produtos mais vendidos, além da expansão em nichos promissores como os SUVs híbridos, onde a Fiat já tem uma posição de destaque.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Market Share – Termo em inglês que se refere à fatia de mercado, ou seja, a porcentagem de vendas de uma empresa ou produto em relação ao total de vendas daquele segmento.

Comerciais Leves – Categoria de veículos que inclui picapes leves e médias, vans e furgões, frequentemente utilizados para transporte de carga ou trabalho.

SUVs Híbridos – Sport Utility Vehicles (Veículos Utilitários Esportivos) que utilizam dois tipos de motorização: um motor a combustão e um ou mais motores elétricos.

Picapes Fullsize – Picapes de porte grande ou completo, geralmente importadas e com alta capacidade de reboque e carga, voltadas para o segmento premium de trabalho e lazer.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação