O Nissan LEAF, o primeiro veículo elétrico de mercado de massa lançado em 2011, está de volta em sua terceira geração, sinalizando a determinação da Nissan em liderar a inovação elétrica. Orgulhosamente construído em Sunderland, no Reino Unido, o novo modelo foi lançado em Copenhague e ostenta uma autonomia de até 386 milhas (621 km – WLTP), um novo visual de crossover, tecnologia integrada e uma série de novos recursos de assistência ao motorista. O veículo utiliza a plataforma CMF-EV e oferece baterias de 52 kWh e 75 kWh, além de potência de 215 cv e conectividade Google built-in.
O novo LEAF representa a personificação do DNA da Nissan: inteligente, elegante, stylish e pronto para a próxima geração de motoristas de EV.
Clíodhna Lyons, Vice-Presidente Regional de Planejamento de Produtos e Serviços da Nissan AMIEO, destacou que o modelo oferece a conveniência e a emoção que os clientes exigem.
A Nissan continua a aprimorar sua oferta elétrica na Europa e na região AMIEO (África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania).
O design do novo LEAF foi desenvolvido no Global Design Studio da Nissan em Atsugi, no Japão, e é fabricado na Nissan Sunderland Plant, no Reino Unido.
O modelo apresenta um visual crossover dinâmico que combina eficiência aerodinâmica e impacto visual.
Com um coeficiente de arrasto (drag coefficient) de apenas 0,25, o visual elegante e fluido do carro suporta a excelente autonomia de 386 milhas (621 km – WLTP) e a eficiência geral do modelo.
O exterior do Nissan LEAF foi atualizado com recursos projetados para chamar a atenção, mantendo o estilo de emissão zero.
Dentre os destaques visuais estão os maçanetas das portas embutidas, superfícies esculpidas e uma linha do teto fluida.
O modelo conta com uma exclusiva assinatura de luz traseira 3D e rodas de liga leve de 19 polegadas opcionais com estilo aerodinâmico.
O teto panorâmico com escurecimento, com sutis detalhes em relevo LEAF, complementa o visual elegante.
O interior é espaçoso e ideal para famílias, incluindo um volume de carga de até 437 litros (VDA).
A flexibilidade é adicionada com o porta-malas com abertura elétrica (power liftgate) e opções de barras de teto (roof rail).
Sete opções de cores, incluindo a exclusiva Luminous Teal, permitem que o Nissan LEAF seja personalizado para diversos perfis de motoristas.
O novo Nissan LEAF oferece duas opções de bateria: 52 kWh e 75 kWh.
A versão de 52 kWh oferece uma autonomia de 271 milhas (436 km) (WLTP), enquanto a versão de 75 kWh atinge 386 milhas (621 km) (WLTP).
A autonomia de 386 milhas (621 km) está entre as melhores do segmento, proporcionando mais confiança aos motoristas.
A versão de 75 kWh apresenta uma autonomia de até 269 milhas (433 km) a 70 mph (112 km/h) na estrada.
O consumo de energia desta versão chega a ser de apenas 4,5 milhas/kWh, garantindo que viagens mais longas possam ser realizadas com menos paradas para recarga.
O novo Nissan LEAF suporta carregamento rápido DC de 150 kW (quilowatts), recuperando até 273 milhas (440 km) em apenas 30 minutos.
O Nissan LEAF está equipado com capacidade Vehicle-to-Load (V2L), com saída de até 3,1 kW para conectar pequenos dispositivos, como laptops ou equipamentos de cozinha em camping.
No futuro, o LEAF estará pronto para a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), permitindo que a energia da bateria seja devolvida à rede elétrica quando necessário.
O veículo é construído na plataforma modular CMF-EV, compartilhada com o Nissan Ariya, proporcionando uma condução envolvente e confortável.
A suspensão é MacPherson na dianteira e multi-link na traseira, garantindo uma condução suave e ágil em ruas urbanas e autoestradas.
O motor elétrico refinado no coração do LEAF entrega desempenho limpo e responsivo: 215 cv (horse power) de potência e 355 Nm (Newton-metros) de torque.
A potência impulsiona o LEAF de 0 a 100 km/h (0 a 62 mph) em 7,6 segundos (no modo Sport com a bateria de 75 kWh).
O veículo conta com o recurso e-Pedal Step para uma condução suave usando apenas um pedal.
O sistema ProPILOT Assist com Navi-link oferece controle de cruzeiro adaptativo e automação sensível à velocidade.
O 3D Around View Monitor com perspectiva de 8 pontos e Invisible Hood View auxilia na navegação de espaços urbanos estreitos e no estacionamento.
A frenagem regenerativa com paddle shifts (borboletas no volante) e assistência de controle de distância recupera energia durante a desaceleração.
O Nissan LEAF está equipado com uma suíte de recursos avançados de segurança e assistência ao motorista, incluindo Frenagem de Emergência Inteligente e Intervenção de Ponto Cego.
Outros recursos de segurança incluem Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Assistência de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist).
No centro da experiência conectada do LEAF está o NissanConnect com Google built-in, oferecendo integração perfeita com a vida diária do motorista moderno.
Este sistema combina o Google Maps com o In Car Route Planner para navegação intuitiva e planejamento automatizado de jornada de carregamento.
O Google Assistant permite controle hands-free sobre navegação, mídia e clima, enquanto o Google Play Store oferece acesso a aplicativos e ferramentas de produtividade.
No interior, duas telas de 14,3 polegadas (cluster e central) formam um cockpit totalmente digital.
O aplicativo NissanConnect Services oferece acesso remoto para verificação da bateria, preparação do clima interno e planejamento de viagens.
O novo Nissan LEAF entra em um mercado europeu de EVs cada vez mais competitivo, onde a autonomia de 621 km e o design de crossover são vantagens claras contra concorrentes como o Volkswagen ID.3 e o Hyundai Kona Electric.
O uso da plataforma CMF-EV e a inclusão de tecnologias de ponta, como V2L e V2G (futuramente), colocam a Nissan em uma posição forte, especialmente ao integrar o Google built-in, que oferece um nível de conectividade e conveniência superior a muitos rivais, tornando o LEAF uma opção altamente atraente para famílias e commuters que buscam eficiência e tecnologia.
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Vehicle-to-Load (V2L) – Tecnologia que permite que a energia armazenada na bateria de um EV seja usada para alimentar dispositivos externos ou aparelhos elétricos.
Coeficiente de Arrasto – Medida da resistência aerodinâmica que um veículo enfrenta ao se mover pelo ar; um número baixo (0,25) indica alta eficiência.
CMF-EV – Plataforma modular para veículos elétricos desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, otimizada para desempenho e arquitetura de EV.
ProPILOT Assist com Navi-link – Sistema de assistência ao motorista que combina controle de cruzeiro adaptativo e assistência de manutenção de faixa para semi-autonomia em rodovias.