O primeiro cinto de segurança multiadaptável do mundo, com estreia prevista no SUV totalmente elétrico EX60 da Volvo Cars, foi reconhecido pela revista TIME como uma das Melhores Invenções de 2025. O novo cinto foi projetado para proteger melhor os ocupantes, adaptando-se às condições do trânsito e às características do indivíduo, como altura, peso e posição do assento, por meio de dados em tempo real de sensores avançados e atualizações de software over-the-air (OTA).
O cinto de segurança multiadaptável da Volvo Cars foi incluído na lista anual das Melhores Invenções da TIME, que destaca 300 inovações extraordinárias que estão mudando nossas vidas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Volvo Cars é reconhecida pela revista por sua mais recente inovação em segurança automotiva.
O novo cinto de segurança foi projetado para proteger ainda melhor os ocupantes, adaptando-se tanto às condições do trânsito quanto às características da pessoa que o utiliza.
Åsa Haglund, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars, expressou orgulho por serem reconhecidos pela TIME como líderes em segurança.
O sistema aproveita dados em tempo real dos sensores internos e externos avançados do carro para personalizar a proteção.
O sistema se ajusta à situação atual do trânsito e ao perfil pessoal único de motoristas e passageiros.
O perfil pessoal inclui fatores como altura, peso, formato do corpo e posição do assento do ocupante.
Por exemplo, um ocupante maior em um acidente grave receberá uma configuração de carga maior no cinto.
Este ajuste visa ajudar a reduzir o risco de ferimentos na cabeça do ocupante mais pesado.
Já um ocupante menor em um acidente mais leve receberá uma configuração de carga menor no cinto.
Essa configuração de carga menor ajuda a reduzir o risco de fraturas nas costelas do ocupante mais leve.
Os recursos do novo cinto de segurança multiadaptável são projetados para melhorar continuamente por meio de atualizações de software sem fio (over-the-air).
À medida que a Volvo Cars reúne mais insights, o carro pode aprimorar sua compreensão dos ocupantes, dos novos cenários de tráfego e das estratégias de resposta ideais.
Isso demonstra como a Volvo Cars continua liderando a inovação em segurança ao aproveitar insights de dados do mundo real para melhor proteger as pessoas.
No ano passado, o Driver Understanding System da Volvo Cars também foi nomeado uma das Melhores Invenções de 2024 pela TIME.
O Driver Understanding System, disponível nos modelos Volvo EX90 e ES90, usa tecnologia de detecção em tempo real.
O sistema ajuda a detectar se um motorista está debilitado, cansado ou distraído.
Dessa forma, o carro pode intervir para fornecer suporte ao motorista, se necessário.
O novo cinto de segurança multiadaptável será introduzido no próximo Volvo EX60, um SUV totalmente elétrico.
O Volvo EX60 será revelado ao mundo em 21 de janeiro de 2026 durante um evento transmitido ao vivo de Estocolmo, na Suécia.
O desenvolvimento do cinto de segurança multiadaptável reforça a posição da Volvo Cars como pioneira em segurança, utilizando a personalização e a conectividade para oferecer um nível de proteção superior aos sistemas passivos tradicionais.
Em um mercado de SUVs elétricos de luxo onde a segurança é um diferencial crucial, a inclusão deste sistema no futuro EX60 dá à Volvo uma vantagem competitiva significativa.
A capacidade de melhorar continuamente por meio de atualizações de software garante que a segurança do veículo evolua ao longo do tempo, agregando valor a longo prazo para o consumidor e elevando o padrão de tecnologia de segurança para a indústria automotiva global.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.
Cinto de Segurança Multiadaptável – Tecnologia que ajusta a força de retenção do cinto com base em dados em tempo real sobre o acidente e as características do ocupante (como peso e altura).
Dados em Tempo Real – Informações coletadas e processadas instantaneamente pelos sensores do veículo, permitindo respostas imediatas e personalizadas do sistema.
Atualizações de Software Over-the-Air (OTA) – Método de atualização de software de um veículo de forma remota, sem a necessidade de visita a uma concessionária, permitindo melhorias contínuas.
Configuração de Carga – A força máxima de contenção que o cinto de segurança pode aplicar ao corpo do ocupante para desacelerá-lo durante uma colisão, minimizando lesões.