quarta-feira, 29 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Volkswagen Golf GTI EDITION 50 é o mais potente da história com 325 cv

A Volkswagen celebra o 50º aniversário do GTI com um modelo de produção exclusivo, o mais poderoso já feito, que oferece 325 PS e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

A Volkswagen anunciou o lançamento do novo Golf GTI EDITION 50, o modelo de produção mais potente da história do GTI, com 239 kW (325 PS) e 420 Nm de torque. Criado para celebrar o 50º aniversário do GTI em 2026, o carro já está disponível para encomendas com preço inicial de 54.540 euros e apresenta design exclusivo, chassi adaptativo e velocidade máxima de 270 km/h. O modelo oferece 18 kW (25 PS) a mais que o Golf GTI Clubsport, que era o mais potente até então, e pode ser equipado com o GTI Performance package opcional para dinamismo superior.

A Volkswagen lançou o novo Golf GTI EDITION 50, um modelo exclusivo criado para celebrar o 50º aniversário do GTI em 2026.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O lançamento chega ao mercado em tempo para o início do ano de aniversário e já está disponível para encomendas na Europa.

O Golf GTI EDITION 50 é, oficialmente, o modelo de produção mais potente da história do GTI.

Seu motor entrega 239 kW ou 325 PS (cavalos-vapor), e um torque de 420 Nm (Newton-metros).

- Publicidade -

Para se ter uma ideia, isso representa 18 kW (25 PS) a mais de potência em comparação com o Golf GTI Clubsport, o modelo de produção mais potente anterior.

O motor potente permite ao GTI EDITION 50 acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

A velocidade máxima que o esportivo compacto pode atingir é de 270 km/h.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O preço inicial do Golf GTI EDITION 50 para encomendas é de 54.540 euros no mercado alemão.

Em termos de chassi e dirigibilidade, o modelo apresenta uma suspensão dianteira do tipo MacPherson e uma traseira do tipo quatro links.

A altura do carro é 15 mm mais baixa do que um Golf clássico, o que garante maior estabilidade e desempenho dinâmico.

De série, o modelo já é equipado com o controle de suspensão adaptativo DCC (Dynamic Chassis Control), um sistema que ajusta automaticamente a rigidez da suspensão.

As rodas de série são de 19 polegadas, modelo Queenstown em liga leve, que apresentam um chamativo verniz de esmalte vermelho.

O consumo de energia combinado do GTI EDITION 50 fica entre 7,9 e 7,6 litros por 100 km, com emissões de CO₂ combinadas entre 179 e 173 g/km (Classe G-F).

Para os entusiastas da esportividade, a Volkswagen oferece o GTI Performance package EDITION 50 opcional, que custa 4.200 euros.

Este pacote Performance inclui pneus semi-slicks Potenza Race da Bridgestone, com 235 mm de largura, calçados em rodas forjadas Warmenau de 19 polegadas.

O package conta também com um sistema de escape R-Performance mais leve, com silenciadores traseiros em titânio, e um novo chassi Performance rebaixado em mais cinco milímetros.

Para melhorar o desempenho em curvas, o pacote Performance aumenta o camber (inclinação vertical da roda) no eixo dianteiro para -2 graus.

O pacote também contribui para uma redução de peso de cerca de 30 kg no modelo de aniversário.

O potencial do carro com o pacote EDITION 50 GTI Performance foi confirmado pelo piloto Benjamin Leuchter no circuito Nürburgring Nordschleife.

O piloto completou a volta de 20.832 km em 07:46:13 minutos, a volta mais rápida já feita por um Golf de produção no lendário circuito.

Em termos de design exclusivo, o modelo traz inúmeros destaques que remetem ao automobilismo.

O interior possui assentos esportivos com o clássico padrão xadrez, que conta com detalhes em verde escuro e cintos de segurança vermelhos.

O volante multifuncional esportivo em couro apresenta um emblema “50 Years GTI” e borboletas (shift paddles) integradas para o câmbio automatizado de sete velocidades DSG.

No exterior, o logo GTI 50 é posicionado no aerofólio do teto e nas partes internas dos espelhos retrovisores.

Outras características exclusivas são os frisos especiais nas soleiras das portas, o teto pintado na cor preta e as caixas dos espelhos retrovisores também em preto.

Uma faixa lateral marcante na cor preta com um gradiente em direção ao vermelho Tornado enfatiza o caráter esportivo.

O Golf GTI EDITION 50 é oferecido em cinco cores externas, sendo o Verde Musgo Escuro Metálico (Dark Moss Green metallic) e o Vermelho Tornado (Tornado Red) exclusivos para o modelo de aniversário.

De série, o modelo já é bem equipado, incluindo faróis matriciais IQ.LIGHT LED, rodas Queenstown de 19 polegadas com verniz vermelho e tampas de cubo dinâmicas GTI.

Outros opcionais incluem o volante esportivo multifuncional aquecido com microfibra ArtVelours e borboletas para troca de marchas.

O GTI é um culto global com mais de 2,5 milhões de unidades produzidas desde o primeiro Golf GTI em 1976.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Motor de Produção Mais Potente – Termo que indica que, excluindo modelos modificados ou tunados por terceiros, este é o veículo com a maior potência (325 PS) que a fábrica da Volkswagen já produziu para a linha GTI.

Torque (420 Nm) – Medida da força de rotação do motor. Um torque elevado de 420 Nm (Newton-metros) significa que o carro tem excelente capacidade de aceleração e retomada de velocidade, especialmente em baixas rotações.

Camber – Ângulo de camber é a inclinação vertical da roda em relação ao solo. O aumento do camber negativo (roda inclinada para dentro no topo) para -2 graus no eixo dianteiro melhora significativamente a aderência e a estabilidade do carro em curvas de alta velocidade, um ajuste comum em veículos de competição.

DCC (Dynamic Chassis Control) – Sistema de suspensão adaptativa da Volkswagen que utiliza válvulas controladas eletronicamente nos amortecedores. Ele permite que o motorista ou a própria unidade de controle ajuste a rigidez da suspensão em milissegundos, equilibrando conforto em terrenos irregulares e esportividade em curvas rápidas.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação