O câmbio automatizado Free Choice®, desenvolvido e produzido pela Magneti Marelli recebeu mais um reconhecimento internacional, dessa vez da revista indiana Auto Tech Review, subsidiária da Springer, uma grande editora global especializada em ciência, tecnologia e medicina.
O “Transmission Technology of Year” vem coroar a sequência de premiações recebidas pela Magneti Marelli pelo desenvolvimento do câmbio que teve início com o “Technology of the Year 2015”, da revista Overdrive e da emissora CNBC-TV18; em seguida conquistou o “Technology of the Year”, do portal Zeegnition, e o “Automotive Pioneer of the Year”, da revista Motoring World.
O reconhecimento dessa tecnologia é um reflexo direto de seu sucesso de mercado em diversos países. O Free Choice® representa, tanto do ponto de vista do consumidor como do ponto de vista da montadora, um exemplo de solução com alto valor tecnológico agregado, a um custo acessível, que, ao automatizar uma caixa de velocidades manual através de um dispositivo eletro-hidráulico, combina o conforto na condução do veículo, a redução no consumo e nas emissões, além da diminuição de custos industriais.
O “Indian Automotive Technology & Innovation Awards (IATIA)” é atribuído por um júri misto, composto por personalidades do governo indiano, da indústria e de entidades reguladoras, além de jornalistas da própria revista e de formadores de opinião.
Tecnologia Free Choice®
O câmbio automatizado Free Choice®, desenvolvido para a Fórmula 1, estreou no mercado automotivo nacional em 2008, equipando o Fiat Stilo e atualmente marca presença na linha iMotion, da Volkswagen (exceto o up!), e Dualogic, da Fiat.
Líder de mercado com mais de 90% de market share, trata-se de um sistema de troca de marchas robotizado, com a eliminação do pedal da embreagem. O recurso permite ao motorista acostumado ao câmbio manual uma experiência inédita de conforto na condução, com a utilização do modo automático ou manual, além de proporcionar redução do consumo de combustível e melhorias no desempenho do veículo.
Desde o seu lançamento, a Magneti Marelli vem investindo em melhorias e evoluções do Free Choice®, sempre priorizando a segurança, o conforto e a economia.
Exemplos são o Acelerômetro, que é capaz de reconhecer quando o veículo estiver em uma via inclinada, suavizando a arrancada e troca de marchas na rampa e a inclusão das funções Creeping, que coloca o carro em movimento ao se aliviar o pé do freio, facilitando manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das grandes cidades.
É, ainda, equipado com o Auto Up-shift Abort, que garante ultrapassagens mais seguras ao “perceber” a intenção de manobra do condutor e proporciona respostas mais rápidas ao comando do acelerador.
A constante evolução tecnológica desse sistema resultará em mais uma transferência de tecnologia do mundo das corridas para o mercado, incorporando o câmbio automatizado aos sistemas híbridos. Batizado de PERF.ET (Performing and Efficient Transmission), o sistema é uma combinação de duas inovações da Magneti Marelli, o câmbio automatizado e o KERS (Kinetic Energy Recovery System), sistema de recuperação de energia cinética, bastante utilizado em veículos de competição.
A solução desenvolvida pela Magneti Marelli para carros de passeio conecta um gerador elétrico a uma transmissão manual automatizada, onde o torque gerado pelo motor elétrico durante a mudança de marcha ajuda a reduzir o consumo de combustível.