Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Nissan Motor Company, anunciou hoje que a marca irá produzir um novo crossover, que será vendido globalmente, começando por mercados da América Latina em 2016.
O novo modelo foi inspirado no Kicks Concept apresentado na edição de 2014 do Salão do Automóvel de São Paulo e irá manter o nome “Kicks” para a versão de produção.
Com investimentos de R$ 750 milhões, o Nissan Kicks será produzido no Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro.
A fábrica foi inaugurada em 2014 e atualmente produz os modelos compactos March e Versa. Após o início da produção, a Nissan tem como objetivo contratar 600 novos funcionários e iniciar um segundo turno na unidade de Resende (RJ).
[box type=”info” align=”aligncenter” ]Nome oficial será Nissan “Kicks”;
Modelo vai ser vendido globalmente, começando pela América Latina, com estudos em progresso para outras regiões.[/box]
“A Nissan inventou o primeiro crossover em 2003, com o lançamento do Murano. Desde então, nós nos estabelecemos como líderes globais de crossovers com modelos como Juke, Qashqai e X-Trail, que têm tido grande sucesso. O Kicks irá levar a expertise única da Nissan em crossovers para novos mercados”, disse Carlos Ghosn.
“Os crossovers compactos são muito atraentes para consumidores da América Latina. Com o Nissan Kicks, nós vamos além do óbvio para conquistá-los, com um design incisivo e desempenho que nossos clientes anseiam”, afirmou José Valls, chairman da Nissan América Latina.
“Quando nossa equipe da Nissan do Brasil colaborou com os colegas no Japão para criar o Kicks Concept, que foi inspirado em nosso país e cultura, o resultado foi extraordinário. E, agora, estamos ansiosos com nosso time de manufatura da fábrica de Resende, que está se preparando para fabricá-lo com a precisão e a alta qualidade japonesa”, explicou François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
O Nissan Kicks Concept estreou no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2014 e, em junho de 2015, foi mostrado no Salão de Buenos Aires, na Argentina. O protótipo do Kicks marcou a evolução do conceito Extrem, que havia sido mostrado no evento de São Paulo em 2012. Desde então, a Nissan continuou explorando as culturas, estilos e cores do Brasil e da América Latina para o processo de desenvolvimento e do design do veículo.
Liderado pelo Centro de Design Global da Nissan, no Japão, o Kicks Concept foi concebido com a colaboração entre o Nissan Design America (NDA), estúdio em San Diego, Califórnia, e o Nissan Design America – Rio (NDA-R), o estúdio-satélite de design da empresa no Brasil. As equipes atualmente trabalham na finalização do design do modelo de produção.
Assim como a sua introdução em mercados da América Latina, a Nissan continua a estudar o lançamento do Kicks em outras regiões, ressaltando o compromisso da marca com a liderança global no segmento de crossovers.