Para muitas pessoas, a cor e o estilo dos carros demonstram traços da personalidade do dono e como ele gostaria de ser visto pelo mundo. Um recente estudo da Ford Europa buscou entender melhor essa relação e o apelo que determinadas cores têm para o consumidor. Entre outras revelações, ele mostrou que, em muitos casos, há grandes diferenças entre homens e mulheres que escolhem a mesma cor de veículo.
Ao todo, foram entrevistadas 204 pessoas de 25 a 65 anos no Reino Unido, por meio do método NEO PI-3, um instrumento de avaliação da personalidade. Para mostrar qual cor de veículo mais combina com cada pessoa, a marca disponibilizou um questionário on-line que traz também algumas descrições de personalidade (clique aqui e veja o teste em inglês).
Por exemplo, mulheres que preferem carros pretos muitas vezes se veem como criativas e centradas na realização de tarefas, podendo ficar descontentes rapidamente se as coisas não acontecem como querem. Já os homens fãs dessa cor de automóvel se dizem desorganizados, facilmente distraídos e dependentes de outros para completar projetos.
Por sua vez, homens que gostam de carros azuis seguem mais a emoção do que a razão quando precisam tomar decisões. Já as mulheres buscam harmonia nos relacionamentos, evitam conflitos e têm grande força de vontade.
Homens que dirigem carros azul escuro, e aqueles que usam ternos dessa cor, tendem a ser mais conservadores. Os que preferem carros vermelhos tendem a ser mais organizados pessoalmente, metódicos e objetivos. Já o público masculino que gosta de carros da cor prata acha mais fácil manter a calma em momentos de estresse. Para as mulheres, as cores de carros prata, azul escuro e vermelho não tiveram claramente indicados os seus traços marcantes de personalidade.
Para criar as cores dos veículos, os designers da Ford buscam inspiração nas últimas tendências de diferentes áreas, desde moda e mobiliário até smartphones. Esse trabalho inclui a produção de séries especiais, como a recente “Black and Red Edition”, em preto e vermelho, do Ford Focus na Europa.
“Cores contrastantes, fortes e expressivas costumavam ser reservadas para os extrovertidos, mas agora são parte de uma tendência muito maior que inclui não só carros como roupas e produtos eletrônicos”, diz John Mcleod, designer chefe de Personalização de Veículos da Ford Europa.
“Vermelho e preto são tradicionalmente cores esportivas e as duas juntas fazem uma combinação muito arrojada, ideal para fãs de emoções. Não é um carro para pessoas comuns”.