Recheados de itens da linha Jeep Performance Parts, da Mopar, além de inúmeras eficientes e curiosas ideias, sete novos veículos conceituais da Jeep® vão conquistar as famosas e desafiadoras trilhas de Moab, no estado norte-americano de Utah, no Easter Jeep Safari, entre 19 e 27 de março.
Milhares de entusiastas do off-road são esperados no evento para celebrar o que será provavelmente o maior Jeep Safari da história, já que o 50º evento anual coincide com o 75º aniversário da marca Jeep.
“Todo ano, a equipe da Jeep procura forçar os limites com veículos conceituais novos, excitantes e capazes para nossos entusiastas mais fiéis na Easter Jeep Safari em Moab, onde nós recebemos uma quantidade enorme de valiosos feedbacks,” disse Mike Manley, presidente mundial da marca Jeep.
A safra de conceitos do Easter Jeep Safari 2016 utiliza itens de produção – e alguns equipamentos experimentais – da linha Jeep Performance Parts. A marca Mopar é responsável pelo desenvolvimento e construção dessas peças, sempre com a garantia de que atendam às rigorosas especificações e capacidade 4×4. O objetivo é permitir que os proprietários de Jeep melhorem ainda mais seus veículos originais.
“Os sete veículos foram modificados com peças de desempenho da Mopar e da Jeep para encarar as trilhas mais difíceis, indo muito além de onde termina a estrada”, disse Pietro Gorlier, presidente mundial da Mopar.
Os conceitos construídos para Moab este ano foram criados por uma equipe de dedicados e apaixonados engenheiros, designers e fornecedores. Desde 2012, já foram criados mais de 50 veículos conceituais para os entusiastas que frequentam a Easter Jeep Safari.
Os veículos conceituais da Easter Jeep Safari de 2016 são:
Jeep Chew Chief 715: uma saudação aos lendários veículos de serviço militar da Jeep, em especial o Kaiser M715. A base é do Wrangler Unlimited, o modelo de quatro portas do off-roader mais capaz do mundo. Os pneus de 40 polegadas têm o mesmo desenho da banda de rodagem do pioneiro Willys MB e o painel ganhou uma bússola de navegação.
Jeep Shortcut: o clássico CJ-5, o Jeep produzido no Brasil entre 1957 e 1982, foi a inspiração para este “mini-Wrangler”, para lidar com trilhas apertadas e sinuosas. O comprimento é 30 cm menor que o do Wrangler atual e os eixos são Dana 44.
Jeep Renegade Commander: ele representa como seria o Renegade ainda mais fora de estrada do que a versão Trailhawk. Alguns dos pontos altos são o kit de elevação de suspensão de 5 cm e os pneus de 29.5 polegadas.
Jeep Comanche: picape feita a partir do Renegade para ser um off-road com mais versatilidade graças à caçamba, que exigiu o alongamento de 15 cm da distância entre eixos. O motor é MultiJet II 2.0 turbodiesel, o mesmo oferecido no Brasil e na Europa.
Jeep FC 150: rica em história e capaz de enfrentar qualquer terreno, trata-se de uma carroceria original da picape feita de 1956 a 1965 (então baseada no CJ-5), mas sobre o chassi de um Wrangler 2005. Os pneus são de 33 polegadas.
Jeep Trailcat: um off-road com o motor Hellcat V8 de 717 cv capaz de “rastejar” sobre pedras ou andar em alta velocidade. Para lidar com tanta força, o chassi do Wrangler foi esticado em 30 cm. De fibra de carbono, os bancos são do Dodge Viper.
Jeep Trailstorm: é um Wrangler Unlimited ainda mais preparado para as trilhas, com as suspensões elevadas em 5 cm, pneus de 37 polegadas, eixos Dana 44 e amortecedores Fox do catálogo da Jeep Performance Parts.