domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars defende padronização no abastecimento de carros elétricos

A Volvo Cars acredita que a indústria automotiva global deve unir esforços na adoção de um sistema de recarga padronizado para carros elétricos.

Para auxiliar nesse objetivo de ter um único sistema para o abastecimento das baterias, a fabricante sueca decidiu centrar esforços em parceria com a Charging Interface Initiative, um consórcio de empresas fundado para estabelecer o Sistema Combinado de Recarga (CCS) como padrão para os carros elétricos.

- Publicidade -

A Volvo Cars é uma das marcas líderes no desenvolvimento de carros híbridos plug-in. Cada futuro lançamento da marca terá uma versão com esse tipo de motorização, até a renovação de todos os produtos. A fabricante sueca também lançará um carro totalmente elétrico em 2019, usando a plataforma SPA.

Para reforçar a popularidade crescente dos carros elétricos e garantir que os consumidores possam usufruir da tecnologia, a Volvo Cars defende uma infraestrutura global de recarga simples, padronizada e rápida.

“Estamos vendo que a transição para carros 100% elétricos já está em curso, com a evolução da tecnologia das baterias, a queda do custo e a instalação de estruturas de recarga”, explica Peter Mertens, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Volvo Cars.

- Publicidade -

“Mas, embora estejamos prontos do ponto de vista tecnológico, ainda falta aprimorar a infraestrutura de recarga. A única forma de eliminar a ansiedade de rodar com baixa autonomia em um carro elétrico é ter um sistema global de recarga padronizado.”

O Sistema Combinado de Recarga permite tanto a carga regular como a rápida, tornando o uso do carro elétrico mais prático e conveniente – principalmente em centros urbanos, que são o ambiente ideal para esse tipo de transporte.

Ele combina a recarga de fase simples com a trifásica, usando corrente alternada em um máximo de 43 kW, enquanto a recarga em corrente contínua é feita a uma carga máxima de 200 kW, podendo ser ampliada no futuro para 350 kW, tudo em um único sistema.

- Publicidade -

A Charging Interface Initiative está atualmente definindo os requerimentos para a evolução dos padrões de recarga e de certificação para ser adotados pelos fabricantes que aderirem ao projeto.

“Estamos muito felizes em auxiliar e estar envolvidos na definição de padrões para os sistemas de recarga dos carros elétricos. A falta de padrões é um dos maiores obstáculos para o crescimento desse tipo de mobilidade no mercado”, explica Mertens.

A Volvo Cars, que tem relevante história de pesquisa e desenvolvimento de carros elétricos nos últimos 40 anos, é uma das marcas líderes no campo de híbridos plug-in, com a tecnologia de motores Twin Engine. Atualmente, um em cada cinco Volvo XC90 vendidos é T8 Twin Engine, híbrido do tipo plug-in.

“Nossa tecnologia Twin Engine oferece baixas emissões, silêncio, conveniência e desempenho de um carro 100% elétrico combinado com a autonomia das motorizações convencionais. São todos os benefícios da eletrificação já disponíveis nos dias de hoje”, conclui Mertens.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn