Para evitar danos ao circuito elétrico de tratores e não causar acidentes é necessário muita atenção ao fazer a manutenção, pois é possível acontecer desde a desprogramação de componentes até incêndios inesperados.
Composto por alternador, regulador de voltagem, motor de partida, chave de ignição, bateria, entre outros componentes, o sistema elétrico dos tratores devem estar sempre com a manutenção em dia para evitar uma parada inesperada durante a sua utilização.
“A bateria é um dos itens do sistema elétrico que demanda alguns cuidados e merece especial atenção na hora da manutenção”, afirma Paulo Acosta, gerente comercial da TVH-Dinamica, distribuidora especializada no fornecimento de peças e acessórios para as linhas de movimentação e industrial e agrícola.
Ele alerta: “É possível que ocorra, inclusive, desprogramação de componentes ao desconectar a bateria de alguns tratores que tenham dispositivos eletrônicos de controle e operação. Por isso, é bom ficar atento”.
A recomendação é fazer, periodicamente, limpeza externa na bateria, e, se os bocais não tiverem proteção, é possível limpar ao redor das tampas, bem como os orifícios. O suporte da bateria também deve ser higienizado.
“Podem ocorrer formação de zinabre entre os terminais dos cabos e pólos, gerando mau contato e impedindo a recarga da bateria”, explica.
Caso haja necessidade de limpeza dos terminais dos cabos da bateria, é preciso ter cuidado ao desconectar os cabos, pois deve se iniciar sempre pelo negativo e, em seguida, o positivo para evitar faíscas e possíveis acidentes. Após realizar a limpeza, deve-se montar primeiro o positivo e depois o negativo.
Se for preciso trocar componentes do sistema elétrico, a TVH-Dinamica tem em seu portfólio uma ampla gama de itens para máquinas agrícolas, como motores de partida, alternadores, reguladores, entre outros itens.
A empresa está constantemente investindo na ampliação do número de componentes disponíveis para atender todas as marcas de tratores, sendo um dos principais fornecedores de peças e acessórios para o mercado, com mais de meio século de tradição.
Há também peças para motor, caixas de câmbio, transmissão final e freios, embreagem, sistemas de direção, eixo dianteiro, sistema hidráulico, cabines, lataria, além de vários acessórios para tratores e máquinas agrícolas.