A nova geração do Audi A4 desembarca no mercado brasileiro trazendo uma síntese fascinante de modernidade e estética. Toda a tecnologia presente no novo A4 foi redesenvolvida e, mais uma vez, estabelece os parâmetros do segmento.
Para o lançamento do modelo, a Audi traz ao país a série limitada Launch Edition, oferecida com um pacote especial de equipamentos com excelente custo-benefício, por R$ 172.990. Em maio chegam a versão de entrada Attraction, que parte de R$ 159.900, e a Ambiente, que sai por R$ 182.990.
A Ambition, equipada com motor 2.0 de 252 cv, e o A4 Avant começam a ser vendidos no segundo semestre.
Uma das prioridades no projeto do novo modelo foi a diminuição de emissões de CO2, registrando apenas 109 g/km. Todas as tecnologias empregadas estão focadas na redução da resistência ao movimento.
Em relação ao consumo, o sedã recebeu nota A do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com 11 km/l aferidos na cidade e 14,3 km/l na estrada. O bom desempenho foi conquistado graças à combinação de tecnologias como o Audi Valvelift System, o sistema Start-stop e o motor com métodos de combustão recentemente desenvolvidos.
O novo A4 também tem o menor coeficiente de arrasto (Cx) da sua classe – 0,23. Os sistemas de assistência ao motorista e de infotainment são de altíssima qualidade. Uma nova geração de motores TFSI de quatro cilindros estabelece referências em termos de consumo de combustível, emissões e desempenho para motores a gasolina com quatro cilindros.
Estilo único – Com 4,73 m de comprimento e distância entre-eixos de 2,82 m, a aparência do novo A4 é imponente. Traços dominantes na frente e na traseira salientam a largura do carro. O desenho fluido com linhas concisas transmite a elegância esportiva da Audi. A grade Singleframe é larga e baixa; os faróis full-LED transformam a tecnologia em uma marca registrada visual.
Elegantes, lógicas e harmoniosas, as linhas fluidas ao longo das laterais resultam em uma aparência esportiva e alongada. O capô envolve as bordas superiores dos para-lamas. A linha de ombro começa nos cantos dos faróis e se curva de forma envolvente na direção da traseira.
O design dinâmico flui suavemente para cima e as molduras das rodas apresentam uma forte saliência. Sob a linha inferior das janelas, a carroceria tem aproximadamente o dobro da altura da distância entre a base das janelas e o teto – uma característica típica da Audi. Os espelhos externos são montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. A Launch Edition traz rodas de liga leve com 17 polegadas de série. Opcionalmente, o carro pode receber rodas aro 18.
A tampa do porta-malas do sedã termina em uma borda claramente definida. Como os faróis, as lanternas traseiras também apresentam um design tridimensional multifacetado. Com fortes recessos nos cantos internos, seus contornos são uma continuação das linhas da carroceria. Cada unidade possui 48 LEDs. As luzes de freios estão colocadas na parte externa inferior e as lanternas são conectadas por um friso iluminado pelas luzes traseiras.
[box type=”success” align=”aligncenter” ]• Modelo traz novo 2.0 TFSI ultra com sistema de combustão aliado à dupla injeção de combustível;
• Estrutura e carroceria totalmente renovadas: maior resistência e rigidez com menor peso;
• Nona geração do sedã é equipada com motor de 190 cv e transmissão S tronic de sete velocidades.[/box]
Potencial de computação concentrado – A interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra celulares com o sistema operacional iOS em um ambiente desenvolvido especialmente para esse propósito, o Audi MMI.
O equipamento de som de série inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema de som Bang & Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19 alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.
ACC com Traffic Jam Assist: primeiro passo para a direção autônoma – Uma das principais tecnologias presentes no novo A4 é o ACC (Adaptive Cruise Control) com o Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O sistema utiliza sensores de radares e de ultrassom combinados a uma câmera frontal para conduzir o carro, ajustando a direção e controlando a velocidade de acordo com o tráfego ao redor. Posteriormente o sistema será oferecido como opcional.
Dinâmica de rodagem – Foi dado um grande passo em termos de dirigibilidade no novo A4: por um lado é esportiva e orientada ao desempenho, mas, ao mesmo tempo, é focada no conforto. A suspensão e a direção filtram inconveniências como superfícies de estrada irregulares, mas passam ao motorista informações importantes, como o aumento das forças laterais e de tração.
Esse comportamento se baseia nos eixos com cinco braços reprojetados e na direção eletromecânica, que são excepcionalmente leves e criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o conforto de rodagem de primeira classe e, ao mesmo tempo, reduzem o consumo de combustível. O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.
Maior disponibilidade na categoria: sistemas de assistência e segurança
O A4 estabelece uma nova referência em sua classe com numerosos sistemas de assistência ao condutor. Entre as inovações que dão uma importante contribuição estão os sistemas Audi Pre Sense Rear e Audi Side Assist, ambos parte do pacote opcional Assistance.
Equipamentos de série e opcionais – A versão Launch Edition, que marca o lançamento do novo A4 no Brasil, traz um pacote bastante completo de equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi Virtual Cockpit, faróis Full-LED com ajuste automático de altura, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga leva aro 17, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, sistema de limpador de faróis e bancos de couro.
Opcionalmente, o sedã pode contar com ar-condicionado automático com três zonas independentes de temperatura, bancos dianteiros com ajustes elétricos, controle de cruzeiro, rodas de liga leve com 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e teto solar elétrico, disponibilizados no Pacote Plus.
Outros pacotes complementares são o Assistance e o Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. O Tech reúne o Head-up Display, o sistema Keyless-go e o equipamento de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
Especificações técnicas
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha, transversal/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso: 1.405 kg
Comprimento: 4.726 mm
Largura: 1.842 mm
Altura: 1.427 mm
Distância entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de combustível: 54 l
Porta-malas: 480 l
Aceleração 0-100 km/h: 7,3 s
Velocidade máxima: 210 km/h.
Veja também
Poderoso: 2.0 TFSI ultra equipa nova geração do Audi A4 que chega no Brasil
Informação e fascínio: o Audi Virtual Cockpit
Combinação de materiais faz nova geração do Audi A4 perder cerca de 120 kg