Prever as cores promissoras do design automotivo é um desafio que os designers da divisão de Tintas da BASF enfrentam todo ano. O tema global para a coleção de 65 cores desse ano é “Paralaxe”, um conceito em que os objetos parecem trocados ou alterados quando vistos por diferentes ângulos.
[box type=”info” align=”aligncenter” ]- Azul intenso com uma aparência visual digital é tendência na Europa.
– Cores metálicas sintéticas estão em ascensão no mundo todo.
– Cores automotivas serão influenciadas pela interconexão da digitalização e dos desenvolvimentos sociais.[/box]
Os dois posicionamentos estratégicos competitivos que moldam o mundo moderno são: o fascínio do mundo virtual e o desejo de uma auto expressão sincera.
Cores com diversas facetas compõem a tendência global – Em nível global, a relação ambígua entre o mundo virtual e o mundo físico se torna visível em paletas de cores automotivas. Cores sintéticas, azul metálico, prata e tons de branco representam a tendência para a digitalização da vida diária.
Cores cromáticas e tons naturais demonstram uma contradição – a busca de experiências autênticas e emoções, especialmente em áreas urbanas. Efeitos de pigmentos inovadores que permitem que duas ou mais cores sejam combinadas juntamente com tons urbanos metálicos irão enriquecer o portfólio de cores dos carros do futuro.
As condições específicas e desenvolvimentos locais modelam a forma como as tendências globais são adaptadas regionalmente:
Mudando identidades na Europa – Mudar a sua própria posição abre novos ângulos de visão e, portanto, abre caminho para novas ideias. Isso reflete diretamente no desenvolvimento de tintas automotivas – onde a mudança de um ângulo revela o potencial em cores, efeito e textura encaixando-se perfeitamente com o tema da Paralaxe.
Em uma visão direta, a ideia de um mundo físico é representada pelo Azul ASMR: um azul metálico intenso, que combina um visual digital com o efeito metálico materializado. O Azul ganhará participação de mercado com a ajuda desses possíveis elementos revitalizadores.
A Europa também é guiada pela pergunta: “O que vem depois da hashtag?” – A busca de uma maneira de se adaptar a um mundo digital sem perder de vista as experiências da vida real e identidades pessoais.
Uma sequência de cores que vai do vermelho-sangue – uma cor poderosa representando um sentimento interior que leva a novas formas de mudança – aos vermelhos escuros e verdes que são acompanhados pelo antracito (tom tipo carvão) e pretos, compondo a tendência do mundo europeu.
O preto – há muito tempo uma das principais cores de veículos – está recuperando força e poder: através da criação de impressões profundas escuras.
Tendência progressista na América do Norte – A cor norte-americana em destaque, Raingarden, é um prata sofisticado suave que faz a transição entre o verde e o azul, dependendo do ângulo de visão.
A mistura sutil de cores mostra linhas desfocadas que representam como os indivíduos se comportam na sociedade e como eles são influenciados pela tecnologia. A combinação única de pigmentos e requinte técnico foram necessários para criar esse efeito que exemplifica as capacidades das tintas automotivas da BASF.
Expertise global – As Tendências de Cores Automotivas adotam a expertise dos estúdios na Ásia-Pacífico, Europa e América do Norte. Através de uma intensa colaboração, as equipes oferecerem aos clientes automotivos as tendências globais e as diferenças regionais no mundo da cor.
A capacidade de design da BASF é a chave para identificar tendências no estágio inicial, que têm o potencial para representar uma marca ao longo da vida útil de um carro.