A Volvo inova mais uma vez ao lançar o novo VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior.
A linha VM, que já oferecia uma ampla gama de veículos para atender às diferentes necessidades do transportador, agora tem um modelo para suprir uma demanda específica: o segmento de caminhões que atuam em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção.
“Estamos continuamente investindo para sempre termos a melhor solução para o transporte comercial”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
O novo caminhão chega proporcionando a maior capacidade de carga útil de sua classe. Será comercializado no Brasil e em todos os demais países da América Latina que aplicam a norma Euro 5 de emissões. As primeiras unidades serão enviadas para a rede de concessionárias da marca ainda este mês.
“O VM com PBT de 32 toneladas vem para suprir a demanda do mercado para veículos com excelente relação custo-benefício no segmento off-road”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo.
“Desenvolvido e produzido na fábrica latino-americana de Curitiba, o VM conquistou o transportador por seu baixo consumo de combustível e grande disponibilidade em várias aplicações. Agora, estamos ampliando ainda mais nossa oferta”, ressalta Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
“É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, complementa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina.
Equipado com o tradicional motor de 330cv e uma configuração de eixos 6×4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador. É bem mais leve que seus concorrentes: de 275 quilos a 1050 quilos.
Componentes do FMX – “O VM 330cv 6×4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas”, afirma Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo América Latina.
Ele tem, por exemplo, os robustos eixos trativos com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta, e a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX, reconhecido como o melhor caminhão vocacional do País. “O VM com PBT de 32 toneladas traz mais robustez e confiabilidade na operação de transporte”, diz Tomasi.
Além disso, o novo caminhão mantém os mesmos atributos pelos quais a linha VM é reconhecida no mercado: alta disponibilidade, baixo consumo de combustível, baixa manutenção e uma cabine de fácil acesso, e que proporciona grande conforto para o motorista.
“Não temos dúvida que o novo VM fora de estrada contribuirá decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador, que hoje experimenta uma conjuntura econômica de grande competitividade”, finaliza Roeder.
VM330 6×4 off-road é o caminhão mais robusto e com maior capacidade de carga em sua categoria – A Volvo promoveu uma série de inovações para aumentar em 20% a capacidade de carga do novo VM dirigido ao segmento fora de estrada.
O caminhão, que teve seu PBT técnico elevado de 26,7 toneladas para 32 toneladas, recebeu, por exemplo, alterações e reforços nas suspensões e eixos dianteiro de viga reta e traseiros com redução nos cubos. “Ousamos dizer que é o melhor veículo em sua classe”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.
O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas. Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas. No total, são 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga.
Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos. Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade. “É o caminhão com o maior PBT técnico em sua categoria”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil.
“E também o mais robusto”, complementa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas, ao lembrar que os eixos do novo VM são os mesmos que equipam a famosa linha FMX da marca.
A suspensão dianteira é dimensionada para 8 toneladas. Tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora.
“Este conjunto mantém a característica tradicional dos veículos da marca de alto conforto e segurança para o motorista nas aplicações em vias não pavimentadas”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo.
Manutenção simplificada – Já a suspensão traseira é composta de feixe de molas semielípticas e projetada para suportar 24 toneladas.
É mais robusta e proporciona manutenção simplificada, pois, em caso de necessidade, é possível trocar apenas uma das lâminas. “Quanto menos tempo o caminhão ficar parado, maior a produtividade da operação de transporte”, explica Tomasi.
Outra característica importante do VM fora de estrada são os freios a tambor Z came, os mesmos do FMX. Eles oferecem inúmeras vantagens, principalmente maior durabilidade das lonas e maior capacidade de frenagem, além de mais segurança na operação.
Já os cilindros de freios traseiros foram montados sobre os eixos, posição que garante maior segurança para os componentes, protegendo-os de eventuais danos causados por obstáculos no solo. O vão livre maior na área sob os eixos também permite uma operação mais segura em estradas sem asfalto.
“Tudo foi pensado para proporcionar maior disponibilidade do veículo e, por consequência, mais produtividade do caminhão e maior rentabilidade para a operação”, destaca Menoncin.
Com um balanço traseiro curto, que facilita a implementação de caçambas basculantes, o novo VM tem ainda inúmeras opções de tomadas de força, uma tela de proteção do radiador reforçada, protetor de cárter de série e lanternas traseiras em LED, entre uma série de outros atributos.
Novo VM é equipado com caixa I-Shift e os robustos eixos trativos com redução nos cubos – O VM330 6×4 com PBT de 32 toneladas que agora chega ao mercado é equipado com a renomada caixa de câmbio eletrônica I-Shift, reconhecida internacionalmente por proporcionar uma série de benefícios ao transportador.
No novo VM, voltado para o segmento off-road, em aplicações de terraplenagem, mineração leve e construção, a caixa I-Shift continua proporcionando seus importantes benefícios: uma sensível redução no consumo de combustível, menor custo de manutenção e mais conforto para o motorista.
Outro destaque do veículo são os novos eixos traseiros com redução nos cubos e o bloqueio de diferencial entre eixos e entre rodas.
“É a mesma transmissão que equipa o FH e o FMX, os caminhões extrapesados da Volvo, líderes de vendas no Brasil em seu segmento”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. A I-Shift está presente em quase 100% dos caminhões FH e FMX que saem da linha de produção.
Na linha VM, é uma transmissão que está experimentando um sucesso espetacular. “Em apenas três anos, a caixa eletrônica já alcança cerca de 80% da produção do VM”, diz Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil.
Moderna, a caixa eletrônica Volvo tem embreagem, mas não tem pedal. O motorista não precisa fazer nenhum esforço e não se preocupa em trocar as marchas.
No modo automático, por exemplo, é só acelerar e frear. “Tudo é feito de forma eletrônica, precisa e suave. E a manutenção é menos frequente”, observa Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo. No modo manual, as trocas também são precisas e garantem excelente dirigibilidade.
O grande número de marchas à disposição (12 marchas) é indicado no display do computador de bordo. Com ele, o motorista pode se situar melhor durante a condução do caminhão e ainda monitorar em que marcha está naquele momento e quais são as outras disponíveis, tanto para baixo como para cima.
Caixa de câmbio inteligente – “E o motorista também pode escolher o modo de condução: Econômico, quando está em velocidade de cruzeiro, ou de Potência, quando, por exemplo, está trafegando por um trecho bastante íngreme”, explica Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil.
A caixa I-Shift tem uma característica muito importante para a operação de transporte: o sistema inibidor de trocas indevidas, que impede a troca de marcha caso a rotação do motor não seja a mais adequada num determinado momento.
Um dos atributos desta tecnologia é que seu sistema eletrônico registra as condições de condução e o peso bruto do veículo antes de selecionar a marcha inicial mais adequada.
As 12 marchas e a eletrônica integrada ao motor proporcionam o máximo de conforto ao dirigir. “Quem dirige um caminhão com a caixa I-Shift não quer mais voltar para a caixa manual.
E esta avançada tecnologia está no VM 32 toneladas”, afirma Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
Outro componente fundamental para maior produtividade do veículo são os eixos traseiros com redução nos cubos. Eles asseguram excelente desempenho em pisos escorregadios, já que possuem bloqueio de diferencial entre eixos e entre rodas. “Isto proporciona maior rentabilidade no transporte off-road”, finaliza Roeder.