A Toyota Motor Corporation e a organização não governamental WWF (Fundo Mundial para a Natureza, a maior entidade conservadora independente), firmaram um acordo de cinco anos que visa acelerar a transição do planeta em prol da sustentabilidade e conservação da biodiversidade.
Por meio desta parceria, as organizações trabalharão em conjunto para promover a conscientização ambiental, convergindo em direção a uma sociedade “carbono zero”.
A Toyota é a primeira companhia automotiva e a primeira empresa japonesa a assinar um acordo de parceria global com a WWF.
Como parte da parceria, a Toyota apoiará o projeto Floresta Asiática Viva, que consiste em diversas atividades desenvolvidas pela WWF, em andamento ou prestes a entrar em vigor, para conservar florestas tropicais e animais selvagens no sudeste asiático.
O projeto será realizado em lugares prioritários como Bornéu e Sumatra, na Indonésia. No futuro, o projeto será expandido para a região do Grande Mekong, também na Indonésia.
As atividades se concentrarão em aumentar a sustentabilidade de recursos naturais como madeira, papel, celulose, óleo de palma e borracha natural.
A produção não sustentável destes materiais está entre as principais causas do desmatamento, colocando as espécies em risco de extinção.
Neste ano, a Toyota doará US$ 1 milhão para o projeto Floresta Asiática Viva e continuará apoiando a iniciativa durante cinco anos.
A parceria com a WWF fortalece os esforços da Toyota em atingir as metas de seu Desafio Ambiental 2050. O apoio ao projeto auxiliará na concretização de um dos pilares deste desafio: estabelecer uma sociedade futura em harmonia com a natureza.
Com a expectativa de crescimento na demanda de borracha, principal recurso para fabricação de pneus de carros, a parceria reconhece que tanto a produção quanto a utilização sustentável deste material são necessárias para a conservação dos ecossistemas.
A Toyota está ciente dos desafios ambientais e sociais que envolvem o ciclo de produção da borracha natural e assume o compromisso de contribuir com as indústrias e partes interessadas para o estabelecimento de normas internacionais, bem como outras atividades promovidas pela WWF.
De acordo com Didier Leroy, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, a companhia compartilha da mesma visão da WWF.
“Temos que alcançar uma sociedade verdadeiramente sustentável e deixar um planeta vivo para as gerações futuras. Quando começamos a trabalhar em ações concretas para alcançar o nosso Desafio Ambiental Global 2050, decidimos que unir forças com organizações não governamentais focadas nesta causa é essencial. Nossa parceria e apoio a projetos como o Floresta Asiática Viva estão entre as formas mais eficazes para uma empresa como a Toyota provocar um impacto positivo e sensibilizar funcionários, fornecedores e clientes sobre a importância da gestão sustentável de recursos naturais.”