sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Volvo apresenta VM 32Ton na Concrete Show

A Volvo leva para a Concrete Show 2016 o VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, lançamento da marca para trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção.

O novo modelo possui 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior. “Estamos continuamente investindo para sempre termos a melhor solução para o transporte comercial”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

- Publicidade -

O novo caminhão chega proporcionando a maior capacidade de carga útil de sua classe. “O VM com PBT de 32 toneladas vem para suprir a demanda do mercado para veículos com excelente relação custo-benefício no segmento off-road”, afirma Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo.

O novo modelo recebeu uma série de inovações que aumentaram em 20% sua capacidade de carga. Destinado ao setor off road, teve seu PBT técnico elevado de 26,7 toneladas para 32 toneladas, recebeu, por exemplo, alterações e reforços nas suspensões e eixo dianteiro de viga reta, o que aumenta o ângulo de entrada não danificando componentes do motor.

A grande novidade são os eixos traseiros com redução nos cubos, que proporciona excelente tração mesmo em pisos escorregadios e grande disponibilidade, já que os eixos são extremamente reforçados.

- Publicidade -

“É um setor que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência”, explica Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo América Latina.

O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas, e tem molas parabólicas de alta capacidade, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora.

Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, no veículo novo suportam 24 toneladas. Os eixos traseiros têm também redução nos cubos e vêm de fábrica com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos.

- Publicidade -

Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade.

“No total, são 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga, e um conjunto de características tradicionais dos veículos da marca de alto conforto e segurança para o motorista nas aplicações em vias não pavimentadas”, observa Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo.

Equipado com o tradicional motor de 330cv e uma configuração de eixos 6×4, é também o caminhão mais leve em sua categoria, com uma tara que garante maior capacidade de carga útil e, assim, maior rentabilidade para o transportador.

Além disso, é bem mais leve que seus concorrentes: de 275 quilos a 1050 quilos.

Componentes do FMX – O VM 330cv 6×4 com PBT 32 toneladas off-road compartilha alguns de seus principais componentes com a consagrada linha FMX da Volvo, voltada para o transporte pesado em condições severas.

Possui os mesmos eixos trativos com redução nos cubos, bem como o eixo dianteiro de viga reta, e a mesma caixa de câmbio I-Shift do FMX, reconhecido como o melhor caminhão vocacional do País.

Da linha VM, o novo caminhão mantém alta disponibilidade, o baixo consumo de combustível, baixa manutenção e uma cabine de fácil acesso, e que proporciona grande conforto para o motorista, atributos já reconhecidos no mercado.

“Não temos dúvida que o novo VM fora de estrada contribuirá decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador, que hoje experimenta uma conjuntura econômica de grande competitividade”, destaca Menoncin.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn