A Fiat resolveu sofisticar o Uno em sua linha 2017. O modelo foi escolhido para estrear a nova família global de motores FIREFLY da FCA, com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que apostam no aumento de torque para equilibrar eficiência energética com condução prazerosa.
O pacote de novas tecnologias fazem uma atualização que deixa o segmento mais animado: direção elétrica com função City como item de série em todas as versões, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR , partida assistida (Tip Start), novos pneus superverdes, entre outros.
O modelo também aumentou a oferta do Start&Stop, que agora vem de série em todas as versões com motor 1.3, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic.
Externamente ele ganhou novas grade e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting.
O já sofisticado e consagrado interior, totalmente remodelado recentemente, recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões Dualogic.
A gama está bem completa, formada por seis versões, todas em carroceria 4 portas: Attractive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Way 1.3 Flex, Sporting 1.3 Flex, Way 1.3 Flex Dualogic e Sporting 1.3 Flex Dualogic.
Nova família global de motores FIREFLY, símbolo de poder e eficiência – O novo Uno 2017 é o primeiro modelo em escala global da FCA a receber a nova família mundial de motores FIREFLY.
Os novos motores não só atendem às resoluções Euro 6 e Proconve L6 como já estão preparados para as próximas etapas destes programas, e foram aprovados nos rigorosos testes do mercado norte-americano, que prevê durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros.
Os inéditos motores 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros que equipam o Uno 2017 adotam a arquitetura de 2 válvulas por cilindro com geometria do conjunto otimizada – pela primeira vez usada em motores 1.0 três cilindros. Essa arquitetura resulta em potência elevada, o maior torque em baixas rotações de suas respectivas categorias e baixo consumo de combustível.
O avançado sistema de combustão dos novos motores Flex permite maior eficiência tanto com etanol quanto com gasolina, representando o novo estado-da-arte para motores de duas válvulas por cilindro: o 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgf.m (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgf.m (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol).
Os números mostram que a nova família é imbatível no torque em baixas rotações – o que permite que o motor trabalhe em giro reduzido, assegurando maior economia de combustível, menores níveis de emissões, maior silêncio a bordo e condução mais prazerosa.
De construção modular, com bloco em alumínio, esta nova família engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão e de cilindro nos dois casos.
Essa concepção permite que vários componentes sejam compartilhados, racionalizando a produção e facilitando a manutenção, pois um mesmo componente pode servir aos dois motores, 1.0 e 1.3.
O sistema Start&Stop, que tem como objetivo a economia de combustível – podendo representar mais de 20% – e a redução dos gases poluentes como CO2, passa a equipar agora de série todas as versões com motor 1.3 do novo Uno 2017, inclusive as com câmbio Dualogic.
O quadro de instrumentos destas versões traz itens para ajudar o motorista na condução do veículo e utilização do sistema. Além disso, sensores auxiliam no bom funcionamento e na segurança, como o sensor no câmbio para reconhecimento da posição N e o sensor de cinto de segurança do motorista para garantir que a repartida só será feita com ele afivelado.
Caso o cliente não deseje que o Start&Stop entre em ação, o painel do carro possui um botão para desabilitar o sistema.
Estas versões com Start&Stop também receberam o novo Smart Charging System, ou alternador inteligente. Objetivos: ajudar a reduzir ainda mais o consumo de combustível e nível de emissões, além de aumentar o desempenho do veículo e o prazer ao dirigir.
Para isso, o sistema otimiza a carga da bateria pelo alternador, evitando que o motor gere energia ao equipamento desnecessariamente.
O alternador inteligente conta com algumas funções para garantir a confiabilidade do sistema:
• Regenerative Braking: Quando o veículo está em frenagens, descidas ou desacelerações, parte da energia mecânica perdida nestes processos é recuperada e armazenada na bateria.
• Passive Boost: Em determinadas condições de aceleração diminuiu ou até suspende temporariamente a absorção de potência do motor pelo alternador, que assim pode ser utilizada para melhorar o desempenho ou reduzir os níveis de consumo e emissões.
• Steady State: Quando o veículo está em marcha constante, regula a potência gerada pelo alternador para satisfazer a necessidade de balanço ao mínimo custo energético, absorvendo apenas a potência necessária.
• Quick Charge: Função para garantir a confiabilidade do sistema de energia. Visa resguardar a bateria quando atinge um estado crítico.
Pneus superverdes: São novos também os pneus desenvolvidos com tecnologia sustentável especialmente para o modelo. Os pneus superverdes são de série para todas as versões do Uno 2017. Eles contam com perfil arredondado e melhor distribuição da área de contato ao solo, mais resistentes e preparados para o solo brasileiro.
Seu desenvolvimento foi pautado por dois conceitos primordiais para sua categoria:
• Eficiência: ser referência em baixo consumo aliada a excelente desempenho.
• Confiabilidade: construção sólida e robusta, resultando em alta durabilidade.
A moderna concepção da nova família também deu a estes motores a maior taxa de compressão da categoria (13,2:1), acima da maioria dos motores com quatro válvulas por cilindro e injeção direta existentes no mercado global.
(leia mais sobre os novos motores no release “nova família global de motores FIREFLY”)
No pacote tecnológico de série do novo Uno 2017 também conta o sistema de partida assistida, que aumenta a segurança e proporciona mais conforto ao condutor. Basta o motorista virar a chave em um leve toque e tirar a mão, o próprio sistema aciona o arranque até que o motor funcione.
Há ainda a função Tip Start, que evita partidas que possam danificar o veículo, como, por exemplo, tracionar o veículo no motor de partida.
Os recursos tecnológicos de segurança do Fiat Uno 2017 são um capítulo à parte. Além do air-bag duplo e freios ABS com EBD de série, a central eletrônica de freio passa a oferecer ao modelo várias novas importantes funções para aumentar a segurança dos ocupantes. São elas:
• ESC (Electronic Stability Control – Controle de Estabilidade): Controla a estabilidade do veículo por meio de aplicação do freio de forma individual em cada roda e dosagem do torque-motor para limitar a perda de controle por derrapagem em uma situação de emergência súbita, como um desvio brusco. Ou seja, identifica o risco antes e estabiliza o carro freando as rodas individualmente.
• TC (Traction Control – Controle de Tração): Limita o escorregamento de uma única roda tracionada, transferindo o torque equivalente pelo diferencial à outra roda, permitindo que o veículo acelere de forma apropriada.
• Hill Holder: Ajuda o motorista nas arrancas em aclives, com aplicação, manutenção e liberação do freio durante a manobra, evitando que o carro ‘desça’ acidentalmente. Este dispositivo equipava até então apenas os modelos Fiat Toro, 500 e Bravo T-Jet.
• ASR (Anti-Spin Regulation): Permite que o veículo arranque ou acelere em pisos escorregadios ou molhados, evitando que as rodas patinem, diminuindo assim a perda de aderência e também o desgaste prematuro ou irregular dos pneus.
• HBA (Hydraulic Brake Assist): Ajuda o motorista a atingir e manter a intervenção do ABS durante manobra de frenagem de emergência, reduzindo a distância de frenagem.
• ERM (Electronic Roll Mitigation): Evita ou reduz a perda de contato de uma das rodas com o solo em manobras rápidas, como mudança de faixa ou desvio de obstáculos.
Estas funções podem equipar o Uno 2017 desde a versão de entrada Attractive 1.0.
Além de todas estas tecnologias o novo Uno 2017 traz uma ampla lista de itens de série que lhe conferem um alto índice de sofisticação, aliado ao seu já consagrado aproveitamento de espaço interno, conforto, interior moderno e design atual e icônico, com personalidade própria.
Desde a versão Attractive 1.0 Flex o novo Uno 2017 vem de fábrica muito equipado, contando com ar condicionado, direção elétrica com função City, brake light + sinalização de frenagem de emergência, faróis de neblina, função Lane Change para auxiliar o comando de seta, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, trava elétrica nas portas com acionamento automático a 20 km/h, quadro de instrumentos iluminado com conta-giros, welcome moving e display LCD de alta resolução equipado com computador de bordo A e B, volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo e muito mais.
O novo Uno 2017 Way 1.0 Flex acrescenta a mais alguns itens específicos da versão, como barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, maior altura em relação ao solo, molduras das caixas de roda na cor cinza, frisos laterais das portas com inscrição Way, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.
O Uno Way 1.3 Flex soma aos itens de série da versão Way 1.0 sistema Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA.
O novo Uno 2017 Way 1.3 Flex Dualogic traz o câmbio Dualogic ainda mais eficiente com a atuação do Hill Holder, o sistema de auxílio para arrancadas em aclive. Outra importante característica são os botões instalados no console central, dispensando o uso da alavanca, mais um pioneirismo e exclusividade do Uno. O sistema traz ainda o paddle shift, borboletas atrás do volante para troca manual das marchas. Completam os itens de série dessa versão os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC (controle de estabilidade eletrônica), TC (controle de tração) e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).
A versão Sporting 1.3 Flex traz os conteúdos da Way mais itens específicos da versão: suspensão com acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla central cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal.
O novo Uno 2017 Sporting 1.3 Flex Dualogic adiciona o câmbio Dualogic controlado por botões instalados no console central, paddle shift e os sistemas eletrônicos de conforto e segurança como ESC, TC, ASR e Hill Holder.
Confira os preços conforme as versões:
Attractive 1.0: R$ 41.840
Way 1.0: R$ 42.970
Way 1.3: R$ 47.640
Sporting 1.3: R$ 49.390
Way 1.3 Dualogic: R$ 51.990
Sporting 1.3 Dualogic: R$ 53.690.
Todas as versões oferecem dois pacotes de opcionais diferentes: Kit Comfort (itens mais voltados para conforto) e Kit Tech (composto com vários conteúdos tecnológicos).
Na gama de cores a oferta também é vasta: para a Attractive são três opções sólidas, Vermelho Alpine, Branco Banchisa e Preto Vulcano, e mais cinco metálicas, Vermelho Oppulence, Prata Bari, Cinza Scandium, Preto Vesúvio e Branco Alaska (perolizado). As versões Way podem receber ainda a sólida Branco Kalahari e as metálicas Cinza Telurium e Verde Amazon, enquanto o Sporting oferece a exclusiva Vermelho Modena.
Mas não para aí, o consumidor do Uno 2017 poderá deixá-lo ainda mais completo e sofisticado. A MOPAR, que desenvolve e comercializa acessórios para a linha de produtos FCA, chega com mais de 160 itens de personalização para o modelo.
Entre eles, central multimídia, câmera de ré com imagem em tela de LCD acoplada ao retrovisor interno, interior customizado, rodas de liga leve, suporte para bicicleta, entres outros.
Além de todas essas novidades, o Uno 2017 também traz a garantia total de três anos, e ainda conta com os benefícios do Confiat, como carro reserva, reboque, socorro mecânico e hospedagem. A experiência de pós-venda também será facilitada para o cliente com contratos e serviços Mopar.
Ele poderá optar por pacotes de revisões programadas já no momento da aquisição do veículo – a Revisão sob Medida. Assim, abre-se a possibilidade de diluir os valores das revisões que o consumidor desejar nas parcelas do financiamento, caso seja essa a forma de compra.
Também para o Fiat Uno será oferecida garantia estendida diretamente da fábrica. O cliente poderá adquirir 12 ou 24 meses a mais de garantia, além da contratual do veículo. O objetivo é proporcionar ao dono do Uno 2017 comodidade, tranquilidade e segurança.