O grupo Magneti Marelli, que marca forte presença no fornecimento de produtos e tecnologias para o Novo Uno, inova mais uma vez equipando o modelo com seu inédito sistema de partida a frio, batizado de ECS® (Ethanol Cold System).
Além dessa novidade, a linha 2017 do Novo Uno mantem o câmbio automatizado Free Choice® e quadro de instrumentos com display TFT, entre outros componentes.
A principal novidade fica por conta do sistema de partida a frio, aplicado nos novos motores FireFly flex da FCA, composto por coletor de admissão, corpo de borboleta e válvula canister, galeria de combustível e bicos injetores, além da unidade de controle de aquecimento HCU (Heater Control Unit) e dois aquecedores de combustível.
O desafio dos engenheiros da Magneti Marelli foi desenvolver um sistema alimentado unicamente por etanol e que permitisse a partida do veículo a baixas temperaturas (até – 8°C).
O sistema ECS®, além de garantir uma boa partida a frio, reduz sensivelmente as emissões de poluentes, colaborando com o atendimento aos novos requisitos de emissões.
Outra característica importante é o baixo consumo de energia da bateria. Sempre mais crítico em baixas temperaturas, o consumo do sistema fica abaixo de 0,5 % da capacidade total da bateria nas condições mais extremas.
O sistema de partida a frio da Magneti Marelli vem complementar o pioneiro e consagrado SFS® (Software Flexfuel Sensor) com a central de comando ECU (Eletronic Control Unit) Família 10 – dotada com microprocessadores de nova geração, com maior capacidade de memória e velocidade de processamento.
A ECU Família 10 realiza a leitura dos dados provenientes de diversos sensores espalhados pelo veículo com mais rapidez e atua de forma mais precisa, melhorando a dirigibilidade, economizando combustível e reduzindo emissões.
Também está presente na linha 2017 do Novo Uno a tecnologia Free Choice®, ou câmbio Dualogic. Trata-se de um sistema de troca de marchas robotizado, com a eliminação do pedal da embreagem.
O recurso permite ao motorista acostumado ao câmbio manual uma experiência inédita de conforto na condução do veículo, com a utilização do modo automático ou manual, além de proporcionar redução do consumo de combustível e melhorias no desempenho.
O software desenvolvido pela Magneti Marelli oferece vários recursos, sempre priorizando a segurança e o conforto dos ocupantes do carro; com trocas de marchas mais suaves;
A função Creeping, que coloca o carro em movimento ao se aliviar o pé do freio, facilitando manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das grandes cidades;
E a função Auto Up-shift Abort, quegarante ultrapassagens mais seguras ao “perceber” a intenção de manobra do condutor, proporcionando respostas mais rápidas ao comando do acelerador.
Também da Magneti Marelli é o display multifuncional do Novo Uno. Com duas versões, dependendo do modelo do carro, uma delas apresenta segmentos fixos, com ampla área de visão, onde as informações ficam mais organizadas e com leitura mais fácil. A iluminação em branco também melhora a leitura e deixa o visual mais agradável.
A segunda versão traz a tecnologia TFT, com tela de 3,5” de alta resolução, que pode ser configurada para mostrar imagens ou textos. A vantagem se traduz em comunicação mais clara com o condutor, aumentando a interação com o veículo.
O display TFT também permite controlar várias funções do carro através de menus interativos, além de mostrar informações do rádio, como o nome da música em execução ou outras informações de mídia digital.
O Novo Uno versão 2017 será equipado com os amortecedores Cofap, dianteiros e traseiros, graças à confiabilidade conquistada pela experiência de quem desenvolve amortecedores para a indústria automotiva brasileira há mais de 50 anos, garantindo uma condução segura e confortável nas mais variadas condições de piso.
A Automotive Lighting, divisão da Magneti Marelli dedicada a este segmento, fornece os faróis do Uno 2017 com exclusividade.
Também fornecido pela sistemista através da divisão Sistemas de Exaustão, o Coletor de Escapamento com Conversor Catalítico integrado, aliado à nova motorização com três cilindros, responde pelos baixos índices de emissões de poluentes.
Além disso, a divisão desenvolveu o sistema completo de escapamento – tubos, silenciadores etc – com tecnologias que garantem o conforto acústico e proporcionam redução de peso e consequente economia de combustível.
Fechando a gama de produtos fornecidos pela Magneti Marelli, o veículo recebe da Divisão Plásticos e Comandos Mecânicos o tubo de abastecimento de combustível (fuel pipe), os dutos de ar central e lateral, revestimentos internos, além dos pedais de freio híbridos (alma de aço com plástico sobreinjetado), dos pedais de embreagem e do suporte dos pedais produzidos 100% em plástico.