A sociedade, cujo capital será repartido 50/50, lança as bases de uma parceria estratégica entre as duas empresas. Ela abrangerá toda a cadeia de valor, desde a concepção até a comercialização dos veículos, incluindo a função de compras.
Os veículos serão produzidos na fábrica de Kashan (Irã), da qual o Grupo PSA terá a propriedade de 50%. Esta planta industrial é a mais moderna do Irã, com processos industriais flexíveis e no melhor nível das normas ambientais (pinturas hidrossolúveis, por exemplo).
Essa sociedade investirá mais de 300 milhões de euros em capacidades industriais e em Pesquisa & Desenvolvimento ao longo dos próximos cinco anos. O acordo inclui a transferência de tecnologias e um elevado nível de conteúdo local.
Em linha com a estratégia de “core model” desenvolvida no plano “Push to Pass”, a produção em Kashan de três veículos adaptados ao mercado iraniano começará em 2018. No início de 2017, os veículos importados marcarão o grande retorno da marca dos chevrons ao país.
Uma rede dedicada exclusivamente à marca vai permitir a comercialização dos modelos Citroën em todo o país. Serão cerca de 150 pontos de venda da Citroën nos próximos cinco anos.
Por ocasião da assinatura do acordo, Carlos Tavares, Presidente Mundial do Grupo PSA, declarou: “Presente no Irã há mais de 50 anos, o Grupo PSA, por meio desta nova parceria estratégica, participa ativamente da fase de implementação de um vasto plano de produto que satisfaz as expectativas dos clientes iranianos”.