Nova relação de eixo traseiro (i=3,30) amplia os benefícios aos clientes que operam em trechos planos – Para atender ainda mais às demandas dos clientes e do mercado, a Mercedes-Benz disponibiliza uma nova relação de eixo traseiro (i=3,30) para o caminhão semipesado Atego 2430 6×2 ECONFORT, aumentando os benefícios para esse modelo e ampliando a versatilidade de uso do veículo.
Disponível tanto para o modelo com câmbio manual, quanto com câmbio automatizado Mercedes PowerShift, a novidade complementa a oferta de relações de redução para o Atego 2430 ECONFORT, juntando-se às versões i=3,58 (série) e i=3,90 e i=4,30 (opcionais no cambio manual). Isso aumenta as possibilidades de escolha para os clientes, de acordo conta o tipo de operação de seu caminhão.
“Com a ampliação da oferta de relações de eixo traseiro para o Atego 2430, buscamos oferecer aos clientes as soluções mais adequadas a cada tipo de operação de seus veículos”, afirma Joerg Radtke, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Assim, contribuímos para maior eficiência no transporte, com menor consumo e baixo custo operacional, ou seja, mais rentabilidade”.
Ganho de conforto, durabilidade e redução de consumo – A mudança na relação do eixo traseiro tem influência direta nas rotações de trabalho do motor. Em uma velocidade de 80 km/h, por exemplo, com a relação i=3,30, a rotação do motor cai em cerca de 8%, em relação a de série (i=3,58). Essa alteração é rapidamente percebida pelo cliente, que terá uma cabina com nível ainda maior de conforto, devido à redução do nível de ruído interno e um motor mais durável, graças à redução do número de rotações.
“A relação i=3,30 também oferece ao cliente redução no consumo de combustível, dependendo das características da operação”, diz Joerg. “Por exemplo: para quem roda em trechos predominantemente planos, com PBT máximo de 23 toneladas, a relação i=3,30 é uma ótima opção”.
1.000 unidades vendidas do Atego 2430 ECONFORT – “Por todas as novidades derivadas do conceito ECONFORT, o Atego 2430 6×2 é uma referência no mercado”, diz Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Ele oferece um elevado padrão de economia, conforto, força e desempenho, agregando mais valor para os clientes. Isso resulta em maior produtividade e rentabilidade no transporte de carga”.
De acordo com o executivo, o mercado aprovou os aprimoramentos e as vantagens proporcionadas pelo Atego 2430 6×2. “Já superamos a marca de 1.000 unidades vendidas deste modelo de caminhão, com destaque para a região Sul, onde registramos o maior volume de venda, com grande aceitação pelos transportadores locais”.
Atego 2430 foi o primeiro semipesado com câmbio automatizado – O Atego 2430 6×2 foi o primeiro caminhão semipesado da marca a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift e a nova geração do eixo traseiro HL-4 com nova relação de redução (i=3,58).
O Mercedes PowerShift G-211 disponível para o Atego 2430 6×2 traz três funções – EcoRoll, Power e Manobra – que agregam mais desempenho, economia e conforto. O câmbio totalmente automatizado otimiza o consumo de combustível e propicia uma elevada comodidade e praticidade ao motorista, aumentando sua produtividade.
O motor OM 926 LA do Atego 2430 6×2, com potência de 286 cv, ganhou um novo conceito de curva de torque, atingindo 1.250 Nm de 1.100 a 1.200 rpm. Trata-se do maior torque do mercado na categoria de semipesados 6×2, resultando em melhores acelerações e retomadas e em manutenção de velocidades mais altas, com menos trocas de marcha, proporcionando economia de combustível e maior agilidade ao caminhão.
O Atego 2430 6×2 oferece ao cliente a opção do câmbio manual Mercedes-Benz G-131 de 9 marchas, que conta com novo mapa de engate, do tipo H sobreposto. Este conceito facilita o engate das marchas, garantindo conforto para o motorista e minimizando a possibilidade de eventuais erros de operação.
Cabina oferece mais produtividade e bem-estar – O conceito ECONFORT trouxe grandes benefícios para o motorista. Entre as novidades agregadas ao Atego 2430 6×2 destaca-se o novo sistema de suspensão da cabina, que melhora o isolamento das vibrações e o amortecimento das irregularidades da via. Esta suspensão é robusta e resistente, minimizando a demanda por manutenção.
No interior da cabina sobressaem o novo banco pneumático do motorista com espuma de alta densidade e várias regulagens, nova cama, o revestimento interno em tecido, tapete, diversos porta-objetos, para-sol nas portas do motorista e acompanhante, cabideiro, toalheiro e a iluminação aprimorada,
Para as cabinas Leito Teto Baixo (LTB) e Leito Teto Alto (LTA) é oferecida a inédita cama king size, que oferece +0,5m na largura proporcionando excelente nível de conforto, graças ao maior espaço disponível.