sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Motor Scania a gás garante energia mais limpa e operação mais rentável

Potência, confiabilidade, economia e menor impacto ambiental. Esses são alguns dos atributos do motor V8 Scania a gás natural para geração de energia. Apresentado na Europa em fevereiro deste ano, chegou a vez de a América Latina receber a novidade.

“A disponibilidade de gás na região torna essa solução ainda mais atrativa, pois o custo menor do combustível reflete em economia na operação do cliente. Podemos falar em uma rentabilidade 40% maior se comparada ao uso do diesel”, diz Celso Torii, vice-presidente de Sales & Marketing da Scania América Latina.

- Publicidade -

Em relação ao meio ambiente, o motor a gás natural reduz em 20% a emissão de CO2, além de gerar menos ruído.

“Essa iniciativa reforça a jornada da Scania para ser líder em soluções sustentáveis”, ressalta Torii. Isso implica, segundo o executivo, muitas ações que estão sendo trabalhadas pela empresa, e a busca por energia mais limpa é uma delas.

“Hoje já oferecemos o maior portfólio de motores movidos a combustível alternativo do mercado, e o V8 a gás reforça o foco da empresa em aumentar a eficiência e diminuir os custos da operação do cliente, reduzindo ao mesmo tempo, o impacto ambiental.”

- Publicidade -

Dentro dos negócios de motores industriais e marítimos da marca, a América Latina representa 40% do volume global, e o Brasil é responsável por 80% desse total.

“Pelas características do V8 a gás e pelas necessidades do setor, sabemos que há demanda. É uma clara oportunidade de mercado”, diz Fábio D’Angelo, responsável por vendas de motores da Scania Brasil.

Esse motor – pelo uso do gás natural e por sua potência – é uma solução única na região.

- Publicidade -

“A tecnologia do V8 a gás passou por mais de 1.000 horas de teste em bancada. Um grupo gerador foi construído especificamente para esses testes durante o processo de desenvolvimento, em Linköping, na Suécia”, conta Rafael Caracio, engenheiro de aplicação de motores industriais e marítimos para a América Latina.

Além da confiabilidade, Caracio cita como diferenciais do produto a disponibilidade de peças e a manutenção.

A principal aplicação do V8 a gás é em planta termoelétrica, onde existe a possibilidade de conectar motores em paralelo, aumentando o volume de energia produzida e, principalmente, adequando o fornecimento conforme a demanda do cliente, sem desperdício.

Mas o motor também pode ser utilizado em instalações de horário de ponta, comuns em industrias.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn