sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

48 anos de Range Rover: Inigualável design e engenharia de inovação a cada geração

Dois minutos não é muito, mas é tempo suficiente para a Land Rover para comemorar um ícone do universo de automóveis.

O Range Rover tem sido pioneiro no design, refinamento e inovação de engenharia desde 1970 e a Land Rover apresenta a evolução do SUV de luxo por meio de quatro gerações com uma animação única que dura apenas 120 segundos.

- Publicidade -

O visual especialmente criado para marcar as datas-chave na história do SUV lendário, como a produção do modelo original de duas portas que terminou 23 anos atrás neste mês (janeiro) e SVAutobiography Dynamic disponível para venda em todo o mundo.

A animação detalhada mostra como o Range Rover de hoje retém muitas das marcas registradas de design estabelecidas pelo clássico de 1970 e culmina com a mais recente versão, o SVAutobiography Dynamic.

O Range Rover evoluiu para o SUV mais elegante e sofisticado do mundo, atingindo mais de um milhão de vendas (1,7 milhões até hoje) ao longo do caminho.

- Publicidade -

As características da marca registrada incluem seu telhado “flutuante”, capô distinto, linha de cinto contínua e porta traseira prática dividida, todas elas homenageiam a versão original.

A história do Range Rover começa com 26 modelos de pré-produção, que usavam a identificação Velar em um esforço de esconder sua identidade – velare significa “véu” ou “capa” em italiano – composto de letras do emblema “Land Rover” que geralmente decoram a frente e traseira de um veículo.

Em seguida, vem o eterno Range Rover Classic de duas portas como as imagens mostram gerações sucessivas, terminando com o derivativo mais poderoso, o 550VA SVAutobiography Dynamic construído pela divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover.

- Publicidade -

Gerry McGovern, chefe de design da Land Rover, disse: “o Range Rover tem, ao longo do tempo, alcançado o status de design icônico por meio de uma evolução progressiva de seu DNA exclusivo, culminando em um veículo de distinção incomparável. Desde seu sentido de evolução e de sensibilidade sofisticadas inerentes ao seu design interior às suas mínimas proporções exteriores contudo poderosas, o Range Rover está sozinho”.

Quando foi lançado pela primeira vez em 1970, Range Rover foi um dos primeiros veículos a entregar permanente tração nas quatro rodas, enquanto muitos outros ainda eram selecionáveis.

Em 1971, o modelo original foi citado como “um trabalho exemplar de design industrial” quando se tornou o primeiro veículo a ser exibido mundialmente no famoso Museu do Louvre em Paris e tem sido vanguarda do design e inovação de engenharia desde então.

A variação de quatro portas foi introduzida em 1981, seguido rapidamente pela primeira aplicação de uma transmissão automática no Range Rover em 1982.

Em 1989, o SUV de luxo foi o primeiro 4×4 a ser equipado com freios antibloqueio (ABS) e, em 1992, ele tornou-se o primeiro SUV no mundo equipado com controle de tração eletrônico e suspensão pneumática eletrônica automática.

As evoluções da engenharia continuaram em 2012, quando o Range Rover foi o primeiro SUV todo-alumínio do mundo.

Mais recentemente, em 2014, o SUV de luxo foi o primeiro veículo a empregar Land Rover avançado semiautônomo All-Terrain tecnologia de Controle de progresso (ATPC), efetivamente um controle de cruzeiro off-road para controle autônomo de velocidade em todos os terrenos.

O último modelo incluído na animação, o SVAutobiography Dynamic, compartilha seu motor V8 com o aclamado Range Rover Sport SVR e é especialmente calibrado para produzir 680Nm de torque e 0-100km/h em apenas 5,4 segundos.

Melhorias interiores, incluindo estofos de couro de diamante acolchoado com costura de contraste de forma a entregar elevado refinamento e desejo.

Desde o seu lançamento há 48 anos sob a flagship Land Rover o modelo Range Rover alcançou mais de 1,7 milhão de vendas em todo o mundo e ganhou uma reputação como o melhor veículo todo-terreno de luxo.

O lendário SUV’s de incomparável capacidade e elegância tornou-se favorito da realeza, líderes empresariais, políticos e celebridades em todo o mundo.

A evolução do Range Rover é visualizada com os seguintes modelos:

  • 1969    Range Rover Prototype (Velar)
  • 1970    Range Rover Classic (duas portas)
  • 1973    Range Rover Classic (Suffix C)
  • 1981    Range Rover Classic (quarto portas)
  • 1994    Segunda geração Range Rover (P38a)
  • 2001    Terceira geração Range Rover
  • 2012    Quarta geração Range Rover
  • 2014    Quarta geração Range Rover Long Wheelbase
  • 2015    Range Rover SVAutobiography
  • 2016    Range Rover SVAutobiography Dynamic

Linha do Tempo Range Rover:

1970  – Range Rover (Classic) começa a ser vendido

1972   Range Rover cruza Darien Gap na expedição de 18 mil milhas da Trans-America British Army. A duração foi de 99 dias para cobrir 250 milhas de uma densa floresta

1977   Range Rover vence a classe 4×4 nos 30 mil km (18.750 milhas) da Maratona Londres-Sydney – o mais longo rally de velocidade de carro da história

1979   O Range Rover vence o inaugural rally Paris-Dakar rally (e novamente em 1981)

1981   Primeira produção do Range Rover quatro portas aparece junto com sua primeira edição limitada – a ‘In Vogue’

1982   Range Rover introduz a transmissão automática

1985   Versão diesel Bullet Range Rover quebra 27 recordes de velocidade

1987   Range Rover é lançado na América do Norte

1989   Range Rover é primeiro 4X4 do mundo a ser equipado com freios antibloqueio

1992   Range Rover é o primeiro 4X4 do mundo a ser equipado com controle de tração eletrônica e suspensão de ar eletrônica automática

1994   Lançamento da segunda geração Range Rover

2001   Lançamento da terceira geração Range Rover

2002   O número 500 mil do Range Rover foi produzido na fábrica de Solihull

2012   Lançamento da quarta geração Range Rover – o SUV feito todo em alumínio

2015   Lançamento do exclusivo Range Rover SVAutobiography em Nova York

All Terrain Progress Control: ATPC permite aos clientes definir e manter uma velocidade desejada de (1,8km/h a 30km/h) sem usar os pedais.

Ao monitorar e ajustar continuamente as configurações do veículo para otimizar a tração, o set-up inteligente ajuda os clientes a negociar terreno desafiador, mantendo a compostura, permitindo que o condutor se concentrar exclusivamente na direção.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn