A energia liberada nas frenagens já pode ser recuperada com diferentes finalidades em veículos elétricos e híbridos, como estender a autonomia, aumentar a potência e reduzir o consumo.
Discutir os principais impactos da eletrificação nos sistemas de freios é uma das propostas do 13º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, que será realizado no Hotel Intercity Premium, em Caxias do Sul/ RS, nos dias 24 e 25 de maio.
Uma das principais plataformas mundiais de discussão sobre sistemas de freios, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas, fabricantes e universidades em programação que incluirá painéis de debates, apresentações de trabalhos técnicos e mostra de engenharia.
O Campo de Provas das Empresas Randon receberá ainda test drive com o caminhão Cargo 1933, da Ford, além de dois veículos de passeio, equipados com as mais recentes tecnologias eletrônicas da Continental.
“Nós precisamos começar a olhar de maneira mais atenta para os impactos do uso de veículos elétricos e híbridos nos sistemas de freios, que já recebem inovações com foco na frenagem regenerativa. Em países europeus, acordos já estão sendo feitos por montadoras, que planejam encerrar ou reduzir drasticamente a fabricação de veículos à a combustão”, afirma o engenheiro César Augusto Ferreira, chairperson do encontro.
Mediado por Alexandre Guimarães, diretor de Engenharia da General Motors América do Sul, o painel de abertura focará inovações em frenagem regenerativa. Participam do debate Fabricio Menezes, gerente de Desenvolvimento VED da Continental; Gustavo Aleixo Saran, engenheiro de Pós-Venda da BYD do Brasil; José Antônio Nascimento, administrador de Contratos da Eletra Industrial; e Ricardo Takahira, vice-coordenador da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE BRASIL.
PAPERS – Além de dois painéis, a programação inclui 15 trabalhos técnicos, nacionais e internacionais, que contemplam diversas áreas de interesse como ABS, eletrônica em sistema de freios, materiais e matérias-primas, modelagem analítica computacional, modelagens e simulações, regulamentação e legislação, ruídos e vibrações, segurança veicular e testes e validações.
EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA – Empresas ainda mostrarão lançamentos na exposição de engenharia. Entre os expositores estarão Car-Sim/ Try Testes e Simulações / Virtual CAE, Chem-Trend, Chevron, Braslux, Ferndinand Erlmann Werkzeugbau Gmbh & Co, Formale, Fras-le/ Master, Green Steel España SL, HBM do Brasil, Hexion, Knorr-Bremse, Itaprochim, Link, MEI – Brakes, Shandong, SI Group, Siemens, Sinalsul, Sturm, Superior Graphite, Teltec Solution, Timken, Usimaster/ Brex, WABCO e Wolverine/ Tekno.
Organizado pela Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Sandro Trentin, o 13º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia é patrocinado pelas empresas Fras-le, MAN, Master, MEI, Mercedes-Benz, Siemens, Sinalsul, Shandong e Texaco. Também recebe apoio do Campo de Provas Randon e da Universidade de Caxias do Sul.
“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
PROGRAMAÇÃO
24 DE MAIO
09h – Deslocamento do Hotel Intercity Premium para o Campo de Provas das Empresas Randon.
09h30 – Test drive no Campo de Provas das Empresas Randon.
14h – Solenidade de abertura no Hotel Intercity Premium.
14h40 – Painel “Veículos Elétricos – Impactos no Sistema de Freios”, com Fabricio Menezes, gerente de Desenvolvimento VED da Continental; Gustavo Aleixo Saran, engenheiro de Pós-Venda da BYD do Brasil; José Antônio Nascimento, administrador de Contratos da Eletra Industrial; e Ricardo Takahira, vice-coordenador da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE BRASIL. Debate mediado por Alexandre Guimarães, diretor de Engenharia da General Motors América do Sul.
Das 16h35 às 20h – Apresentações de trabalhos técnicos.
25 DE MAIO
Das 08h30 às 14h50 – Apresentações de trabalhos técnicos.
15h45 – Painel “Obrigatoriedade do ESC para Veículos Comerciais – Impactos da Nova Regulamentação”, com Silvia Faria Iombriller, supervisora de Desenvolvimento de Freios de Caminhões da Ford; Mateus de Castro Sampaio, supervisor de Engenharia de Chassis da MAN Latin America; Juliano Pimentel, gerente de Tecnologia e Inovação do Produto da Randon Implementos; Pedro Orlando, gerente de Engenharia e Remanufatura da Knorr-Bremse; e Germano Collobialli, engenheiro de Aplicação e Assistência Técnica da WABCO. Debate mediado por Camilo Adas, gerente sênior de Desenvolvimento do Produto da Mercedes Benz do Brasil.
16h40 – Sessão de encerramento e entrega do Certificado Best Paper.
13º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia
Data: 24 e 25 de maio de 2017
Local: Hotel Intercity Premium – avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul/ RS