Enquanto a imprensa de todo o mundo avalia dinamicamente o novo XC60 em Barcelona, na Espanha, a Volvo Cars definiu preço e versões de acabamento do modelo que se encontra em pré-venda na rede de concessionárias e será lançado no Brasil no segundo semestre do ano.
Sucessor do XC60, o mais vendido da marca na Europa – com mais de 1 milhão de unidades em oito anos – e também no Brasil, com quase 18 mil veículos comercializados, o novo SUV médio é o passo seguinte no plano de transformação da Volvo Cars, iniciado em 2015 com o XC90.
Por sua grande ambição com o novo veículo, a fabricante sueca desenvolveu a segunda geração do utilitário esporte sobre a inovadora plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos modelos da série 90 (XC90, S90 e V90).
Sua versatilidade permitiu reunir em um só automóvel design refinado, interior sofisticado, recursos ainda mais avançados de segurança e dirigibilidade que colocam o novo XC60 em um outro nível em seu segmento.
O novo XC60 foi projetado para proporcionar ao consumidor a experiência mais prazerosa de direção a bordo de um SUV médio premium.
Nova referência em dirigibilidade Para isso, o utilitário esportivo chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), sempre amparado por um controle dinâmico de estabilidade e tração nas três versões designadas para o Brasil: Momentum, Inscription e R-Design.
Dinâmica – O controle absoluto do veículo por meio de diferentes modos de condução – Eco, Confort, Dynamic, Off-Road e Individual (customizando sua própria configuração) – proporciona ao condutor distintas sensações ao volante.
O modelo será lançado com transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao renovado motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbo compressor e injeção direta de gasolina que produz 254 hp de potência máxima e 350 N.m de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. Trata-se de um propulsor reconhecido por sua eficiência e baixo nível de emissão de poluentes.
O design exterior combina um capô longo, para-lamas alargados e vincos que denotam a presença imponente do SUV. Farol full LED no formato “martelo de Thor” – com nivelamento automático e auto-direcional – reforça a identidade visual inconfundível da Volvo Cars.Novo XC60 reforça a identidade visual da marca
Traseira – O interior do novo XC60 utiliza materiais naturais e luxuosos. Madeira, metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo.
A oferta de serviços de infotainment e conectividade, com um display central com tela antirreflexo sensível ao toque – e que recebeu atualização gráfica aprimorada – torna o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo.
Navegação e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.
Novas tecnologias de conforto e segurança – Interior – O novo XC60 é um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva.
Repleto de novas tecnologias, o modelo chegará ao Brasil equipado com o inovador City Safety, que foi atualizado no veículo e incluiu um assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.
Nessas circunstâncias, o carro oferecerá assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos e pedestres mesmo durante a noite.
Outros dois novos recursos inovadores avançam para a segurança exemplar do novo veículo. Ambos estão presentes nas versões Inscription e R-Design:
Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.
Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo.
O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;
Painel de Instrumentos – Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego.
O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
O SUV de segunda geração também disponibiliza como itens de série sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical e alerta de colisão frontal.
As versões Inscription e R-Design acrescentam ainda à extensa lista de equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma (Pilot Assist) até 130 km/h.
O novo XC60 incorporou benefícios da tecnologia de segurança introduzida nos carros da série 90 como uma abordagem estratégica de desenvolver sistemas de segurança automotivos baseados na segurança na vida real.
A visão da marca é de que ninguém morra ou sofra lesões graves num veículo novo da Volvo até 2020.
Estática – Além de todos esses recursos, o SUV vai oferecer sistema de monitoramento de pressão dos pneus e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free nas versões Inscription e R-Design).
O modelo conta ainda com o Volvo On Call atualizado – um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas e climatizar a cabine a distância.
O novo XC60 será vendido no Brasil com preços especiais por R$ 235.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e R$ 266.950 na R-Design.