sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Fundação Toyota do Brasil anuncia projeto Águas da Mantiqueira

Há 8 anos promovendo ações com foco na preservação do meio ambiente e na formação de cidadãos, a Fundação Toyota anunciou nesta segunda-feira, dia 26, em São Paulo, seu novo projeto Águas da Mantiqueira.

Em parceria com a FUNDEPAG (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), a iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é a maior província de água mineral do mundo.

- Publicidade -

Em um período de 14 meses, 30 pesquisadores realizarão diagnósticos dos remanescentes de Mata Atlântica, distribuídos em 10 bacias hidrográficas de Santo Antônio do Pinhal (SP), essenciais à manutenção de serviços ambientais – especialmente dos recursos hídricos – e sua direta influência na sustentabilidade das áreas rurais e urbanas por meio de estudos em biodiversidade, agricultura, educação, resíduos sólidos, turismo, dentre outros.

Como resultado, a pesquisa poderá determinar o planejamento territorial, respeitando as características ecológicas das áreas naturais de Santo Antônio do Pinhal fundamentais para a organização de diretrizes de desenvolvimento socioeconômico que garantam ao mesmo tempo a conservaç&at ilde;o da biodiversidade local e a continuidade no abastecimento da comunidade e de milhões de pessoas que dependem das águas da Mantiqueira.

A Serra da Mantiqueira foi reconhecida em um artigo científico da Revista Science como o 8º ecossistema mais rico em diversidade de espécies no mundo e considerado insubstituível.

- Publicidade -

Florestas, campos naturais e a fauna da maioria das espécies da Mata Atlântica, distribuídas no relevo da cordilheira, permitem a ocorrência de um clima singular e a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta.

Essas características conferem à região uma função essencial para o Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece diariamente mais de 5 milhões de pessoas.

“Como podemos ocupar a 8ª área mais rica em biodiversidade e a maior província de água mineral no mundo? Somente com um planejamento muito criterioso que respeite a as necessidades de recursos e espaços para a comunidade biótica – todos os habitantes da Serra da Mantiqueira, microrganismos, plantas e animais silvestres que ali convivem junto às comunidades humanas. Desta forma poderemos reverter a situação presente de amplo desmatamento da maioria dos municípios da região que por sua localização – nas áreas elevadas da Serra – resultou numa crise hídrica local. Podemos comparar que ao remover a vegetação é como retirar a tampa de uma grande caixa d’água, que também é a Mantiqueira”, revela o José Roberto Manna, coordenador t&ea cute;cnico de campo do projeto.

- Publicidade -

Para o presidente da Fundação Toyota do Brasil, a educação é o principal meio para reverter a situação.

“O objetivo de construir um planeta realmente mais sustentável, por necessidade, passa por investimentos em educação para a sustentabilidade. É nisso que todos devemos focar se nos interessarmos pelo futuro das próximas gerações”, afirma Percival Maiante.

O gerente de Negócios e Inovação da FUNDEPAG, Átila Bankuti, acredita que a parceria entre as entidades será essencial na execução das atividades de pesquisa.

“O estabelecimento de parceria com a Fundação Toyota é muito importante e fundamental para a concretização desta iniciativa. Este projeto materializará alguns dos principais valores da FUNDEPAG, reforçando o compromisso no desenvolvimento com a sustentabilidade, a responsabilidade social e o compromisso com a vida”, destaca.

A cerimônia oficial contou as presenças do presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante, do presidente da FUNDEPAG, Luis Carlos dos Santos, José Roberto Manna e Roseli Freitas da Coordenadoria do projeto, o CEO para América Latina e Chairman da Toyota do Brasil, Steve St.Angelo, o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, e o  Prefeito de Santo Antonio do Pinhal, Clodomiro Correia de Toledo Jr., Prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito e Prefeito de Porto Feliz, Anotnio Cassio Habice.

A Serra da Mantiqueira – É uma cadeia montanhosa que abrange 3 estados da região Sudeste:  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua maior parte está localizada no estado mineiro, 30% em São Paulo e 10% no Rio de Janeiro.

Mantiqueira é um termo de origem Tupi-Guarani “Amantikir”.

“Amana” significa chuva e “tiqueira”, gotejar. Montanha que chora ou serra que chora, chamada pelos indígenas que habitavam a região por conta da grande quantidade de cachoeiras.

Com aproximadamente 500 quilômetros de extensão, seu ponto mais alto é a Pedra da Mina, com 2.798 metros, na divisa de Minas Gerais e São Paulo.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn