Um dos principais diferenciais tecnológicos da linha Sprinter é o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo 9.1i®, que reduz significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.
Para isso, o ESP Adaptativo 9i® integra nove funções que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo. São eles:
- Publicidade -
- ABS (Sistema Antibloqueio de Freios): evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.
- ASR (Sistema de Controle de Tração): evita que as rodas patinem.
- BAS (Servofreio de Emergência): reconhece a velocidade de acionamento do pedal de freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas.
- EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem): ajusta a força de frenagem nas rodas do veículo em situações críticas.
- LAC (Controle de Carga Adaptativo): considera a distribuição de carga no veículo, ou seja, o centro de gravidade, e controla as funções do ESP de maneira mais efetiva.
- ROM (Controle de Rolagem): detecta a tendência de derrapamento durante manobras de baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos.
- RMI (Interação de Movimento de Rolagem): detecta a tendência de capotamento durante manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos.
- EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio): sistema sensível à retirada brusca do pé do acelerador. O sistema entende esta ação como potencial risco e aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função da prévia aproximação das pastilhas e discos de freio.
- BDW (Limpeza dos Discos de Freio): em situações de chuva, com o limpador de para-brisas acionado, essa função aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio. Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da camada de água.