A Ford está presente na LAAD Defence & Security 2015, maior e mais importante feira dos setores de Defesa e Segurança da América Latina, aberta hoje no Rio de Janeiro, com cinco veículos especiais das linhas Cargo, Série F e Ranger. Além do caminhão Cargo 2629 6×4 implementado com caçamba para serviços pesados, outro modelo da família é o Cargo 816 equipado para o transporte de presos de penitenciárias, utilizado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
A mostra inclui também dois protótipos de uso militar preparados para o Exército. Um deles é o caminhão F-4000 4×4 implementado como ambulância e o outro uma picape Ranger Cabine Dupla XL 2.2 em versão patrulheira. Há ainda um veículo especial de exibição, o F4 Milha, produzido a partir de um F-4000 4×4 com cabine dupla e vários acessórios.
“A LAAD é um evento de relacionamento e uma oportunidade de mostrar o grande potencial de nossos veículos para uso na área militar e de segurança”, diz Antonio Baltar, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões. “Os pontos mais importantes que os clientes desse segmento buscam nos veículos especiais são a robustez e a durabilidade, aspectos nos quais a Ford não tem poupado investimentos. Os nossos caminhões são referência em custo-benefício e um exemplo é o protótipo do F-4000 4×4 ambulância desenvolvido para o Exército, o único 4×4 da categoria com capacidade para se movimentar em qualquer terreno.”
Voltada exclusivamente a profissionais da área, a LAAD tem como objetivo apresentar novos produtos e tecnologias para a modernização e reaparelhamento das Forças Armadas do Brasil, que representa uma parcela significativa dos investimentos militares na América Latina. Em sua décima edição, ela reúne as principais autoridades e comandantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil de todos os estados do Brasil, além de empresas do setor, e ainda conta com delegações de mais de 70 países.
Modelos Cargo – Caminhão com tração 6×4 e peso bruto total de 23 toneladas, o Ford Cargo 2629 é indicado para serviço pesado. Além da versão basculante, exibida na LAAD, também é muito usado como betoneira e madeireiro. Ele se destaca pelo excelente desempenho e durabilidade nos segmentos de construção e fora de estrada, com capacidade máxima de tração de 42.000 kg. Tem motor Cummins ISB 6.7 de 6 cilindros, com potência de 290 cv, e câmbio de 10 marchas sincronizadas.
O Cargo 816, um dos caminhões leves mais vendidos do mercado, é conhecido pela versatilidade e resistência, como mostra a versão para transporte de presos em penitenciárias exposta na LAAD. Ele é equipado com baú de alumínio com capacidade para transportar 20 detentos, divididos em quatro habitáculos internos. Conta também com um sistema de segurança que inclui câmeras internas, rastreador e sinalização externa. O modelo com peso bruto total de 8.250 kg tem motor Cummins ISB 4.5 de 4 cilindros, com 162 cv, e câmbio de cinco marchas.
Protótipos para o Exército – O novo F-4000 4×4 equipado como ambulância do Exército é um protótipo que combina as características de desempenho off-road do veículo em uma unidade capaz de realizar serviços de remoção em locais de difícil acesso. Além de maca, dispõe de espaço para quatro atendentes e equipamento médico completo.
Único caminhão leve com tração integral no mercado, com peso bruto total de 6.800 kg, o F-4000 4×4 tem ângulo de entrada de 26 graus e ângulo de saída de 27 graus que facilitam a rodagem em qualquer terreno. É equipado com motor Cummins ISF 2.8 de 150 cv, preparado para o biodiesel B20, transmissão Eaton de cinco velocidades, eixo e suspensão revisados e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
A Ford Ranger preparada para uso como patrulheira é outro protótipo voltado à aplicação militar. Tem motor 2.2 diesel de 150 cv com câmbio manual de seis velocidades e tração 4×4. A sua adaptação inclui piso revestido em PVC, bancos revestidos em courvin, estribos laterais antiderrapantes, para-choque de impulsão com proteção dos faróis, santantônio, engate para reboque, capota marítima e sinalizadores dianteiros, traseiro e no motor.
“Show-truck” – O F4 Milha mostrado na LAAD é um veículo originalmente desenvolvido para o segmento de equitação e para quem reboca trailers de qualquer tamanho, com base no F-4000 4×4. O seu design foi inspirado nos congêneres norte-americanos, que são referência neste setor. Preparado pela Tropical Cabines, conta com cabine dupla e vários equipamentos de conforto para os passageiros, mostrando as várias possibilidades de adaptação do modelo.