A Honda está desenvolvendo um sistema de airbag para motocicletas. A empresa tem, em testes, duas unidades do modelo Gold Wing 1500 Interstate, motos de grande porte, equipadas com o equipamento de segurança.
A Gold Wing é uma moto com cerca de 380 kg de peso e dotada de um parabrisas. Seu tanque de combustível, diferentemente do tradicional, está alojado na parte inferior do quadro, o que facilitou a instalação do airbag.
Segundo a Honda, a principal função do airbag na moto seria reduzir a velocidade de ejeção do piloto em caso de choque frontal, diminuindo a gravidade dos ferimentos nesse tipo de acidente. Nas motocicletas, ao contrário do que acontece nos automóveis, o piloto não é seguro pelo cinto de segurança.
O airbag para motos têm forma ligeiramente côncava quando inflado, para melhor posicionar o piloto se este não estiver aprumado no momento do choque. Conta, também, com orifícios de deflação maiores do que os usados nos automóveis, para evitar que o piloto seja empurrado de volta pela pressão no momento do choque. A empresa diz que o equipamento ainda está em fase de desenvolvimento e que não há previsão sobre quando estará à disposição do público.