Economizar gasolina é um hábito que andou fora de moda mas que, com os últimos aumentos, merece voltar a ser cultivado. Um pouco de atenção e a mudança de alguns hábitos ao dirigir podem resultar numa economia às vezes surpreendente: entre 15 e 20%. Mesmo se você não rodar muito, gastando em torno de 40 litros por semana, ao final de um ano pode ter economizado perto de R$ 400,00. O suficiente para pagar a gasolina na viagem de férias.
O primeiro passo para gastar menos combustível é cuidar da manutenção de seu carro. Um cuidado simples, como manter os pneus calibrados, pode ter reflexos imediatos no seu bolso. Pneus com pressão apenas uma libra abaixo do recomendado podem provocar um aumento de consumo de até 2%. Velas gastas e filtros de ar sujos são outros fatores facilmente controláveis e que têm muita influência no gasto de combustível.
Procurar os postos mais baratos para abastecer é sempre uma boa política. Mas é bom lembrar que se for preciso rodar muito para economizar pouco, você pode acabar gastando mais do que poupa. Além disso, é bom desconfiar de ofertas mirabolantes; preços muito abaixo da média do mercado – mais de 10%, por exemplo – podem estar vendendo combustível adulterado. As margens de lucro na venda de gasolina são apertadas e ninguém consegue fazer milagres.
Algumas sugestões simples para gastar menos combustível:
– Se você tem mais de um carro, procure usar o mais econômico. Deixe o possante para os trajetos mais curtos e vá para o trabalho no popular que normalmente fica de reserva em casa.
– Planeje suas saídas e itinerários, procurando os caminhos mais curtos e evitando idas e vindas desnecessárias.
– Tente resolver a maior parte possível de seus negócios e compromissos sem precisar ir à rua. Use mais o telefone e a Internet – hoje é possível até mesmo fazer compras em supermercados sem sair de casa.
– Procure sair nos horários de menor movimento. O pára-e-anda dos congestionamentos aumenta consideravelmente o consumo.
– Não corra. Quanto mais rápido um carro anda, mais consome combustível (mas não ande mais lento que o fluxo, o que pode provocar acidentes).
– Elimine todo o peso desnecessário. Há pessoas que têm o hábito de deixar coisas no carro, como livros e revistas velhas. Facilmente, estão carregando dez ou vinte quilos a mais.
– Sempre que possível, mantenha velocidade constante. A aceleração é a fase em que mais se gasta combustível.
– Procure usar menos os freios. Cada vez que se freia, a energia que foi gasta para atingir a velocidade máxima é desperdiçada. Diminua a marcha antecipadamente quando o sinal mudar para o vermelho ou o trânsito ficar mais lento à sua frente, evitando, se possível, parar nos semáforos.
– Sempre que possível, evite usar o ar condicionado. Andar com ele ligado pode consumir até 5% a mais.
Controle para prevenção
Agora vamos entrar em um item de controle para prevenção. Existe um contador em todos automóveis chamado odômetro, ele marca quantos quilômetros andamos com nossos carro. A utilidade mais comum é para verificar o quanto de combustível o carro está consumindo por quilômetro rodado.
Veja como calcular quantos quilômetros seu carro faz com 1 (um) litro de combustível:
Em alguns carros, existe um botão no painel para zerar o odômetro, aperte ele ao encher o tanque. Os carros que não têm esse marcador, bastar anotar a quilometragem. Ao encher novamente o tanque, verifique quantos quilômetros você andou e divida pela quantidade de litros que deram no tanque.
Exemplo: Andamos 600 km e na hora de completar o tanque deram 55 litros de combustível.
600 dividido por 55 = 10,90 Km/Litro
Agora que aprendemos a fazer este teste, faça um controle de quanto seu carro consome em média. Se ele ficar fora dessa média ou apresentar certos tipos de problemas como:
– consumindo muito combustível;
– tendo dificuldade de dar partida;
– engasgando ou rateando;
– cortando corrente ou “morrendo”(desliga sozinho) em baixa rotação (com o carro ligado e desengrenado).
Apresentando alguns desses problemas, você deve procurar um técnico para fazer uma revisão dos itens abaixo:
– Regulagem de carburador/injeçao eletrônica,
– Verificação do filtro de ar,
– Revisão ou troca de velas e cabos ou
– Parte elétrica